Como Aumentar as Vendas de sua Loja Virtual no Natal

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Dicas de Ecommerce para lucrar no Natal

Olá amigos leitores hoje vamos falar de alguns estratégias e dicas para se destacar nas festas de fim de ano. A compra pela internet tem se tornado familiar pela maioria das pessoas, hoje é comum ver as pessoas comprando net shoes e outras lojas online mais o que faz a diferença na qualidade do serviço dos ecommerces (loja Virtual)?

  • Prazo para entregas dos produtos
  • Sem letrinhas miúdas o serviço deve ser integro sem surpresa desagradável para os compradores
  • ZMOT (dissonância cognitiva) – Momento zero da verdade (principalmente em relação a serviços offline)
  • O preço nem sempre é o fator decisório na compra, na maioria das vezes as objeções e desconfianças sufocam o visitante e o impedem de comprar. Mate todas as objeções que possam fazer seu visitante desconfiar do serviço isso fará com que você ganhe a confiança dele e posteriormente venda algum produto para ele.

Se você vai vender um serviço presencial pela internet como um jantar ou um seção de estética certifique-se que seu estabelecimento tem condições de receber a demanda vendida, não faça diferenciação de pessoas e principalmente eduque seus funcionários mantendo-os sempre informados.

Caso a parte

Uma vez uma amiga da faculdade me contou que comprou um determinado serviço pela internet e foi super mal tratada pelo estabelecimento ficou horas esperando o gerente para aprovação do cupom e ainda tinha limitação de cardápio tipo:

– Ah você tem cupom? Desculpe senhorita só pode escolher os 3 primeiros pratos dessa lista!

Arrume a casa antes de chamar os convidados

Antes de colocar a cara no mundo da internet certifique-se que tudo esta caminhando corretamente principalmente quando estamos falando de dinheiro. As pessoas são mais exigentes e ainda tem o fator do preconceito que nosso povo ainda enfrenta sobre o comercio virtual.

Dicas:

  • Prometa a entrega do produto sempre de 3 a 5 dias do que você acredita que possa entregar. Isso vai evitar que qualquer tipo de imprevisto não aconteça.
  • Envie brindes surpresas com a proposta: Se você gostou desse brinde poste uma foto dele no Facebook e ganhe X% de desconto na próxima compra (É importante que esse brinde tenha extrema ligação com usa marca: cores, logo e tudo mais. Você pode pedir a ele que use hastags ou frases específicas).

Objetivo: Gerar prova social.

Com esses ajustes feitos vamos atrair tráfego!

Vamos tratar de SEO e SEM para gerar leads (lista de emails) e então conversão.

O Google hoje quer ouvir perguntas dos usuários então às responda

Sei que ainda estou devendo um artigo sobre o novo algoritmo do Google HummingBird a novidade é que em breve esse artigo vai está públicado em um revista publicitária a Cafeinada do Café com Galo.

Bom o Google hoje esta se concentrando em responder as perguntas dos usuários então procure termos bem cauda longa e específicos para os determinados temas não caia nessa de: Presentes de Natal só por que tem mais buscas no planejador de palavras chave.

Vamos ver alguns exemplos:

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Segundo as sugestões do Google podemos identificar que o público que mais procura presentes de natal para esses termos é o público feminino. Certo?

Agora vamos ver quem está aproveitando essa demanda:

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Observe o primeiro resultado da segunda imagem: Sem títle, sem meta description, url do tamanho de um trem, Sem Real author essa página está muito vulnerável para ser ultrapassada.

Se sua loja virtual vende natura ou até mesmo se você conhece alguém da sua região revendedor eis uma oportunidade, além da chance de se posicionar com SEO você pode por alguns centavos também entrar com links patrocinados para o topo da página.

O que você precisa entender

Quero que você entenda essas oportunidades não são apenas de venda direta mais de relacionamento se na página da Magazine Luiza (primeiro exemplo) tem uma caixa de captura de email oferecendo algum conteúdo fundamental para quem quer escolher um produto de presente certamente essa pessoa vai querer e eis a oportunidade de gerar relacionamento com essa pessoa para vender depois.

Onde estão os vídeos?

Podemos observar também a ausência de vídeos nos resultados de pesquisa para termos cauda longa.

