16 Dicas práticas de Marketing Digital para atrair mais clientes

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E aí tudo bom?

Muitas pessoas acreditam que criar um site é a única coisa que deve ser feito para conseguir clientes on-line, ou então criam uma página no Facebook começando a postar fotinhas e artes esperando que os clientes cheguem…

A verdade de como atrair clientes usando a internet é totalmente diferente.

Os grandes mais de 70% dos especialistas falam que usar o Marketing de conteúdo é uma das melhores formas de conseguir clientes na internet. Bom e isso é um fato. Através do conteúdo postado nesse blog consegui da a volta por cima do desemprego alguns anos atrás e consegui clientes e negócios que fizeram a total diferença pra mim, como também palestras convites, entrevistas e muito mais.

As 3 Verdades sobre atrair mais clientes na internet

Essas são as 3 verdades em que eu acredito sobre conseguir clientes na internet.

1 . A melhor forma de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele (Conrado Adolpho);

2. Com o poder da internet você pode ganhar muito mais do que você consegue imaginar e gastar;

3. Os custos baixos (em relação as outras ações de marketing), a segmentação e a possibilidade de corrigir alguma coisa mesmo durante o lançamento dela são mais efetivos do que qualquer outra coisa.

É por isso que eu amo internet marketing!

Como atrair clientes e visitantes com um Blog

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1. Use o Blog para ajudar e não para vender

O blog tem um poder gigantesco para atrair clientes fiéis a sua marca. Porém muitas pessoas não usam da forma correta. Se você tem um blog ele deve ser um canal para ajudar o seu público.

E quando falo em ajudar digo:

  • Ajudar a escolher qual o melhor produto se encaixa com suas necessidades;
  • Tirar todas as dúvidas do seu cliente para que ele compre seguro do que esta comprando (quebrar objeções);
  • Ensinar o seu cliente ou visitante qual a melhor forma de usar os seus produtos e como melhorar ainda mais os resultados;
  • Fortalecer o relacionamento com seu cliente oferecendo conteúdo útil de alto valor agregado;
  • Escrever aquilo que as pessoas querem ler e responder as perguntas que eles procuram respostas.

Para ajudar em relação a esse tópico sempre recomendo esse artigo: Como criar um planejamento de palavras chaves para o seu blog.

2. Crie Guias Práticos

Quem de nós não gosta de guias práticos ensinando a fazer alguma coisa passo a passo? Pois é os guias práticos são excelentes estratégias para atrair clientes pois eles mostram como sair de X para alcançar Y por exemplo de uma forma visual bem legal.

Ponto Frio, Casas Bahia entre outros fazem esse tipo de trabalho com maestria.

3. Cuide dos seus leitores

Quem acompanha o meu trabalho mais de perto sabe que eu procuro sempre ouvir e ajudar da melhor forma possível todas as pessoas que me procuram. E por que isso? Na minha opinião nós devemos ser profissionais e não mercenários! Conheço muitas pessoas que não falam nenhuma dicazinha básica se não tiver um dinheiro em mãos.

Lógico que precisamos ter equilíbrio entre conselhos e consultorias mas eu nunca tive problema em ajudar ninguém e pelo contrario fazer isso já me ajudou como tem ainda ajudado a crescer ainda mais.

Responda os todos comentários do seu blog e fique de olho em forums e grupos de discussão.

4. Saiba o que o seu público quer

Usar o planejador de palavras chaves, Sem Rush, Ubbersuggest entre outras ferramentas são ótimos meios para entender o que o eu público quer. Mas na minha opinião não existe nada mais efetivo do que perguntar.

Constantemente em alguns clientes e nos meus próprios negócios mantenho a prática de entender exatamente o que o público quer.

Para fazer isso não é nenhum bicho de 7 cabeças, você só precisa perguntar:

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Veja como o Fábio Ricotta da Agência Mestre fez no exemplo acima

Dessa forma você cria uma linha editorial baseada exatamente no que o seu público quer, é muito mais efetivo e responsivo.

Outra prática que é ainda mais forte é a pesquisa por email onde você envia um pequeno formulário utilizando por exemplo um Google Docs  e literalmente perguntando o que seu público quer aprender nos próximos conteúdos ou Webinarios.

Pode usar funciona super bem!

Rodrigo mas não tenho lista de email, o que fazer?

Se você ainda não começou a construir sua lista de email a verdade é que você esta deixando o dinheiro sobre a mesa! Sugiro que você leia o artigo:

Como aumentar a captura de emails do meu blog em 400%

 

5. Crie títulos atraentes

O Título é um dos principais motivos que faz com que as pessoas leiam seus artigos, indiquem, compartilhem e muito mais. Você já esteve em uma livraria e foi hipnotizado por uma capa de um livro por conta do seu título? Então, os títulos e as palavras mágicas atraem e convertem!

Um dos meus artigos mais viralizaram nas redes sociais foi justamente com um título intrigante.

