Como Aumentar as Vendas Mesmo Na Crise – As 4 Vantagens Competitivas Mais Poderosas Para o Seu Negócio

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Muitas pessoas falam por aí: – A crise chegou!?

– E agora… o que podemos fazer? A quem socorrer? Minhas vendas pararam, o governo é ruim, são tantas outras palavras e lamentações que se torna chato.

Praticamente todos maiores empreendedores, investidores e empresários do mundo falam: “Momento de Crise é um dos melhores momentos para se ganhar dinheiro”.

E logo em seguida vem a frase: – Enquanto uns choram, outros vendem lenços.

Porém como vender esses lenços? Como de fato aproveitar o momento de crise para vender mais? Como e o que fazer para realmente surfar e não ser engolido por essa onda?

As 4 Vantagens Competitivas Mais Poderosas que são Comprovadamente Capazes de Blindar a sua Empresa Contra a Crise e te fazer líder de mercado (é sério).

Vamos ser sinceros. As principais empresas afetadas pela crise, são empresas que já estavam no vermelho, concorda comigo!? Não? Ok. Vários autores consagrados de gestão no mundo falam que uma empresa deve ter caixa o suficiente para sobreviver no mínimo 2 anos de portas fechadas. Será que a sua sobreviveria?

Se você parasse de trabalhar hoje, quanto tempo o seu negócio ficaria de pé? 6 Meses? 1 Ano? 2 Dias? 1 Semana?

O que nós temos que ter em mente é que OS NOSSOS RESULTADOS DE AMANHÃ SÃO REFLEXOS DAS NOSSAS ATITUDES DE HOJE e independente de crise e o que for: NÃO EXISTE FRACASSO. O QUE EXISTEM SÃO RESULTADOS. (ponto Final)

As 4 Vantagens competitivas que eu trouxe para você nesse artigo podem e devem ser vistas com verdadeira disciplina e seriedade. Eu te garanto SE VOCÊ TOMAR UMA DECISÃO EM LEVAR PARA A MAESTRIA PELO MENOS UMA DESSAS 4 VANTAGENS, OS SEUS RESULTADOS SERÃO GIGANTESCOS.

As 4 Vantagens são:

  • 1 – Você;
  • 2 – Seu Marketing;
  • 3 – As pessoas com que você trabalha e convive;
  • 4 – Seu Sistema de Gestão;

É isso. Simples como colocar pingos nos i’s.

Vantagem#1 – Você

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Construa um Exercito de um homem só, liberte seu Deus interior e vença na vida e nos negócios (Genne Simmons)

Um fato mais que comprovado, se você não evoluir, os seus negócios não vão evoluir. Se você ficar brincando de ser empreendedor, brincando de ter um negócio… você não vai a lugar nenhum. Posso estar sendo duro falando isso, mas como seu amigo não vou me omitir.

Sinceramente:

  • Quantos livros você leu no último mês?
  • Quantos cursos você investiu?
  • Quantas viagens de negócios você tem feito?
  • Quantos testes você tem feito para melhorar os seus negócios?
  • Você mensura os resultados da sua empresa?
  • Você sabe quanto gasta para atrair um novo cliente?
  • Qual novo hábito você adquiriu para conseguir resultados melhores?
  • Qual os seus principais objetivos na vida, nos negócios, emocionais?
  • Você já se perguntou alguma dessas coisas?

#Dica – AutoResponsabilidade

Quando você parar de tentar mudar as pessoas e tentar mudar você, tudo vai mudar ao seu redor. (Paulo Vieira)

É muito fácil terceirizar a culpa.

  • Os taxistas dizem: Puxa vida, O Uber é um problema para os meus negócios, deveria ser proibido.
  • As emissoras de TV dizem: A Netflix não pode fazer isso. É uma vantagem desleal.
  • Os bancos dizem: O Cartão de Crédito NuBank deveria ser proibido
  • Muitos empresários dizem: O governo é ruim, a Dilma esta acabando com os meus negócios…

E isso não só na vida empresarial, mas também na vida pessoal, nos relacionamentos. As pessoas tem o péssimo hábito de terceirizar a culpa e se vitimizarem.

Enquanto você ficar terceirizando a culpa, você não vai ter bons resultados. Tenha consciência que você é o responsável pela sua vida e pelos seus resultados.

