Como Cobrar por uma consultoria de marketing digital – O que (quase) ninguém fala sobre o assunto

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Hoje em dia muitas pessoas estão começando os seus projetos de consultoria digital e é claro, como você já sabe essa é na minha opinião uma das profissões mais promissoras do momento. Não só na minha opinião mas, revistas como Pequenas empresas Grandes negócios e sites como Exame, já fizeram matérias citando como esse negócio é poderoso.

Muitas pessoas perdem muitas chances ou não sabem como cobrar. Por isso escrevi esse artigo dando algumas dicas que poucas pessoas falam sobre como cobrar por uma consultoria de marketing digital.

Ao meu ver os fatores mais importantes que fazem o negócio de consultoria digital ser fundamental são os 4 seguintes fatores:

  • Recorrência – Você fecha contratos e recebe pagamento mensais de cada clientes.
  • Margem – A margem que você cobra por consultoria sobre de acordo com os resultados que você apresenta.
  • Capacidade de escolha – A partir do momento que você tem resultados, você pode escolher quais clientes quer trabalhar e não ser escolhido por eles.
  • Previsibilidade – Como você trabalha com contratos você tem a previsão clara de quanto vai faturar nos próximos meses e anos.

Lógico que tudo isso não é tão fácil, mas é ridiculamente simples, basta você seguir o método certo. Se quiser saber um pouco mais sobre consultoria digital e como começar dá uma lida nesse artigo também.

Como cobrar por uma consultoria de marketing digital

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A maneira de cobrar e precificar o seu trabalho esta diretamente ligada aos resultados que você pode apresentar. Naturalmente existem clientes hoje com escopos e valor de investimento disponíveis desde 1 mil a 20 mil reais por mês, porém os níveis de exigências são maiores em cada.

Nesse caso se você ainda não tem muito experiência é um risco pegar clientes que exigem mais. Porém você pode por exemplo pegar 3 clientes que pagam 2 mil reais com um escopo menor, e assim consegue um faturamento de 6 mil reais por mês já no inicio do seu trabalho. (nada mal né?)

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Um dos maiores erros na hora de precificar a sua consultoria de marketing digital

Existe um erro clássico que não é só cometido por consultores iniciantes e sim também por muitas agências até antigas. A questão é….

Imagine que você vai para uma reunião com o cliente e ele pergunta:

Cliente:O que você pode gerar de resultados para minha empresa?

Consultor vítima do erro básico:Eu posso ajuda-lo a colocar o seu site na primeira página do Google.

Ou então….

Consultor vítima do erro básico:Vou te ajudar a ter mais curtidores na sua página….

Para tudo!

Se você vai prometer: site na primeira página ou mais curtidores….

A primeira coisa que vai acontecer: o seu cliente não vai valorizar tanto o seu trabalho

Rodrigo!? Mas SEO serve para posicionar o site na primeira posição do Google?

Sim…. Mas a sua mensagem de marketing não deve ser essa jovem padawan!

Sempre foque em aumento de vendas, atrair mais clientes, criar uma comunidade de pessoas engajadas na sua marca.

Você pode usar SEO ou estratégias gerais de marketing para ajudar as pessoas a aumentarem as vendas do seu negócio. Dessa forma você consegue negociar melhores preços de consultoria, já que esta oferecendo algo de valor real para o potencial cliente. Eu cometi esse erro várias vezes e por isso posso falar com propriedade, se quiser saber mais minha história dá uma olhada nesse artigo.

Não cometa essa erro na hora de vender uma consultoria de marketing digital

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Na hora de vender a sua primeira consultoria outra orientação chave é que você nunca se detenha em termos técnicos! Lembre-se o cliente não quer saber se você vai fazer link building, ou que tipo de estratégia se é SEO onpage ou offpage nem nada disso.

“O cliente que o peixe e não aprender a pescar”.

Guarde os termos técnicos para você, grupos de discussão profissionais, ou membros da sua equipe.

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Tipos de Preços para sua primeira consultoria digital

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Segue abaixo alguns modelos de preços que você pode seguir como consultor para te ajudar a precificar.

Consultoria SEO  – Se você ainda é iniciante e vai cobrar por uma consultoria SEO com foco em vendas lembre-se: o básico para essa operação é Redator, analista SEO e Programador.

Se você tiver o conhecimento técnico pode fazer sozinho, mas eu não recomendo.

O ideal é que você se foque no que é mais importante.

Se você vai dispor de equipe própria ou tercerizados procure cobrar um valor que seja satisfatório para você, sempre deixando claro com o cliente as expectativas e deixando aberto a possibilidade de mudança depois do encerramento do primeiro contrato.

Opção 2

Se o cliente possui essas pessoas no time dele melhor ainda!

Dessa forma você poderá ter mais escala de tempo, pois não precisa locar muito do seu dia para isso, com uma reunião semanal você consegue facilmente um contrato mensal bem interessante.

Escalando sua equipe ou escalando o seu tempo como consultor individual

No longo prazo compensa muito mais focar em poucos clientes que proporcionam grandes resultados em faturamento. Talvez hoje para você seja um pouco difícil cobrar mais caro por uma consultoria como 7 mil reais por mês ou 10 mil reais.

Porém você pode pegar 2 clientes de 3 mil. Ou 5 clientes de 1000 com escopo menor.

As possibilidades são inúmeras!

Depois que fechar o seu primeiro contrato, foque em dar resultado para o seu cliente só então, depois procure aumentar o preço dos seus serviços.

Rodrigo… e se eu quero criar minha agência..?

Se você quer criar uma agência lembre-se de focar energia na formação de pessoas para fazer o que você faz operacionalmente. Assim você cada vez mais estará focado no crescimento da sua agência.

Por mais que seja divertido trabalhar como consultor, se o seu objetivo é ter uma agência com equipe, é ideal que você se foque em forma as pessoas ao seu redor ou mesmo que seja uma equipe remota que também é mais que possível.

Conclusão e direcionamentos finais

Eu particularmente gosto muito do modelo consultor digital e acredito que esse é um dos caminhos mais simples para independência financeira.

Afinal de contas: Tudo depende do seu esforço, de quanto você investe no seu próprio conhecimento e dos resultados que você gera.

Se você quiser saber mais como eu comecei e dicas pessoais minhas que me ajudaram na minha jornada como consultor digital leia esse artigo, acredito que vai te ajudar. Ele também vai te ajudar mostrando o caminho do consultor digital: um negócio com baixo custo e alta lucratividade.

Grande Abraço!

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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