Analista SEO em Fortaleza

analista-seo-em-fortaleza

analista-seo-em-fortaleza

Olá amigos!

Hoje vamos falar sobre uma das profissões mais promissoras do mercado atual: Analista SEO. Podemos dizer que hoje em dia nada nem praticamente ninguém sobrevive sem internet: os meios de comunicações, as grandes empresas, pmes, empresários, investidores e os consumidores finais, todos precisam da internet para gerar negócios, procurar produtos para compra ou pelo menos deveriam precisar.

Esta bem posicionado nos mecanismos de pesquisa utilizando as técnicas de SEO não é nada além de puro marketing. Muitos pessoas ainda se enganam em pensar que SEO é algo técnico reservado somente para setores de T.I, na realidade não é. Como falei em outros post SEO é uma ramificação de Marketing voltada para a internet.

O que faz um Analista de SEO?

analista-seo-fortaleza

A missão de um analista de SEO é qualificar sites para um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa. Imagine que sua empresa tem um site e pretende aumentar as vendas e lucros através da internet….

Que estratégia usar? O que fazer? Como atingir meu público-alvo? Meu site esta qualificado para se posicionar nos mecanismos de pesquisa? Como o meu público-alvo pesquisa na internet? Que tipo de conteúdo devo criar para atrair esse público para meu site e qual estratégia devo usar para transformar esse visitante em cliente?

Estas e outras perguntas fazem parte da rotina de um analista SEO. Como você pode ver SEO vai muito mais além de códigos e otimização de conteúdo.

Resumindo este tópico podemos dizer que o analista de SEO deve saber:

  • Como funciona os mecanismos de pesquisas (Google)
  • O que são as diretrizes de qualidade do Google
  • Como funciona a Ferramenta de palavras chaves do Google
  • Ficar por dentro de todas as atualizações dos algoritmos do Google

Mecanismos de Pesquisa

Entender como funciona os mecanismos na minha opinião é o primeiro fundamento do SEO: Fatores onpage, offpage, otimização de títulos, urls, descrições, velocidade de carregamento, conteúdo otimizado são detalhes que um analista de SEO precisa compreender bem pois fazem parte do principio de otimização de um site.

O que são as diretrizes para WebMasters do Google?

Digamos que são os mandamentos do Google onde ele mesmo diz o que você deve ou não fazer. É leitura e estudo obrigatório para todo Analista de SEO, as diretrizes para WebMasters são organizadas em 3 elas são:

  • Diretrizes de conteúdo e design
  • Diretrizes Técnicas
  • Diretrizes de Qualidade

Um estudante de SEO precisa entender bem todos estes fatores para indexar e otimizar um site com os padrões de qualidade do Google.

O que é a ferramenta de palavras chaves do Google?

Sendo uma das principais ferramentas de SEO, a ferramenta de palavras chaves do Google Adwords, é responsável por apresentar ao profissional de SEO ou de links patrocinados e qualquer outro seguimento web estratégico, as principais palavras chaves usadas para pesquisa no Google.

Ou seja, através desta ferramenta você pode entender como as pessoas procuram o seu serviço na web, como buscam por seu produto e assim você pode desenvolver estratégias de criação de conteúdos, páginas e campanhas seguimentadas para atender a “demanda de busca” e assim aumentar as chances de gerar renda através do seu site.

Algoritmos do Google

Os algoritmos do Google passam por constantes atualizações que não só podem, mais alteram o posicionamento de páginas na internet.

As atualizações mais recentes do Google, Panda e Penguin update, são responsáveis por punir e penalizar sites que enviam spam, sites com conteúdo duplicados e conteúdo de baixa qualidade, sites que utilizam técnicas de black hat (técnicas ilícitas que violam os padrões de qualidade do Google).

Diferenciais de um Analista de SEO

Você deve saber um pouco de tudo, mais seja especialista em um area. Um Analista de SEO pode e deve procurar ter um vasto conhecimento geral em todas as areas da web desde produção de conteúdo até programação e por aí vai. Então resolvi lista aqui alguns diferenciais que em muitos casos já se tornam até pre-requisitos para um profissional de SEO.

