6 Lições de Branding que não te ensinaram na escola de negócios

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Qualquer pessoa tem todos os fundamentos para levar uma marca pessoal ou corporativa para a frente do seu mercado. Isso sem dúvidas se tornou ainda mais forte com a internet e as estratégias de marketing digital.

Ou seja o branding hoje não é só uma questão de opção! Ter um branding estratégico e poderoso cada vez mais é um pre-requisito.

Nesse artigo você vai conferir algumas lições de brading que geralmente não ensinam nas escolas de negócios mas que podem impulsionar sua marca para um nível nunca alcançado.

 1- Comece com “why” “o porque” Esse é o Segredo do Branding

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Frequentemente empresas iniciam seu processo de classificação construindo um produto que eles esperam mudará a vida das pessoas. Passam horas e horas pesquisando e desenvolvendo uma ideia, mas quando eles colocam no mercado, eles fracassam.

Ao vermos o exemplo da Apple que ao invés do típico “what-how-why advertising message”, ela começou a promover o “why” primeiro. Eles dizem “Apple existe para desafiar o status quo. Nós damos ênfase ao lindo design e fazemos computadores”.

Mas seria totalmente diferente se eles dissessem, “Apple faz computadores. Eles têm um lindo design. Existimos para desafiar o status quo.” Um começa com o “why”… o outro termina com o “why” Essa é uma das razões do por quê a Apple inova a cada ano e é uma das maiores empresas no mundo.

Outros Exemplos…

Esse ano participei de todo o processo de transição de uma grande marca no marketing digital que era o Quartel Digital que deixou de ser Quartel para se transformar em Neuari e uma coisa que fizemos em praticamente todo o processo foi: Vamos deixar “o Porque” muito claro na mente das pessoas!

Dê uma conferida no vídeo de lançamento da nova marca:

 Vinicius Possebon…

O Vinicius Possebon criador do Sistema de Emagrecimento que mais tem transformado vidas através da internet também tem um grande porque por trás de tudo o que ele faz. Ele quer transformar 1 milhão de pessoas através do emagrecimento até 2019.

Aplicando:

Entendeu a formula? Defina o seu porque e sempre use ele antes do seu serviço! O seu porque tem que ser maior do que o seu produto e serviço.

Assista a palestra abaixo e entenda na prática:

 

 

2- Nunca esqueça o passado – Eternize!

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Se a sua empresa tem mais de 10 anos no mercado é perigoso ela esquecer seu passado ao panejar o futuro.

Se você faz parte de uma empresa com história, é importante você conhecer a história desde a fundação e passar aos demais colaboradores.

Criar estratégias de marco, aplicar técnicas de storytelling, falar com o seu público através da vida da marca é fundamental para que a mesma permaneça sempre eternizada na mente do seu público, além de serem excelentes estratégias de marketing de relacionamento.

3 – Crie seu próprio Mercado

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Se você parar para pensar existem diversas formas para aumentar as suas vendas ou do seu negócio através da internet desde estratégias de Facebook até construção de listas de email, youtube entre outros.

E se muitas pessoas que estão entrando do zero não definem um posicionamento correto ou uma forma de entrar no mercado diferente… É provável que também fracasse!

Al Ries já fala no seu tão popular livro: Posicionamento a Batalha por sua Mente que você deve encontrar a sua fatia de mercado e assim se destacar dos outros.

Lembre-se…

Saltar para um mercado já existente pode ser praticamente impossível. Se realmente quiser vencer você precisará criar seu próprio mercado.

Qual é a lição? Procure mercado como se você fosse um investidor. Encontre mercado que esteja sem tanto valor, mas com possibilidades de crescimento.

Exemplo: Aumentando as vendas através de persuasão e influência:

O meu amigo Edson Oliveira tem feito isso de forma super estratégica e na minha opinião sensacional. Ele usa o ambiente online e dar treinamentos sobre como aumentar suas vendas, sua influência, convencer as pessoas através do domínio da persuasão.

Eu sou um fã do material dele e não poderia deixar de mostrar para você na prática o que ele faz:

Mestre da Persuasão e A Arte de Convencer (Ebook pago e Ebook Grátis)

Treinamento de Persuasão Aplicada (Pago)

Treinamento Persuasão Extreme (Pago)

Que lições tirar disso Rodrigo?

Observe que o público do Edson que saber como aumentar as vendas, como gerar mais negócios tanto como o público de outra pessoa que usa a internet para atrair clientes só que a abordagem dele é diferente. Isso gera o posicionamento.

Ele adaptou o seu conhecimento em mais de 8 anos de PNL internacional para uma fatia do mercado não explorada e hoje ajuda vários e vários alunos através disso.