  • Sua loja precisa trabalhar vídeos;
  • Colete depoimento dos seus clientes;
  • Faça analises de produtos;
  • Mostre como é o processo dentro da loja os produtos e a entrega;
  • Coloque o dono da empresa para dar alguma mensagem para seu público alvo;
  • Coloque os funcionários para falar sobre como é trabalhar na empresa.

Objetivos:

  • Tangibilizar seu serviço;
  • Gerar credibilidade;
  • Ganhar confiança dos prospectos clientes.
  • Posicionar seus vídeos no Google;
  • Venda mais atrair mais compradores e por aí vai!

Facebook Ads em Ação

Não vou adentrar muito o assunto de Facebook ads se não precisaria fazer um post só sobre isso. Mas você tendo em mãos aos maiores tendências de busca faça anúncios segmentados no Facebook Ads.

Algumas possibilidades:

  • Faça anúncio para mulheres que estão em relacionamento sério de compra de presentes para namorado;
  • Faça anúncio para mulheres solteiras que procuram presentes para seus pais;
  • E coloque a criatividade em ação o importante é você mensurar todos os anúncios e ver quais convertem melhor.

Os anúncios não foram feitos para vender (Conrado Adolpho)

Eu participei da ultima turma 8ps (T33) com  Conrado Adolpho e ainda estou meio anestesiado de tanto conteúdo e uma das frases que o Conrado falou foi que os anúncios não foram feitos para vender.

Eu concordo plenamente com ele e sempre tive essa mesma opinião. Os seus anúncios devem gerar lista de email (leads) de prospectos clientes onde você vai trabalhar relacionamento com  eles para então começar a vender.

Pense comigo…

Se alguém que você não conhece chega na rua e lhe oferece algum produto você compra imediatamente? Acho que não!

Por isso é muito importante trabalhar esse relacionamento, seja amigo do seu prospecto que ele comprará e indicará você.

Como fazer lista de email com ecommerce – Tática de Guerra

A abordagem do Clube do Ricardo é bem ofensiva você pode tentar desta forma mas existem outras maneiras menos agressivas para capturar uma email. Veja que essa troca de email é algo específico de tou o email em troca do desconto o relacionamento é venda total isso nem sempre é efetivo para criar um relacionamento, mas você pode aproveitar criar diversas listas como exemplo:

Uma lista somente para quem quer comprar bicicletas ou produtos esportivos e gerar comunicação específica para cada produto. (Coisa que o clube do Ricardo não faz)

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Não vou clicar para mostrar para vocês por que não quero o remarketing deles me perseguindo.

Como capturar emails com recompensas/iscas digitais – Relacionamento + Venda

Capturar emails é fundamental para geração de clientes mais como falei essa forma de captura do Ricardo Eletron é muito agressiva trabalhar recompensas e iscas digitais para troca de email é uma prática que tem crescido aos poucos no Brasil então vamos ver um check list resumido do que você precisa para capturar emails.

  • Defina um público alvo que você queria atingir;
  • Liste problemas necessidades e desejos desse público (lembre-se dos fatores: Desejo de comprar algum presente específico e condições financeiras para isso);
  • Crie uma isca ou recompensa digital para atrair esse prospecto com base no levantamento dos problemas e desejos;
  • Crie uma página de captura com a isca/recompensa ofereça a isca em troca do email;
  • Escolha uma pessoa da sua empresa ou um mascote para assinar os emails seja um amigo do seu prospecto e não use a empresa para se comunicar com ele. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas.
  • Depois disso é só gerar relacionamento com essa lista enviando dicas valiosas, enviando também aqueles vídeos que vemos logo acima para aumentar o valor percebido da sua empresa e serviço;
  • Com esse relacionamento estabelecido você pode vender com facilidade para seu visitante.

O que você aprendeu com esse artigo:

  • Como são os serviços de qualidade dos ecommerces;
  • Dicas para arrumar sua loja virtual antes de gerar tráfego;
  • Dicas para gerar tráfego com SEO, SEM e Facebook Ads;
  • Dicas de como trabalhar vídeos em seu ecoommerce;
  • Anúncios não foram feitos para vender (Conrado Adolpho);
  • Tática de Guerra para gerar Leads em Ecommerce;
  • Tática de gerar leads com relacionamento e preparação para venda.

Agora se você gostou desse artigo e através dele teve alguma idéia para seu negócio deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Muito obrigado,

Rodrigo Nogueira

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.