 

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Se você também ficou curioso para ver o que eu escrevi nesse artigo confira aqui: Erros Clássicos de Marketing Digital

 

6. Seja Coerente e Consistente

Eu sou totalmente contra essa história sobre ganhar dinheiro rápido na internet. Acho que não existe dinheiro rápido de jeito nenhum quanto mais na internet. Estou no mercado desde 2008 já vi inúmeros blogs morrerem e pessoas desistirem dos seus projetos por acreditar que o dinheiro na internet é algo fácil e rápido.

A minha dica sobre isso é:

Seja Integro, seu nome vale mais do que qualquer dinheiro que você conseguir ganhar, se você se queimar no mercado vai ser difícil se recuperar. E nenhum dinheiro consegue pagar integridade e confiança.

E sobre consistência como de fato não existe dinheiro fácil… você precisa  ser constante e manter o foco para conseguir atingir  os resultados.

Escrevi esse artigo sobre as 4 perguntas que você deve fazer antes de criar um blog acredito que ele possa ajudar a tomar algumas decisões 😉

7. Não tente parecer mais inteligente do que você é

Essa é uma dica bem simples… Talvez o seu público acabe caindo muitas vezes nisso e diga: – Ohhh…. Como você é bom!

Mas se alguém referência no mercado visitar o seu site/blog e perceber isso você pode se prejudicar em não ganhar a admiração desse líder pelo seu trabalho.

A arrogância e o orgulho são 2 coisas que podem prejudicar em tudo principalmente em um blog. Os seus clientes vão desconfiar de você se perceberem isso, você perde a confiança e consequentemente suas conversões serão menores.

8. Seja você mesmo!

Nada melhor que você escrever da forma com que fala! Isso aumenta e potencializa muito os seus resultados com email marketing, engajamento nas redes sociais e também comentários no blog.

 

 

 

9. Não seja um robô!

Beleza… Eu sei que é mais fácil instalar um hootsuite e colocar todos os post da semana programados. Mas essa recomendação não é só minha todos os grandes sites de redes sociais no mundo e também os especialistas falam que esse é um dos erros mais frequentes.

Sua marca precisa de uma identidade, ela precisa de uma voz específica para o seu público.

10. Use linguagem pessoal

Nós profissionais de internet marketing sempre falamos: As pessoas gostam de se relacionar com pessoas e não com marcas ou empresas. Use sempre linguagem pessoal nas suas postagens das redes sociais, compartilhe conquistas, coisas engraçadas, coisas diferentes do comum.

Isso vai fazer bastante diferença para melhorar o seu relacionamento e conquistar também mais clientes.

 

11. Melhor horário para postar

Ao meu ver não existe um horário universal bom para fazer postagens nas redes sociais. Ao meu ver cada página tem o seu melhor horário. Pois possui um público diferente com hábitos diferentes. Uma boa maneira de saber qual o horário que seu público esta online é medir qual o horário tem mais engajamento e interação.

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Observe que com esses dados você pode observar quais os dias você obteve os melhores resultados e também quais os horários que geram mais resultados baseado nos seu próprio público e dados.

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12. Não reaja negativamente as críticas

Ser criticado nunca é fácil. Mas você precisa manter a sua integridade e de sua empresa. Não vale a pena ofender ninguém ou se exaltar as redes sociais. Lembre-se que as pessoas podem fazer prints daquilo que você falou e você será prejudicado para sempre com aquilo.

Se a crítica for construtiva agradeça, se a crítica for destrutiva sorria e ignora. Só se jogam pedras em árvores que dão bons frutos certo?

13. Tenha um propósito claro e definido

Isso sem dúvida ajuda muito o seu público e também para atrair clientes. Ter um propósito claro e definido e nada mais nada menos do que ter um slogan 10x mais forte. Se você tem um propósito e consegue transformar isso em poucas palavras que definem exatamente o que você quer e como você pode ajudar o seu cliente.

Como atrair mais clientes com otimização da conversão

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Tráfego é bom… Mas sem conversão ninguém consegue se manter de pé né? Atrair clientes através da otimização da conversão é algo fundamental e um pre-requisito para qualquer pessoa. Do que vale ter milhões de visitantes se você não consegue captar nenhum ou muito menos converte-los?

14. Crie mensagem de chamada personalizadas em locais estratégicos

Existe uma ferramenta muito bacana que é usada por praticamente todos os grandes profissionais dos Estados Unidos e ela vem crescendo aqui no Brasil que é a HelloBar .

Ela cria uma barra bem no topo do seu site onde você pode direcionar o seu visitante para uma SqueezePage ou Landing Page é excelente para aumentar as conversões e captar mais prospects e posteriormente clientes.

 

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Acima segue a Hellobar sendo super bem representada no site do meu amigo Henrique Carvalho do HC investimentos e Viver de Blog.

