5 Dicas para usar o seu conteúdo como Estratégia de Marketing

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“O que me incomoda sobre a maioria das atividades de criação do conteúdo atual das companhias é a falta sutil de estratégia e propósito”. Joe Pulizzi – Authority Rainmaker

Essa frase do Joe retrata muito do que vemos hoje no Brasil: Quase 100% das pessoas que querem usar a internet para aumentar as vendas do seu negócio, vender algum produto ou serviço seja ele produto digital ou não, começam querendo vender alguma coisa antes de ter um público.

Muitas pessoas começam um negócio sem ter “UM PORQUE” e eu falo sobre isso nesse artigo aqui . A consequência da ausência de um porquê é uma estratégia de conteúdo vaga sem começo meio e fim, sem um propósito. Enfim nesse artigo resolvi trazer um pouco sobre como usar o conteúdo como estratégia de marketing e que você deve saber que conteúdo não é algo só para cumprir uma tabela ou um calendário que estar grudado na parede do seu quarto.

O Fluxo da Conversão Online (e a Ordem Reversa das Coisas)

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Um dos principais objetivos de usar a produção de conteúdo como estratégia de marketing é criar um público. Depois de ter um, você pode vender, bem, praticamente qualquer coisa que você queira.

Estratégia de Conteúdo usada pela GoPro no Instagram

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Se tem uma página no instagram que eu gosto muito é a GoPro. E você sabe quem faz o conteúdo da GoPro no Instagram? O próprio público! Além de eles conseguirem criar um grande senso de comunidade em relação a marca em si. Eles fazem com que o próprio público tenha o interesse em compartilhar suas experiências e mantendo sempre a marca no topo da mente deles.

O Grande porque da GoPro não é ser uma máquina de tirar fotos em baixo d`gua ou que resiste a pancadas… O Grande porque da GoPRO é que ela é a sua melhor amiga e deve estar do seu lado nos momentos mais importantes e marcantes da sua vida.

Desde as férias com seu filho…

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Até as experiências mais legais da sua vida!

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Isso chega a ser tão poderoso que as vezes (eu mesmo) fico meio chateado de fazer uma viagem bacana sem ter uma GoPro pra registrar os grandes momentos e aventuras dessa forma.

O modelo investido das coisas…

Acredito que muitas empresas e empreendedores estejam fazendo tudo isso errado. Leia mais sobre essa minha opinião nesse artigoHoje a maioria das empresas e empreendedores põe seus corações e almas no desenvolvimento de um incrível produto e então se arranham para que as pessoas prestem atenção nele.

Primeiro conquiste o público, depois, compreenda, com dedicação, as necessidades de desse público.

Acredito ser este o caminho da estratégia no mercado de negócios no futuro – e é incrível a quantidade de empresas que obtiveram sucesso com este método. Vejamos o exemplo de Brian Clark, proprietário da Copyblogger Media, criou um conteúdo por 19 meses sem oferecer um produto ele trabalhou para formar um público leal (e conseguiu).

Ou exemplos aqui no Brasil…

Por exemplo o Rafael Seabra do Site Quero Ficar Rico que possui mais de 100.000 leitores por mês no seu site.

Será mesmo que ele precisa criar milhares de anúncios para vender o seu produto? Ou ter dezenas de contas bloqueadas pelo Facebook? Acredito que não.

Ou quem sabe o Paulo Faustino (considero um dos meus mentores em relação a marketing de afiliados) do Escola Dinheiro.

Flávio Augusto do Geração de Valor….

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Não sei se você sabe mas em dezembro de 2014 tive a oportunidade de ser treinado pessoalmente por um dos 123 bilionários do Brasil, o Flávio Augusto no Evento Fórmula de Lançamento em São Paulo. Nessa ocasião o Flávio contou como foi a estratégia da aquisição do time de Futebol o Orlando City dos Estados Unidos.

Flávio contou que muitas pessoas o chamaram de louco quando ele resolveu investir em futebol nos Estados Unidos…

Porém em pesquisas feitas por ele e uma equipe especializada foi detectado que no mercado dos Estados Unidos o Futebol era o segundo Esporte preferido das idades de 14 a 26 anos, só perdendo para o Futebol Americano.

Desde o momento da compra do time e até agora o Orlando City tem investido em várias estratégias para aumentar os seus torcedores e o time já mais que dobrou o seu valor no mercado sem nem ter jogado um só partida!

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Copa America nos Estados Unidos?

Isso mesmo….

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Sem contar….

Não sou nenhum especialista em Esportes, mas na minha opinião o empréstimo do Kaka foi uma estratégia para atrair os olhos do público brasileiro para apoiar o Orlando conquistando a atenção dos torcedores São Paulinos.

 

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RODRIGO E O QUE É QUE TEM TUDO ISSO?