Não são os mais fortes que sobrevivem, mas sim os que se adaptam a todas as circunstâncias.

Eu tenho certeza que:

Um taxista que mantém um bom serviço, se relaciona bem e fideliza os seus clientes nunca vai temer o Uber. Porque ele consegue manter quase todos os clientes que passam pelo seu serviço.

Assim como se as emissoras de TV procurassem entender melhor o que o público quer e trazer conteúdos que fazem a diferença na vida das pessoas, elas não temeriam a Netflix.

E também tenho certeza, inclusive conheço MUITOS empresários que estão faturando e até batendo recordes de faturamento nesse crise. (E isso é muito massa!)

Então, minha dica é: Pare de terceirizar a culpa. Assuma o controle da sua vida!

#Dica – Tenha Metas, Tenha Foco, Tenha Disciplina

Essas palavras já foram usadas tantas vezes que para muitos elas podem ter perdido o valor. Mas se você compreender a profundidade de uma só delas (e pratica-las) a sua vida será outra.

Metas claras e neurologicamente corretas são capazes de produzir resultados incríveis na vida de qualquer pessoa.

Rodrigo, porque poucas pessoas possuem metas?

Motivo 1# – Não sabem estabelecer Metas Neurologicamente Corretas

As pessoas dizem: Eu quero aprender outro idioma.

Quando perguntamos: – Quando?

A resposta é: Próximo ano. E esse ano nunca chega!

Eu quero emagrecer.

Quando? Começo amanhã e esse amanhã nunca chega. (sou suspeito para falar disso)

Defina Metas SMARTs

  • S – Específicas
  • M – Mensuráveis
  • A – Atingíveis
  • R – Relevantes
  • T – Tangíveis

Específica 

Diga, anote, grave sua voz dizendo: Onde e quando você quer atingir aquele resultado. Quantos quilos você quer perder. Quanto de faturamento você quer aumentar na sua empresa ainda esse ano. Seja específico!

Mensuráveis

Essa meta tem que ser medida. E tudo o que pode ser medido pode ser melhorado, ou seja: Uma meta puxa outra e você entra em um constante crescimento.

Atingível

Seja realista não coloque metas que não podem ser alcançadas, porém pense grande!

Relevantes

Escolhas metas que realmente vão fazer a diferença para a sua vida, seus negócios ou relacionamentos.

Tangíveis

Aquela meta tem que ser tangível. Sinta o resultado que ela pode causar na sua vida.

Motivo 2# – As pessoas não tem metas porque temem o fracasso

Na maioria das pessoas O MEDO DE PERDER É MUITO MAIOR DO QUE O DESEJO DE GANHAR. Isso faz com que as pessoas sempre joguem na defesa.

Você se desafia? Você busca a evolução constante? Você cobra de si?

A maioria das pessoas não tem metas porque temem chegar o dia da meta, olharem para si mesmas e dizer: Poxa, eu falhei.

Falhar é normal, o que não é normal é permanecer na mediocridade!

Pergunte para o Thomas Edson o que ele tem para falar sobre falha ou fracasso.

De fato, não fracassei ao tentar, cerca de 10.000 vezes, desenvolver um acumulador. Simplesmente, encontrei 10.000 maneiras que não funcionam (Thomas Edson)

Aprenda a lidar com o fracasso, porque a cada fracasso, mais perto do sucesso você fica.

Mostre-me um homem 100% satisfeito e eu lhe mostrarei um fracassado. (Thomas Edson)

Inteligência Emocional (é tão poderoso que parece mentira)

  • Você conhece pessoas que possuem um tremendo talento, porém não conseguem sair do lugar?
  • Você conhece pessoas que sabem muito mais do que você, mas estão a anos estagnados?
  • Você conhece pessoas que frequentemente mudam completamente seus objetivos e não sabem onde querem chegar? Simplesmente sobrevivem?

Essas pessoas precisam de inteligência emocional. E pode ficar tranquilo se você tem um desses sintomas acima, mas acha que eu estou falando besteira. Tá tudo certo, Cada um tem o que merece.

A inteligência Emocional é algo tão poderoso que segundo estudos de Collen Stanley do livro Emotional Intelligence to Sales, 90% das demissões são por motivos emocionais e apenas 10% por motivos técnicos.

