5 Truques infalíveis de como aumentar o Alcance Orgânico no Facebook

como-aumentar-trafego-organico-no-facebook

Apesar de inicialmente o Facebook ter sido criado para adolescentes na faculdade, não demorou muito para se tornar uma das maiores ferramentas de marketing e publicidade online nos dias de hoje.

Hoje com milhares de empresas brigando pela atenção e audiência do público dentro Facebook foi o alcance orgânico (sem custo) tem sido um privilégio para poucos e só que tem um bom conteúdo realmente consegue sobreviver.

Nesse artigo vou dar 5 truques infalíveis de como aumentar o alcance orgânico no Facebook.

O Tão desejado segredo do Engajamento no Facebook

Mark-Zuckerberg-engajamento-facebook

 

Sendo a maior rede social do mundo na atualidade de fato todos os olhos e empresas estão de olho no Feed de notícias do Facebook. Agora imagine você se não existisse nenhum filtro para colocar na sua timeline somente aquilo que o você gosta (ou o facebook acredita que você gosta…)

Sim! O Facebook seria pior do que o Twitter!

Dessa forma pensando em melhor a experiência dos usuários o engajamento e o alcance o orgânico do Facebook se tornou algo precioso para empresas e fanpages de diversos segmentos.

De acordo com o site TechCrunch o que influência o algoritmo do Facebook são vários fatores como: Tipos de página que você curte, eventos que participa, postagens e usuários com quem você interage, geolocalização, grupos, tipo de compromisso entre outros.

1. O Facebook não gosta de promoções “GRATUITAS”

alcance-facebook

 

Como existem alguns espertinhos que procuram caminhos tortuosos para conseguir resultados mais rápidos. A grande questão é que o Facebook desde sempre foi contra essas campanhas de: Gostou Curte, amou compartilhe (apesar de AINDA existir isso).

Evite, ou melhor, não faça esse tipo de campanha na sua página, existem estratégias verdadeiramente eficazes para conseguir resultados e um engajamento verdadeiro no público.

Afinal…. de que vale ter milhares de fãs vazios? Só pelo número? É só para dizer: – Fulando eu tenho 10.000 seguidores…. Quando vem a pergunta seguinte: – A legal! Quantas vendas para o seu negócio você conseguiu gerar? Resposta: – (som de grilo).

1. Construa um conteúdo MASSA!

conteudo-para-facebook

As redes sociais podem ser um fonte de tráfego ilimitada e de constante crescimento porém você precisa ter um conteúdo que seja realmente eficaz isso é FATO.

De nada vale encher de blá blá blá fotos legais e pronto! Você deve produzir um conteúdo que se adeque aos gostos e que chame a atenção de forma positiva da sua audiência.

Alguns cases legais de Marketing no Facebook

2.1 – Publicitário Musical – Humor e Empatia com o Público

publicitário-musical-facebook

Criado pelo meu brother Ramon Campos o Publicitário Musical trouxe um conteúdo único, usando o bom humor e fazendo um misto através de paródias sobre Publicidade e Musica.

O que poucas pessoas não sabem é que essa página NUNCA FEZ INVESTIMENTO EM ADS. Ou Seja ele uniu quase 90 mil pessoas até então apenas com conteúdo gratuito, conteúdo orgânico usando o que? CONTEÚDO!

engajamento-facebook

 

2.2 – Awebic – StoryTelling

awebic-estrategia-de-marketing

 

O Awebic é uma das minhas páginas preferidas! Digo isso porque eles usam e abusam do Storytelling!

Tudo que é noticia o Awebic transforma em história, isso aumenta MUITO o CTR e o engajamento do público dentro das postagens e também a interação com o conteúdo.

estrategia-de-marketing-no-facebook

facebook-marketing

 

2.3 – Queima de 48 Horas, Vinicius Possebon – Prova Social e Comunidade

queima-de-48horas-facebook

 

No caso do Sistema Queima de 48 Horas a estratégia de Marketing usada no Facebook é um pouco diferente.

Durante a maioria das postagens é usado um tom de comunidade que gera nas pessoas um sentimento de pertencimento:

– Eu quero fazer parte do Time mais magro do Brasil

– Eu quero emagrecer usando apenas 15 minutos do meu dia

– Eu também não gosto de academia e quero emagrecer fazendo exercício em casa

E tudo isso reforçado pelo mais de 31 MIL alunos do Sistema que fortalecem ainda mais o gancho de prova social.

sistema-q48-funciona

queima-de-48-funciona

2.4 – Kiko Loureiro, Music Business – Altíssimo Valor de Conteúdo em Vídeos

curso-music-business-kiko-loureiro

O aclamado Guitarrista do Angra considerado por várias revistas como o maior guitarrista do Brasil. A pouco tempo lançou uma série de vídeos associado com o seu canal do Youtube chamada Passando o Som. Essa série tem como objetivo ajudar músicos que querem viver de música no Brasil, levando várias dicas de negócios e carreira.