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Perceba que por trás de tudo isso existe uma poderosa estratégia de atrair e criar um público! O Futebol era pouco explorado nos Estados Unidos e todas as campanhas de Marketing do Orlando estão com o objetivo de criar-se um público fiel: Desde aquisição e reforma de estádios, contratação de estrelas internacionais, investimentos em marketing e na experiência do público…

Imagine o seu negócio como um time de futebol…

  • Será que você tem oferecido uma boa experiência para o seu público?
  • Será que o seu “estádio” é agradável, confiável e seguro?
  • Será que você te investido naquilo que pode te fazer diferente dos seus concorrentes de mercado?
  • Será que você tem feito o seu público vestir-se e amar a sua marca cada vez mais antes mesmo de pedir algo em troca?

AGORA: As 5 Dicas para usar o seu conteúdo como Estratégia de Marketing

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1. Escolha o nicho correto do conteúdo (Conteúdo define audiência)

Dentro de um nicho pode (e existe) vários subnichos por exemplo se você vende um produto de emagrecimento você pode subnichar isso para: Emagrecimento sem ir na academia, emagrecimento por detox ou dieta das plantas (acredite isso existe).

Dentro do seu nicho (dependendo da sua concorrência) procure subnichar dessa forma você terá muito mais chances de atingir um público de cheio!

E lembre se….

É melhor vender para 10 pessoas e ter 10 pessoas satisfeitas falando bem de você que vai fazer com que você atraia mais pessoas…

Do que vender para 100 pessoas e ter 90 insatisfeitas e falando mal de você para todo mundo, afastando os outros que poderiam chegar. Concorda?

2. Foque em todos os esforços na formação da sua carteira de clientes (80-20)

A melhor forma de encontrar seus clientes é ser encontrado por eles. (Conrado Adolpho) Eu acredito realemente nisso. E é por isso que marketing de conteúdo, inbound marketing são estratégias fundamentais para atrair clientes através da internet.

Nem todos os negócios precisam ter MUITO CLIENTES! Pode parecer polêmico mas é a verdade… As vezes você precisa ter os clientes certos. Ter os clientes certos é melhor do que ter muitos clientes.

Quando falo nesse tópico em formar sua carteira de clientes pense em, criar aquele seu time de clientes, pensando na lei Paretto são os 20% que geram os 80% do seu faturamento.

Foque-se em encontrar esses clientes, ou talvez não sejam clientes e sim aquele determinado serviço que você presta que tem essa representação.

3. Produzir conteúdo consistentemente (no começo é difícil mas vale a pena)

Entregue conteúdo de forma constante. Não quebre a rotina. Se você observar os maiores “Youtubers” do Brasil possuem uma coisa incomum: Constância e Consistência! 

Canais como Portas dos Fundos, Jovem Nerd entre outros mantém seu calendário editorial com o público e nem por isso deixam de vender… Pelo contrário isso impulsiona ainda mais as suas vendas e seus negócios.

Se você quer criar um canal do Youtube de Forma otimizada confira esse curso da Beved

Também recomendo para quem tem uma empresa e quer usar o Youtube para negócios esse treinamento do Gabriel Rockenbach: Youtube Para negócios Confira aqui

4. Apresente Estudos de Casos de sucesso no seu Calendário Editorial (Funciona!)

As pessoas tem medo de vender! Isso de certa forma cresceu como um virus no Brasil. Tudo que parece ser agressivo de mais o povo já fica: – Aí meu Deus Já vai querer me vender alguma coisa…..

  • : – Eu tenho meus direitos pare de me vender isso….
  • : – Nossa ele é muito agressivo nas vendas…

E o pior é quando os próprios empresários tem esse medo….

  • : – Eu não posso prometer isso…
  • : – Será que isso é correto?
  • : – Não podemos pegar mais leve nessa comunicação?

Pois é…

Isso são frases que eu tenho escutado durante essa minha quase uma década trabalhando com marketing digital.

Se o seu produto ou sua consultoria é boa e dar resultados não tenha medo de vender! E uma das melhores formas para vender produtos e/ou serviços é mostrando que eles funcionam.

Acrescente HOJE na sua linha editorial: 

  • Entrevista com clientes;
  • Estudo de casos de sucesso;
  • Histórico de Resultados;
  • Coloque no seu site depoimentos sobre você e seu produto;

5. Adapte o seu conteúdo de acordo com cada plataforma (por favor né…)

Já dizia o General SunTzu da Arte da Guerra: A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.

Se você tem replicado o mesmo conteúdo nas mesmas plataformas por exemplo: Blog = Facebook = Instagram = Youtube = Seus emails (tá erraaaadooo!)

É provável que o seu público vai centralizar em um lugar e esquecer os outros, isso é bom? Depende, dessa forma você estar deixando uma lacuna para que algum concorrente faça a diferença justamente naquele local.

O que eu recomendo?

Como de costume eu sempre deixo alguma recomendação para você que acompanha o meu blog e quer se aprofundar ainda mais nos conteúdos.

Para Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing que foram temas de certa forma abordados dentro deste artigo eu recomendo:

Minha Pergunta para você…

Bom se você gostou do artigo quero que deixe o seu comentário abaixo dizendo o que achou e também me responda: Como e porque você acha que o marketing de conteúdo pode impulsionar as suas vendas e o seu negócio?

Marque a nota desse artigo na estrelinha abaixo

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.