Esse é tema é tão poderoso que eu poderia falar horas aqui só sobre isso. Mas não é o meu objetivo hoje, então memorize esse tema.

Para aprender mais sobre Foco, Metas e Inteligência Emocional nesse conteúdo.

#Dica – Evolução e Crescimento Constante

Esteja sempre satisfeito, mas nunca conformado (Flávio Augusto – GV)

Você já parou para pensar quais os outros tipos de conteúdo você tem que saber para complementar o seu papel dentro do seu negócio?

Será que você tem que aprender um pouco mais de:

  • Liderança
  • Persuasão
  • Gestão
  • Marketing
  • Network
  • Vendas
  • Finanças
  • Mentalidade
  • Comunicação
  • Presença
  • Postura
  • Linguagem Corporal

Essa são apenas alguma características fundamentais para que você possa refletir.

Escolha os assuntos que você mais precisa e foque neles.

Evolução Constante meu amigo: SE VOCÊ MELHORAR 1% POR DIA, NO FINAL DE 1 ANO VOCÊ SERÁ 3 VEZES MELHOR DO QUE VOCÊ É HOJE.

#Dica Hábitos Saudáveis

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. (Will Durant)

Escreva no papel quais os hábitos que você sabe que se aplicar diariamente sua vida será melhor.

Esses hábitos podem ser desde saúde, relacionamentos, negócios ou outros.

Hábitos na saúde que considero importantes (Estou me desafiando a dominar todos esses hábitos)

  • Acordar Cedo (ver o sol nascer)
  • Ter uma alimentação saudável
  • Praticar Exercícios Físicos
  • Meditação
  • Não assistir bobagens (novelas, programas que não te ajudam a crescer)

Hábitos nos Relacionamentos

  • Elogiar
  • Ser Grato
  • Doar
  • Ser autoresponsável
  • Ensinar

Hábitos nos Negócios

  • Estudar
  • Testar
  • Mensurar
  • Ler livros
  • Ler bibliografias de bilionários e milionários
  • Fazer cursos onlines e presenciais

Vantagem# 2 – Seu Marketing – A Máquina que faz o seu negócio girar

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A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho. (Peter Drucker)

O marketing é sem dúvidas a máquina que faz o seu negócio girar. Você pode investir 100 mil reais em uma campanha de marketing e retornar de lá 150 mil reais, ou seja 50 mil de lucro.

Ou você pode investir 50 mil reais e ter de retorno 350 mil de lucro (fizemos uma campanha dessas a pouco tempo. Cadê a crise?)

O que vai definir o seu resultado em suas campanhas de marketing são as estratégias e ferramentas que você usa e é claro, o seu domínio no assunto.

Se você:

  • Não sabe exatamente como o seu cliente procura pelo seu produto ou serviço na internet
  • Não sabe exatamente quais dores, frustrações, sonhos, desejos, o que incomoda, o que influência, o que é usado para justificar os fracassos, como se comunica, o que ver, o que fala, o que sente, onde passa a maior parte do tempo… definitivamente: Quem é o seu cliente ideal.
  • Se preocupa mais com o seu produto do que com experiência do cliente é provável que você esteja falhando no seu marketing.

Pitch – O melhor Cartão de Visita

Se você tem um discurso pronto onde claramente você diz:

  • Quem você é;
  • Quem você ajuda;
  • O que você faz;
  • Qual o seu diferencial;
  • O que você é contra;
  • O que você é a favor;

 

Você tem um pitch perfeito.
O Pitch é uma forma simples de simplificar o seu discurso e o melhor, com um pitch bem definido você consegue atrair os clientes certos e até afastar os clientes problemáticos do seu negócio.

 

Oferta (a alma das vendas)

De nada adianta ter o produto perfeito, o cliente perfeito, a estratégia de marketing perfeita, se a sua oferta não for perfeita.

Para aumentar as vendas do seu produto ou do seu serviço, você deve trabalhar a sua oferta como principal prioridade.

Qual o principal benefício que o seu produto oferece? Quais as garantias que o seu produto tem que os outros produtos do mercado não possuem? Seu produto causa uma verdadeira transformação nos seus clientes? Caso sim, isso fica bem claro na sua oferta?