15. Você não precisa vender na primeira visita… mas precisa pegar o email

Converter prospects em clientes é uma das artes mais lindas do Internet Marketing, as pessoas geralmente não compram na primeira visita isso é verdade. Mas você não precisa vender de primeira basta pegar o email do seu visitante, através da captura desse email você consegue gerar relacionamento, entender o seu prospect e posteriormente mais clientes e vendas.

15.1 Página inicial

 

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15.2 Esquadão de Opt-ins

Eu fiquei simplesmente maluco, quando vi o layout do HC no Viver de Blog! Sem contar os compartilhamentos de conversões que ele fala em seus conteúdo. O que me chamou a atenção também foi a Sidebar flutuante, conversando com o Henrique outro dia ele me falou que a sidebar foi feita com programação.

Fiquei um pouco triste pois queria implementar essa estratégia no meu blog, mas, como não sou programador iria ter um pouco de dificuldade ou ter que tercerizar alguém pra isso.

Mas então vou deixar a dica pra você conseguir implementar essa bar lateral fixa. A ferramenta é LeadLovers

Com essa ferramenta você consegue criar páginas de captura que convertem muito bem.

Veja as opções na imagem abaixo:

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16. O poder da recompensa digital

Ter um Ebook, uma aula gravada, um webinar com a opção de captura de emails dentro do seu blog é uma ótima forma para criar uma lista de futuros clientes. Muita gente fala que criar um ebook é uma tafera muito difícil e eu concordo. Você precisa realmente criar algo de valor para que a pessoa tenham o interesse e cause o efeito que você quer.

Então em relação ao conteúdo minha dica procure a maior dor ou dificuldade que o seu público tenha e escreva a solução em um Ebook.

Rodrigo mas eu não sei fazer o Layout de um Ebook e é muito caro!

Pensando nisso eu trouxe para você uma dica bem legal onde você pode criar o seu ebook gratuitamente e já sair com um layout bem agradável.

Essa ferramenta é a Papyrus Editor 🙂 

17. #DICA BÔNUS 2 : Oferta TripWire

O Tripwire é uma técnica americana pouco usada aqui no Brasil, que consiste em criar algo parecido com uma recompensa digital mas ao invés de oferece-la gratuitamente você cobra um valor “simbólico” que varia de R$ 5,00 a R$ 25,00 só que o valor percebido do produto que você oferece tem que ser muito mais alto do que o preço que você cobra por ele.

Check List Tripwire

  • 1. Crie uma oferta que resolva uma dor específica para um público específico. EX: Como Acabar com a Caspa Masculina em X dias
  • 2. A percepção de valor do produto tem que ser muito maior do que o preço cobrado por ele.
  • 3. O produto tem que ser consumido de forma rápida e a solução que ele causa também tem que ser rápida para garantir um resultado quase ou imediato no cliente.
  • 4. Essa técnica só funciona 100% com efetividade quando você tem uma oferta maior para oferecer imediatamente, ela não é uma técnica para ganhar dinheiro e sim para qualificar e separar a sua audiência de leads (prospects) e Buyers (compradores).

Os números compravam taxas de conversões de 20% a 30% em um produto Tripwire e quando aplica-se ele antes de fazer uma oferta principal aumenta de forma extraordinária a conversão do produto principal.

18. #DICA BÔNUS 2: Micro Recompensas Digitais (Acho que ninguém te falou sobre isso ainda)

Micro recompensas digitais foi o nome que eu dei para algo que estou testando e tem me gerado resultados bem legais.

Consiste em criar um pequeno conteúdo extra em PDF, mapa mental ou planilha dentro do seu conteúdo para download como material complementar ao artigo.

Só que para fazer o Download o seu prospect precisa realizar uma ação que é um compartilhamento social ou se cadastrar.

Confesso que prefiro um compartilhamento social é o suficiente, já que o que você esta oferecendo muitas vezes é um conteúdo complementar ao seu artigo.

Artigo: 7 Programas de Afiliados para você ganhar dinheiro online

 

como-viralizar-seu-blog

 

 

 

A ferramenta usado é a PagSocial

Entendeu a sacada?

Para a pessoa fazer o download do arquivo ela precisa compartilhar no facebook, twitter ou no finado orkut (acho que não funciona mais).

 

A Rodrigo mas tem como burlar isso!

Provavelmente tenha… Mas são poucas pessoas que fazem isso e tenho conseguido obter uns números bacanas com essa técnica e hoje estou compartilhando com você 🙂

 

Antes de sair um pedido…

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Se você gostou do artigo só faço um pedido. Deixe seu comentário, compartilhe também algumas práticas que você tem usado para atrair mais clientes usando a internet. Se quiser deixar um dúvida faço questão de responder e interagir ok?

Ahh Outra coisa Aqui em baixo tem umas estrelinhas se você quiser pode marcar também de acordo com o que você achou do conteúdo ok?

Muito obrigado,

Grande Abraço!

Rodrigo Nogueira

 

 

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.