3 Dicas de Marketing Direto para aumentar consistentemente as suas vendas online

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O Marketing direto é uma das minhas ferramentas preferidas de campanhas de marketing. Essa é uma industria que movimenta mais de U$ 200 milhões de dólares por ano.

Muitos empresários procuram soluções milagrosas para o seu negócio, porém aqui não existe milagre. O que existe no marketing direto são técnicas, princípios e metodologias se você quer uma solução para aumentar suas vendas, aumentar a visibilidade do seu negócio e fidelizar mais clientes eu não lhe diria para ler atentamente esse artigo, porém eu sei que você sabe o que é melhor para você.

No artigo de hoje eu vou trazer alguns princípios criados por grandes gênios do marketing direto como David Ogilvy, Claude Hopkins, George Lois e vou mostrar uma forma prática para que você teste e use na sua empresa e no seu negócio.

Esses conceitos e práticas foram aplicados por  mim em algumas campanhas aqui no blog e também em clientes e projetos que já participei. Então vamos lá

Sacada #01 – Crie Listas de E-mail de comunicação direta

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O sucesso do marketing direto sobrevive ou morre de acordo com a sua lista de e-mail e o relacionamento que você tem com ela.

Porque isso funciona tão bem?

Já passou o tempo que as pessoas querem se comunicar com marcas. Nos últimos anos o consumidor cada vez mais quer se comunicar com pessoas e não com a marca por trás daquela pessoa.

Os empresários e profissionais inteligentes que perceberam essa mudança já estão aplicando diariamente essa estratégias.

Dá uma olhada como a 99Taxi tem feito a comunicação deles.

99taxii

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As duas maneiras simples de Construir uma lista de e-mail de comunicação direta

#01 – Orgânica

  • Blog

Publique conteúdo no seu blog e direcione as pessoas para que elas possam se cadastrar para receber novos conteúdos e dicas, sugestões por e-mail, você também pode usar materiais complementares para download.

Exemplo abaixo:

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  • Youtube

Nos seus vídeos do Youtube você pode adicionar de maneira muito simples: Cards e Anotações direcionando o seu público para o cadastro de algum conteúdo extra.

Observe o Card no Youtube abaixo:

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Direciona imediatamente para uma página com captura de e-mail:

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  • Redes Sociais:

Você pode usar o Facebook, Instagram, Twitter e outras redes para utilizar a mesma estratégia.

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Imediatamente direciona o público para uma chamada de captura:

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#02 – Pago

Outra maneira mais rápida para construir listas de-mail é investir em anúncios.

Você pode usar diversas ferramentas como Google Adwords, Facebook Ads e demais fontes de tráfego alternativas.

Exemplo abaixo de um dos maiores experts em gestão de empresas do mundo.

 

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Se você quer resultados rápidos em construir uma lista de e-mal altamente qualificada aqui vai algumas lições importantes:

Lição #01 – Não compre listas de e-mail. A sua lista deve ser construída, isso mesmo construída. Se você simplesmente comprar uma lista de 100 mil pessoas por exemplos e tentar enviar um e-mail, independente da ferramenta que você escolher, com certeza você será marcado como SPAM por muitas pessoas.

Lição #02 – Concentre-se na qualidade e não na quantidade. Foque no relacionamento com a sua lista. Segundo estudos e números do mercado quanto maior a sua lista menor a sua taxa de abertura, pensando assim, desde o inicio da construção da lista foque em ter um relacionamento especial com ela.

Lição #03 – A taxa de abertura não é a única métrica que você deve observar. Lembre-se a sua lista de e-mail é formada por pessoas. São pessoas que colocaram os e-mails delas para receber suas dicas.

Não olhe para as métricas apenas com números de abertura e cliques, mas sim fique de olho em quantos comentários você recebe, quantas pessoas tem a vida transformada pelo conteúdo que você envia.

Lição #04 – Quando alguém se descadastrar não é o fim do mundo. Quando as pessoas saem da sua lista isso não é o fim do mundo. Fique tranquilo, isso na maioria das vezes é natural.

O mais importante é manter o relacionamento com aquelas pessoas que querem de fato de receber suas dicas, sugestões, pessoas que estão dispostas a comprar seus produtos e serviços.

Sacada #02 – 3 Regras para construir um engajamento com seus textos

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Se você quer ter resultados com marketing direto ou melhor, se você quer aumentar as suas vendas você precisa escrever e desenvolver o seu conteúdo seguindo essas 3 regras:

1 – Utilize uma linguagem simples – Use os termos usados em uma conversa com um amigo. Independente do produto ou do serviço você precisa desenvolver uma linguagem de amigo com o seu público.

2 – Faça perguntas – Para construir uma linguagem simples, conversa, gerar engajamento real você precisa fazer o seu público refletir. Isso mesmo, refletir nos resultados para que você possa ter um conteúdo diferente.

Isso é, se o seu público conversa com você ele engaja com você.

3 – Use a palavra VOCÊ – Outra regra básica para produzir um conteúdo que engaje é o uso da palavra você. Essa palavra é muito simples porém ela pode fazer mágica. Produza o seu conteúdo sempre usando a comunicação VOCÊ.

Sacada #03 – Diga o público o que ele deve fazer

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Um dos grandes ativos do marketing direto é levar o público de etapa em etapa até realizar uma compra.

Começa desde a atração em ler um artigo, depois de se cadastrar em um conteúdo extra, depois de abrir ou interagir com um e-mail, até clicar e comprar um produto.

Para isso você precisa ter call to actions (CTAs) dentro de cada uma dessas etapas.

Alguns atalhos e dicas para Call To Actions eficientes.

Uma Ação por vez – Se você quer ter um call to action eficiente o segredo é ter apenas um call to action. Parece simples, porém muitas pessoas cometem esse erro básico, por exemplo, chega no final de um artigo tem várias opções como: comente, compartilhe, click no link, faça isso, dê uma pirueta, enfim… Tenha apenas um ação e um comando.

Call to Action CLARO – Use uma linguagem direta no seu call to action. Esse tipo de linguagem não pode ser complicada, o seu público deve estar consciente do que ele realmente quer fazer. Isso ajuda você a ter bons clientes e mais vendas.

Urgência – As pessoas tem a tendência de adiar coisas importantes e só querem fazer coisas urgêntes. Por exemplo muitas pessoas sabem que precisam emagrecer mas como aquilo não é urgênte não fazem. Porém se acontece algo urgente elas colocam como isso como prioridade.

Coloque urgência nas suas mensagem de marketing e também nas suas chamadas.

Irresistível – Essa pode parecer óbvia, porém muitas pessoas ignoram e não medem se os call to actions que elas produzem realmente são bons, coloquem indicadores para medir a eficiência deles. Descubra exatamente o que o seu público quer e coloque isso na sua mensagem.

Como Utilizar Marketing Direto no seu negócio?

Um das técnicas mais eficientes que eu conheço para utilizar estratégias de marketing direto para negócios é o sistema de vendas online. Você pode assistir uma apresentação sobre o sistema e ver como aplicar ele no seu próprio negócio.

Espero que tenha gostado do artigo e até o próximo.

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.