Concentre-se muito mais tempo na criação e na formatação da sua oferta, dessa forma o seu produto pode se tornar um campeão de vendas.

Inclusive no Portal WeLabs tem uma aula muito bacana sobre construção de uma oferta matadora. Clique aqui para dá uma olhada.

Produto e Experiência do Usuário

Você já parou para pensar, porque as lojas da Apple sempre lotam no lançamento de um novo produto? Porque a maioria dos clientes da Apple simplesmente amam os produtos e não pensam em trocar seus equipamentos de jeito nenhum (A não ser que seja por um modelo mais novo).

Um dos principais motivos é a Experiência dos Usuários. A Apple foca em oferecer a melhor experiência possível para os seus clientes.

Trabalhe na inovação e na melhoria constante dos seus produtos, faça pesquisa com os seus atuais clientes, colete depoimento e veja de forma prática como os seus produtos tem ajudado os seus clientes.

Vantagem #3 – Pessoas Certas

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“A habilidade executiva número um é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas” Jim Collins.

Segundo um dos maiores e mais importantes autores de gestão mundial, Jim Collins, as pessoas certas são um dos ativos mais importantes para ter um negócio sólido.

  • – pessoas certas se encaixam nos valores da corporação;
  • – pessoas certas não precisam ser gerenciadas de perto;
  • – pessoas certas compreendem que não tem emprego, mas sim responsabilidade;
  • – Elas fazem 100% do que realmente se propõe a fazer;
  • – Elas têm uma enorme paixão pela empresa e pelo trabalho que exercem.

Dica: Só vá para o mar aberto com as pessoas certas abordo

Uma das coisas que  todo empresário, lider e gestor deve ter em mente é que: Só se pode ir para o meio do oceano se estiver com a tripulação correta.

Imagine um general, prestes a entrar em guerra. De repente ele olha para um lado procurando um arqueiro no seu time e percebe que esqueceu de alguém especialista nessa função. Os inimigos se aproximam rápido e sem alguém com essa habilidade a derrota é praticamente certa.

Agora pense no seu negócio. Se você não tiver as pessoas certas no lugar certo é provavel que o seu negócio seja derrotado pela crise. Não deixe isso acontecer.

Dica: Tubarão nada com Tubarão. Sardinha nada com Sardinha (Ricardo Geromel)

O contágio social é uma ciência comprovadamente testada e aprovada em várias universidades americanas. De fato, você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive. Você deve saber gerenciar e ser muito criterioso em relação as pessoas com que você mais convive.

  • Se você vive rodeado de pessoas pessimistas, você será pessimista e covarde.
  • Se você vive rodeado de pessoas que temem a crise, você nunca vai ver as oportunidades que ela esta proporcionando.

Porém se você vive rodeado de pessoas ousadas, você será ousado.

Então gerencie bem seus relacionamentos.

Outro detalhe importante, procure estar do lado das pessoas que você admira em determinada área, seja ela: financeira, profissional, na saúde. Entenda como elas pensam e modele o seu modelo mental. Seus resultados serão incríveis.

Mentores e Coachings

Sim, o empreendedor é um bicho solitário. Além de gerenciar bem o seu contágio social, segundo diversos autores sobre negócios, gestão e desenvolvimento pessoal, o papel de um mentor e/ou papel de um coach são fundamentais para te levar para um nível mais alto.

O autor Brian Sher diz em seu livro “O que os ricos sabem e não contam” contrate o melhor coach que você puder. Se grandes bilionários, atletas e empreendedores dos mais diversos nichos tem se beneficiado com o auto-conhecimento e com a presença de um coach ou um mentor, porque você não? Vai fundo! Isso é importante.

Vantagem#4 – Sistemas

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“É mais fácil ser o primeiro, do que continuar a ser o primeiro”. (Bill Gates)

Você já parou para fazer as métricas do seu negócio? Métricas de como saber o quanto investir para atrair um novo cliente? Já parou para pensar que os grandes empreendedores e empresários criam negócios que andam praticamente sozinhos?

O que faz com que esses empresários tenham negócios com modelos replicáveis e que praticamente caminhem sozinhos é o poder da gestão e dos sistemas de gestão.

