7 Dicas simples de Marketing Pessoal para o se tornar uma autoridade no seu mercado mesmo se você ainda não for conhecido

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Cada dia que passa milhões de pessoas estão em busca de conquistar o seu espaço no mercado, pessoas procurando por oportunidades e estratégias para conquistar o topo da mente de seus superiores, o topo da mente de seus consumidores, o topo da mente do seu mercado.

Porém muitas dessas pessoas tem dificuldades de entender os conceitos básicos do marketing pessoal, além disso algumas dessas pessoas procuram soluções em livros, ou conceitos porém nem sempre essas dicas são as mais efetivas.

Um exemplo da minha vida pessoal relacionado a marketing pessoal, no inicio da minha carreira como eu publicava no blog cheguei a ser reconhecido em diversos eventos isso também me proporcionou convites para entrevistas e palestras.

Então investir tempo para aprender dicas de marketing pessoal e network é algo fundamental para que você se destaque da maneira certa e se você ainda não for conhecido, melhor ainda! Você vai aprender como criar um posicionamento e ampliar ainda melhor seu marketing.

Nesse artigo vou falar 7 dicas que considero essenciais para começar a desenvolver uma estratégia de marketing pessoal bem feita.

O que Marketing Pessoal?

É uma estratégia pessoal para atrair e desenvolver contatos, relacionamentos pessoas, profissionais e estratégicos alinhados com o seu objetivo, além de é claro criar uma imagem de vitrine do seus pontos fortes e fosca dos seus pontos fracos.

Um dos erros clássicos que eu vejo é que as pessoas não conseguem deixar claro os seus pontos fortes em momentos de network por exemplo, por isso perdem muitas oportunidades.

Dessa forma você não conseguem passar de forma clara e honesta quem são é e como podem ajudar aquela outra pessoa.

Um dos outros benefícios de um marketing pessoal bem construído é quando você gera uma percepção de valor para outras pessoas mesmo antes que você as conheça. (isso é lindo).

Bem parecido quando você assiste um filme, gosta, e vai falar para outras pessoas sobre ele.

Conceitos do Marketing Pessoal

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O marketing pessoal é bem amplo, nesse artigo resolvi dar dicas mais práticas e menos acadêmicas sobre esse assunto para que se torne mais fácil de aplicar no dia a dia.

Posicionamento Emocional

O posicionamento emocional é algo fundamental, na verdade, ultra fundamental para construir percepção de valor.

Uma história bem engraçada que eu tenho quanto a isso, foi no começo da minha carreira profissional algumas pessoas perguntavam:

  • Rodrigo, tu trabalha com internet é?

Daí eu respondia: – Sim! (muito animado pensando que ia receber alguma proposta)

  • Pois tu pode fazer um banner pra mim colocar  no Facebook?

Balde d’água na cabeça! (risos)

Mas sabe qual era o meu erro?

Muitas vezes eu dizia, eu vou tentar ajudar.

Porém eu dizia isso mesmo sem ser profissional naquilo, afinal de contas eu não era (e não sou) designer.

Quando fui aprendendo a esse conceito do posicionamento emocional abandonei esse tipo de “ajuda” de vez.

Não por ser arrogante, ou por não achar certo, porém eu não queria ser lembrado como o cara que faz banner pra Facebook, porque nem isso eu sabia fazer, minha área era diferente.

Então tentando explicar de forma prática, o posicionamento emocional é o espaço que você ocupa nas emoções das outras pessoas.

  • Você pode ser a pessoa que sempre sabe resolver um problema por exemplo.
  • Ou ser aquela pessoa que sabe dar bons conselhos e ajudar.
  • Ou aquela pessoa que entende de finanças pessoais. Enfim… Depende do seu objetivo.

Ou pior…

  • Você pode ser conhecido como a pessoa que sempre chega atrasada
  • ou quem sabe a pessoa que sempre derrama o suco na camisa, isso não é legal.

Fique bastante atento com o seu posicionamento emocional pois isso é um dos principais fatores para o seu marketing pessoal.

Rede de Relacionamentos

Duas frases que eu gosto de seguir sobre esse assunto são: – Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem tu és e você é a média das pessoas com quem você mais convive.

Isso também é um dos principais motivos que eu gosto de participar de eventos presenciais, afinal de contas lá é possível conhecer muitos bons profissionais que fazem a diferença no mercado.

Para desenvolver o seu marketing pessoal você deve esta rodeado das pessoas certas, pois elas vão falar bem de você e ajudar no desenvolvimento da sua percepção de autoridade.

Posicionamento de Imagem

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Querendo ou não as pessoas criam uma imagem de quem você é. Isso mesmo, por isso a sua percepção de imagem, desde a forma de em que você se veste, o seu aparelho smartphone, a forma como você anda, tudo cria uma imagem para as outras pessoas de quem você é ou que elas acham que você é.

Dessa forma se você quer construir autoridade é fundamental que você zele muito pela sua imagem e sua presença online.

Eu por exemplo no inicio da minha carreira profissional decidi usar minhas redes sociais de maneira profissional e não pessoal.

É provável que você procure desde o inicio e não encontre nenhuma discursão sobre política, religião ou futebol.