Entre eles:

Inglês

Fundamental não só para o ramo de SEO mais em todos os outros. O berço do marketing digital e SEO esta nos Estados Unidos, lá onde hoje em dia os profissionais conseguem gerar mais renda e lucros através da internet aqui no Brasil podemos e vamos crescer muito ainda para acompanhar o mercado americano.

Então ter boa fluência na lingua estrangeira pode ajudar você a ler blogs internacionais com grandes mestres de SEO, ver vídeos participar de conferencias internacionais, hangouts e até fazer cursos. Aprenda inglês!

Programação

Códigos e scripts nem sempre estão no cotidiano de um analista de SEO, geralmente as agências contam com alguém especializado focado somente na aréa de programação. Mais se você chegar lá, e não tiver nenhum programador….? Se você souber tudo o que deve fazer para otimizar e corrigir um site mais não conseguir fazer isso sem depender de outro profissional?

É muito importante para um analista de SEO ter pelo menos um conhecimento básico operacional de HTML e CSS. Além de facilitar a comunicação isso pode fazer total diferença na hora de um trabalho freelancer ou urgências do dia a dia.

Redes e Mídias Sociais

O Facebook hoje é o site mais acessado do Brasil, as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais e quem são estas pessoas? Seus clientes! Relacionamento com clientes, estratégias, metrícas para redes sociais, também podem fazer a diferença para um analista de SEO.

Ex: – Se um cliente tem uma dúvida sobre seu produto e posta isso no Facebook… Se esta dúvida não é somente dele mais de grande massa do seu público alvo. Identificar tendências de busca e preparar seu site estratégicamente para isso também é SEO. Com essa dúvida você pode criar um conteúdo em seu blog, produzir um infográfico, vídeo aula entre outras inúmeras oportunidades de atender essa demanda em outras palavras facilitar o caminho da conversão do seu cliente.

A sacada de redes sociais para um analista de SEO não se limita apenas a isso. Indico que você aprenda um pouco da parte braçal do negócio: Forma correta de usar links, imagens, como você deve falar com seu público se é imperativo ou informativo, entender o comportamento do consumidor e o comportamento do fã, facebook ads.

Quanto mais bagagem de conhecimento você carregar mais estratégias e ideias você será capaz de produzir.

Google Analytics e Mensuração

Outra grande ferramenta aliada dos profissionais de marketing digital sem dúvidas é o Google Analytcs. Na minha opinião entender de métricas para um analista de SEO hoje não é diferencial mais sim pre-requisito. Afinal é através do GA que medimos a potencialização do nosso negócio.

Marketing, persuasão, clientes, pessoas, economia

Nunca devemos esquecer que o trabalho de SEO não pode ser feito automáticamente. Precisamos de pessoas operando este trabalho pois é para pessoas que procuramos trabalhar o site e não simplesmente para o Google.

Saber como o consumidor final pensa, atrair cliques e vendas com estratégias e textos persuasivos, saber o momento certo de lançar um produto com base na economia local demanda e oferta, são diferenciais incríveis!

Usabilidade na Web

Outro ponto importante que se pode fazer a diferença é a usabilidade. Como usar as imagens em seu site, saber quais fontes agradáveis para leitura, arquitetura da informação, organização de textos e distribuição de conteúdo nas páginas, layouts entre outros.

No caso de layouts e imagens não necessariamente você precisa ser um designer gráfico, no seu caso o importante não é saber fazer e sim como deve ser feito.

Para saber mais dicas sobre usabilidade na web leia este artigo: Usabilidade na Web – Como aumentar as vendas com um bom design

Web Writer e produção de conteúdo

SEO é conteúdo! Um bom analista de SEO deve procurar aprender a desenvolver bons textos, técnicas de redação para web.

Como já falei anteriormente SEO é conteúdo, o Google cada vez mais se preocupa em oferecer ao usuário uma melhor experiência à suas buscas, então os conteúdos realmente úteis e relevantes tem prioridade no posicionamento. Conteúdos duplicados e pobres de informação perdem espaço e posições cada vez mais.