Dessa forma em pouco tempo Kiko conseguiu um grande poder viral através de vídeos de conteúdo de alto valor postados dentro da sua fanpage.

Uma estratégia que vale destacar é que sempre é gerada uma antecipação em cada vídeo. O que deixa as pessoas mais ansiosas por ele.

Veja um dos teasers abaixo:

kiko-loureiro-curso-online

 

 2.5 House Of Cards – Linguagem e Voz

estrategia-social-media

Quem é apaixonado pela NetFlix e pelo House Of Cards com certeza foi impacto pelas postagens e vídeos nas semanas que antecederam na terceira temporada. Sim a famosa série não ficou por baixo e produziu um baita conteúdo que deixou até mesmo quem não acompanhava com vontade de assistir.

Além do bom conteúdo a página conta com uma adaptação de linguagem fenomenal como também usa o mesmo estilo de voz usado pelos protagonista da série o que deixa o engajamento do público nas alturas.

O que achei muito curioso foi o fato de várias pessoas comentando somente para tentar receber uma resposta da página. Vale a pena acompanhar!

facebook-marketing-estrategia

house-of-cards-facebook-marketing

 

3. Use as ferramentas corretas

facebook-marketing-livro

 

Trabalhar no “achismo” ou na intuição não é nada adequado para quem quer aumentar o tráfego orgânico no Facebook ou usar o Facebook como uma estratégia real de marketing.

Você precisa realmente saber o que esta gerando resultados para você e principalmente para os seus concorrentes mais poderosos.

3.1 Facebook Insigths

facebook-insights

Com a ferramenta Facebook Insights, você consegue montar um verdadeiro centro de operações para sua fãpage desde saber quais postagens geraram mais interações, qual o conteúdo gerou mais engajamento e até qual dia e hora a sua página teve mais alcance.

Dessa forma você tem os insights necessários para saber o que deve ser feito e quando deve ser feito.

como-usar-o-facebook-insights

estrategia-de-facebook-marketing

facebook-insights-dicas

3.2 BuzzSumo

como-usar-o-buzzsumo

 

Outra ferramenta fundamental é a BuzzSumo com ela você pode ver o que outros sites ou páginas estão usando que geram resultados para eles, dessa forma você tem como saber o que o público gosta e procurar desenvolver um conteúdo em formatos semelhantes e procurar também ter inspiração no que pode funcionar para você também.

conteudo-para-web

 

4. Construa uma Comunidade

seth-gondin-contrua-uma-comunidade

Seguindo a referência de um dos maiores gênios do Marketing Moderno Seth Godin: Construa sua Comunidade (ou tribo como ele chama).

Você não precisa ser uma autoridade para todas as pessoas do mundo! Você deve construir sua autoridade para um público específico. Quando você tem um público fiel que segue suas dicas, sugestões, informações essa comunidade ajuda você a se tornar um expert muito mais rápido.

4.1 Grupo iJumper Criado por Conrado Adolpho

comunidade-ijumper

Conrado Adolpho criou um grupo chamado iJumper e ajuda empreendedores e profissionais liberais a alcançarem a tão sonhada liberdade de TEMPO e Dinheiro.

Tudo isso através de empreendimentos digitais conhecidos como Infoprodutos: Ebooks, Webinars, Cursos Online entre outros.

 

4.2 Grupo Desafio Empreendedor Fluente criado por Kevin Porter

grupo-empreendedor-fluente

Outro cara FERA que também utilizou a estratégia da comunidade foi o Kevin Porter. A criação de um grupo com pessoas com o mesmo interesse na fluência rápida foi o que ele propôs.

4 Dicas Chaves para criar uma comunidade fiel

  • 1 – Reuna pessoas com um desejo em comum de alcançar determinado objetivo em um determinado tempo;
  • 2 – Crie um Desafio (isso move as pessoas);
  • 3 – Seja extremamente contribuinte e generoso;
  • 4 – Não venda nada no inicio ;
  • 5 – Seja o lider;

5. A Constância é Fundamental

marketing-no-facebook

Nenhuma dessas estratégias é eficaz se você não tiver a consistência e a perseverança. Produza conteúdo e mantenha seu público sempre aquecido pois essa é uma excelente maneira de aumentar o alcance orgânico no Facebook como também sua presença online.

Minhas recomendações…

Se você quer saber como pessoas normais estão usando o Facebook como estratégia de marketing e gerando 5x mais vendas assista essa apresentação. Mesmo se você ainda não tiver experiência com Facebook esse conteúdo pode te ajudar.

facebook-essencial

 

 

 

Pergunta… Quais estratégias você usa para aumentar o alcance orgânico no Facebook?

Comente e deixe o seu voto nas estrelinhas abaixo

5 Truques infalíveis de como aumentar o Alcance Orgânico no Facebook
4.71 (94.29%) 7 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.