Não caia no erro que muitos caem, lógico isso depende dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo ok?

7 Dicas práticas para melhorar o seu marketing pessoal

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Agora como prometido vou te passar 7 dicas práticas para melhorar o seu marketing pessoal:

#1 – Escolha o seu nicho

É bem complicado ter um posicionamento emocional efetivo se você é um “faz tudo”. Observe quais os seus principais pontos fortes e se foque em levar esses pontos para o estado da arte.

#2 – Ajude outras pessoas a terem resultados concretos

Com o marketing online não existe mais essa de que para um ganhar o outro tem que perder. Você pode ajudar outras pessoas a atingirem os objetivos delas e dessa forma ter vários depoimentos de pessoas que tiveram a vida ou os negócios transformados pela sua ajuda.

#3 – Participe e contribua em fórum e grupos

Outra forma se se posicionar bem como autoridade e desenvolver o seu marketing pessoal é através de fóruns e grupos no LinkedIn ou no Facebook.

Sim, existem vários grupos e fóruns em que você já tem um público qualificado lá dentro, daí o que você realmente precisa fazer é organizar o seu horário semanal para responder perguntas e compartilhar seu conhecimento.

Eu fiz muito isso, participando de grupos de SEO e em grupos iniciantes.

O que eu fazia?

Reunia as principais dúvidas desses grupos e transformava em artigos pro blog, daí toda vez que essa dúvida se repetia eu tinha um conteúdo desenvolvido e atraia novos visitantes.

#4 – Participe de eventos presenciais


Como falei antes eventos presenciais são o pulo do gato. Seja qual for a sua área de atuação esteja presente nos eventos.

Uma coisa que você tem que ficar ciente é que nos eventos o mais importante nem sempre é o conteúdo. Isso mesmo, o conteúdo você pode assistir em casa pela internet. O mais importante são os contatos e conexões que você pode gerar.

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#5 – Publique conteúdo na internet

Outra maneira de fazer o seu marketing pessoal da maneira certa é publicando. Seja um canal do Youtube, seja criando um blog, seja criando um podcast ou até publicações de conteúdo nas redes sociais. Você precisa compartilhar conhecimento.

Se você é profissional liberal e quer se destacar você precisa, se você é profissional liberal é quer atrair mais clientes você também precisa, a publicação de conteúdo é uma das melhores estratégias para gerar autoridade e melhorar seu marketing pessoal.

#6 – Planeje!

Muitas pessoas só sentem falta de um bom marketing pessoal na hora H. Isso é um erro.

Planeje o seu marketing pessoal, se pergunte o que você tem que fazer, com quem fazer, quais os contatos que você precisa fazer para se destacar, quais os cursos fazer entre outros.

Se você for para um evento deixe bem planejado com que você quer manter contato e seus objetivos.

#7 – Não espere pelas outras pessoas

Sim! Você não deve esperar por ninguém. Comece a trabalhar o seu marketing pessoal hoje mesmo, não ignore o que é óbvio: – Se você tiver um marketing pessoal melhor trabalhado e ser percebido como autoridade poderá cobrar mais pelos seus produtos e serviços.

Lógico que é fundamental trabalhar na construção da sua oferta e dos seus produtos, porém se você quer atrair novos clientes e criar uma presença forte e impactante pode ser uma virada de chave no seu negócio e na sua vida pessoal.

Construção de Autoridade um passo a mais no Marketing pessoal

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O marketing pessoal é uma das melhores ferramentas para construir o que eu chamo de percepção de autoridade. Você já percebeu que quem tem autoridade consegue tudo mais fácil?

Se um famoso chega em um show ele consegue entrar sem pegar fila, sem um jogar de futebol chega em um hotel ele recebe tratamento especial, policiais podem entrar em praticamente qualquer lugar por que possuem autoridade.

Porém já foi provado por estudos que a autoridade é algo criado na percepção, exatamente como o posicionamento emocional, ou seja se você se posiciona emocionalmente como uma autoridade para aquela pessoa ou aquele segmento de mercado tudo será mais fácil para você.

Nos últimos anos esse tem sido um dos assuntos que mais nos temos focados nossos projetos, construção de autoridade para pessoas e produtos.

Lembre-se de deixar o seu comentário aqui no artigo e lembre-se autoridade não se compra, se constrói, você pode hoje começar a construção da sua. Manda ver! 

7 Dicas simples de Marketing Pessoal para o se tornar uma autoridade no seu mercado mesmo se você ainda não for conhecido
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

2 Comments

  • Carlos Henrique

    Reply Reply 4 de dezembro de 2015

    Rodrigo, mais um sensacional artigo escrito.
    Vou me lembrar sempre da questão do posicionamento emocional.
    Foi agregador para mim nessa área.
    O que eu quero e de que maneira as pessoas se lembrarão de mim. Vou sempre pensar nessa frase e procurar aplicar em minha vida pessoal e profissional.
    Abraço!

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 4 de dezembro de 2015

      Opa! Muito obrigado Carlos Henrique! Fico feliz de mais em ter contribuído contigo. Show de bola! Forte Abraço!

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