Dica: Sua empresa precisa de valores de verdade

Muitas empresas e empreendedores dizem que possuem seus valores, porém na prática são poucas que realmente vivem esses valores. Engajar funcionários e colaboradores para que realmente vivam pela empresa tem se tornado algo extremamente raro.

E na minha opinião sabe qual é o motivo? O despreparo dos gestores e líderes de empresa.

Atenção se você é gestor e líder de empresa!

Pare de culpar os outros, pare de reclamar do comprometimento dos funcionários e mude primeiramente a si.
Procure fazer um curso de liderança, um curso de gestão ou quem sabe procure uma consultoria especializada e lembre-se: Quando você muda o mundo muda ao seu redor.

Dica: Crie seus líderes, Delegue!

Crescer doí e se sua empresa ou seu negócio esta crescendo é provável que você esteja enfrentando desafios diferentes. Gerenciar um equipe de 20 pessoas é diferente de gerenciar equipes de 5 pessoas.
É provável que você precise de uma hierarquia de gestão interna ou um modelo de gestão.

Você como líder ou dono do seu negócio deve concentrar o máximo do seu tempo pensando em estratégias e meios para fazer o seu negócio crescer. Você deve sair do operacional o mais rápido possível. Forme equipes, treine essas equipes, forme líderes.

Ao sair o operacional do seu negócio, você terá muito mais tempo para atrair novos parceiros, pensar em diferentes estratégias e levar o seu negócio para um patamar elevado.

Dica: Escale, Escale, Escale o seu negócio

Um dos caras que eu mais admiro no empreendedorismo mundial, Flávio Augusto do Geração de Valor compartilhou a seguinte frase: Se você é capaz de vender uma unidade, então é capaz de vender 1.000.000 de unidades. Basta criar o formato correto para distribuir em escala.

E hoje com o avanço da internet isso cada vez fica mais fácil. Além dos métodos tradicionais de franquias que é usado por muitos bilionários, hoje, você tem a possibilidade de investir em negócios digitais e alavancar e muito seus resultados e o seu faturamento usando a internet.

“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios” (Bill Gates)

Me diga uma coisa…

Você vai se atualizar e começar a usar a internet de forma estratégica para o seu negócio ou vai ficar como: Os taxistas chorando por conta do Uber, As TVs abertas chorando por causa do Netflix e além de diversos outros casos? Qual será sua postura?
Minha dica é pare de reclamar e faça a diferença!

Dica: Documente TUDO

Em uma das nossas reuniões nosso consultor de gestão levou uma reflexão que me chamou muita a atenção, era mais ou menos assim:

O principal erro dos times de futebol brasileiro é a falta de documentação de processos. O que seria de um time como o Cruzeiro que ganhou o último campeonato se ele tivesse documentado toda a campanha do título?

  • O que eles fizeram?
  • Como foi a alimentação dos jogadores?
  • Qual foi a rotina de treinamento?
  • Qual o perfil dos jogadores?
  • Quem era o treinador?
  • Quem foram os principais jogadores?
  • Qual diferença elas fizeram durante os jogos?

 

E diversas outras perguntas que se estivessem documentadas poderiam ser replicadas através de estratégias. Algo parecido aconteceu alguns anos atrás em que o São Paulo foi campeão 3 anos consecutivos.

Agora imagine ter documentado tudo que da certo e o que não da certo dentro do seu negócio. Top né?

Conclusão: Como aumentar as vendas na Crise

Bom, eu poderia ficar horas e horas escrevendo mais e mais ideias e sugestões que você pode aplicar no seu negócio, ou na sua vida hoje mesmo. Porém de verdade você não precisa de muita coisa. FATO!

É provável que você já saiba qual o próximo passo que tem que dar, porém por algum motivo, não tem o feito ainda.

Se você já sabe qual é esse próximo passo eu te convido a entrar em campo para ganhar.

Faça acontecer!

Muito obrigado por ler até aqui, espero ter ajudado.

Rodrigo Nogueira

(deixe sua dúvida ou comentário abaixo, lembre-se de marcar as estrelinha com sua nota para o artigo)

Como Aumentar as Vendas Mesmo Na Crise – As 4 Vantagens Competitivas Mais Poderosas Para o Seu Negócio
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Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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