Links patrocinados – Google Adwords

A SERP atual tem cliques divididos em 70% nas buscas orgânicas e 30% nas buscas patrocinadas. Se um analista de SEO entende de links patrocinados pode acrescentar a sua campanha de SEO estratégicas focadas e também abocanhar estas buscas patrocinadas.

Em alguns nichos hoje em dia como: Tv LCD, Celulares. Esta cada vez mais difícil concorrer apenas com busca orgânica devido as grandes empresas com forte presença offline, ecommecers, mercado livre e demais concorrentes poderosos.

Gestão de pessoas

Um analista de SEO tem a tendencia de orientar de certa forma equipes, pois seu conhecimento abrange grande aréa da web. Então ter uma boa comunicação, paciência, humildade, senso de liderança e boa didática, são ótimos diferenciais para um profissional da area.

Salário médio de um analista de SEO

A remuneração de um Analista de SEO depende muito da regionalização e do mercado onde ele esta inserido. Aqui em Fortaleza até clientes ainda não compreendem bem o valor de um trabalho de SEO o que dificulta preços para consultores e agências.

Enquanto um estagiário de SEO ganha de R$ 680,00  a 1000,00 aqui, em São Paulo, os estágio chegam a R$ 2000,00 ou mais.

Segundo Fabio Ricotta Co-Fundador da MestreSEO os preços para salários de profissionais de SEO estão assim:

Estagiário de SEO: 600 a 1200
Assistente de SEO: 800 a 1400
Analista de SEO Jr: 1100 a 2800
Analista de SEO Pleno: 1500 a 4500
Analista de SEO Senior: Inestimável

No caso de serviços freelancers e consultoria, depende muito da dificuldade do serviço, do tempo necessário, quantidade de palavras chaves, ou seja cada serviço é único por mais que uma agência tenha um padrão de valores os trabalhos sempre serão diferentes para cada cliente.

Como se tornar um analista de SEO?

Se você quer se tornar um analista de SEO: leia blogs do nicho, siga nas redes sociais pessoas posicionadas no mercado de SEO, cursos locais e palestras oferecidas pelo Quartel Digital são excelente para qualquer tipo de seguimento web. Indico todos, garantia de qualidade.

Você também pode seguir meu amigo Natanael Oliveira fundador da Nordeste SEO, sem dúvidas a maior referência de SEO do Nordeste.

Além de muita leitura, vídeos, participe de eventos locais e se esforce para participar também dos nacionais e o mais importante de tudo: Faça!

Na fique somente na leitura muitas dúvidas surgem na aplicação e só aprende SEO realmente, praticando.

#Dicas para aplicação:

Crie um blog sobre aqui que você mais gosta ex: música, jogos, tecnologia, receitas culinária, moda… Procure algo não tão concorrido para facilitar sua vida neste primeiro momento.

  • Crie ótimos conteúdos para seu blog, ricos de informação.
  • Com base nas técnicas de SEO aplique e posicione seu site na internet
  • Depois de uma boa base de conteúdo e posicionamento, trabalhe as redes sociais e engajamento do seus leitores

O caminho parece fácil de entender, mais precisa de muito trabalho duro e empenho. Outra dica: muitas pessoas não acreditam que é possível ganhar dinheiro com a internet, então nunca faltará pessoas para ti desmotivar, se é isso que você realmente quer não desista. Eu tive e tenho um privilegio que poucos tem, ter um grande amigo profissional, professor de SEO, conselheiro  que sempre me motivou e mostrou o caminho a seguir.

Mas não se preocupe se você precisar de ajuda em que eu poder lhe ajudar estou aqui! 🙂

Quero contratar um analista de SEO

Se você é um empresário e precisa de serviços SEO, ou quer saber mais sobre isso como funciona e como pode alavancar seu negócio. Pode entrar em contato comigo tanto para freelancers como qualquer outra dúvida.

Para saber mais sobre SEO leia o artigo Consultoria de SEO

Obrigado e até a próxima!

Analista SEO em Fortaleza
3.9 (78%) 80 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.