É disso que você precisa… Encontrar sua fatia criar o seu mercado!

4- Reclassificar evita confusão

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Quando algumas empresas diversificam suas atividades em dois ou mais negócios eles frequentemente encontram problemas. O problema aumenta quando o nome deles não combina com a nova linha de negócios. 

Então, a empresa acaba decidindo se renomear. Não é uma tarefa fácil desde que o nome anterior seja bem popular entre os clientes.

Aqui no Brasil…

Existem marcas que preferem criar uma nova marca ao invés de usar a mesma para falar para públicos diferentes e isso vai desde setores industriais eletrodomésticos e até multinacionais.

 

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5 – Crie uma relação de experiência com o usuário

A maioria dos produtos será similar a outros e você precisará encontrar um caminho que os faça bem diferente. Uma das maneiras mais fáceis e menos caras é criar uma relação de experiência com o usuário. Não importa o quê você está vendendo, você precisa fazer com que seus clientes sintam como cada interação com você é que faz você diferente.

Focar na experiência do usuário é uma das 10 coisas que o Google acredita, e sem dúvidas é isso que tem feito com que durante todos esses anos eles cada vez mais permaneçam na frente dos concorrentes.

Para mim o melhor exemplo disso é a própria Apple!

Apesar de entrar em mercados concorridos ela sempre surpreende e sempre cria uma incrível experiência para os seus usuários.

Exemplo no nosso mercado…

O Viver de Blog do meu amigo Henrique Carvalho é um exemplo perfeito também para essa situação.

Imagine comigo: Quantos blogs que ensinam a fazer blogs que geram resultados existem? Milhões!

Mas o Viver de Blog em apenas alguns meses se tornou talvez a maior referência no Brasil de Blogs e reconhecido até por grandes players do mercado.

Tudo isso por se preocupar com a experiência do usuário dentro do site, um design agradável, cores, layout que converte, conteúdo que realmente transforma a vida das pessoas!

E além disso…

Além disso ele criou o próprio mercado como falado no exemplo 3!

Centenas de leitores do Henrique perguntaram como ele fez o layout do Viver de Blog, que ferramenta ele usou que template ele usou?

Porém todo o layout do Blog foi desenvolvido do ZERO. Mas aí existia uma oportunidade e ele soube aproveitar.

A criação do Tema Épico!

De olho nessa oportunidade o Henrique Juntamente com a UberFácil desenvolveram o que eu chamo de o Estado da Arte dos Templates de WordPress: O Épico!

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Além de possuir todas as características visuais do Viver de Blog o Épico também possui a mesma tecnologia e  inteligência de conversão e com esse tema você cria um site em menos de 30 minutos sem gastar com programadores ou designs caros.

Ou seja… 

Através de uma excelente experiência que ele criou para o público, isso gerou: posicionamento e até demanda e ele soube aproveitar muito bem.

6- Mantenha-se Inquieto: busque, tente, transforme

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Você nunca imaginaria que uma empresa de um antigo uísque de 216 anos tentaria criar um mercado para mulheres. Pois bem, eles o fizeram. Queriam alcançar um mercado que todos os concorrentes se negavam: o mercado feminino. Criaram uma variedade de coquetéis de margarita.

Ficar inquieto é o que ajuda a uma empresa a ser mais lucrativa. O proprietário pesquisa o que o cliente quer a mais e dá a ele.

Existe uma frase que eu gosto muito que diz: “Quem para não estaciona e sim retrocede”.

Então se sua empresa ou seu negócio hoje está parado é bem provável que ele não esteja parado de verdade e sim os seus concorrentes estão passando de você.

Fica inquieto e procurar maneiras de inovar nos seus negócios é uma das coisas que eu faço TODOS OS DIAS!

Se fico um segundo parado automaticamente já fico pensando em como posso inovar que coisas diferentes que posso fazer para levar o meu negócio a outros níveis. Faça isso, transforme isso em um habito mas tenha equilíbrio!

Recomendações Finais:

Se você gostou do artigo e estar em busca de inovar segue aqui algumas recomendações de ações que você pode fazer.

Minha pergunta para você!

Bom se você gostou do artigo deixe seu comentário e me responda que tipos de estratégias de Branding você te usado para o seu negócio atual?

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

2 Comments

  • Walmir Lima

    Reply Reply 7 de janeiro de 2015

    Ola, Rodrigo. Tudo bem contigo? Parabéns pelo artigo e por trazer a questão do branding para dentro do ambiente digital aplicando a negócios de pequeno porte, haja vista que a bem pouco tempo era uma terno restrito a grande corporações envolvendo alto investimento. Portanto sua abordagem clara e objetiva é bastante esclarecedora.Um Grande Abraço.

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