Como criar um blog de sucesso – O Guia (quase) Completo

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Como criar um blog de sucesso é algo que 70% das pessoas se perguntam e planejam fazer quando começam a empreender ou criar negócios na internet. Sem dúvidas na minha opinião toda pessoa que deseja criar um negócio online sustentável deve ter um blog e vou te explicar o porque…

7 Importantes Motivos para aprender como criar um blog de Sucesso

Existe vários motivos para se criar um blog mas vou mostrar para você agora os principais motivos para criar um blog e também vou mostrar como você pode tornar o seu blog, um sucesso, um verdadeiro negócio altamente lucrativo. (leia)

  • 1. Tráfego Gratuito e Constante
  • 2. Aumento da sua lista de email de forma gratuita
  • 3 . Mais fãs para o seu trabalho
  • 4. Autoridade no Mercado
  • 5. Monetização Automática
  • 6 . Conseguir parceiros e sócios
  • 7. Ser reconhecido pelo seu público e acumular reciprocidade

 Wordpress ou Blogger

Sério… Eu também já cometi esse erro! Geralmente quando vamos começar temos pouca confiança em nossa consistência e na grande maioria das vezes escolhemos começar usando o Blogger. Por favor não use Blogger! Sempre WordPress!

Porque você deve criar um blog com WordPress

O WordPress na minha opinião é o melhor CMS (Content Management System) do mercado. Utilizado e recomendado pelos melhores profissionais de SEO do Mercado.

Com WordPress você tem facilidade de edição, sem se prender a códigos ou qualquer dificuldade em edição. Você também tem a opção de criar blogs super profissionais apenas editando os temas em wordpress muitos baratinhos por apenas U$ 15,00 ou U$ 30,00.

WordPress também tem a opção de inúmeros plugins gratuitos profissionais que podem potencializar o seu blog e também plugins fantásticos. Sem contar a integração com todas as ferramentas do mercado.

Acredito que para blog wordpress é excelente!

Como escolher o domínio do meu blog?

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Na minha opinião a escolha do domínio é um dos fatores mais importantes para qualquer projeto, seja ele um blog um site de cliente, um site para vender produtos afiliados enfim…

Se você escolher o domínio errado não vai ter volta, depois de anos trabalhando no seu site não terá como trocar… E até tem mas é uma grande burocracia com o Google e com o seu programador.

Eu escrevi um artigo completo e detalhado sobre como escolher o domínio do seu site/blog e você pode conferir clicando no link ao lado.

Basicamente falo nesse artigo sobre os erros que você não deve cometer ao escolher um domínio como também dicas para criar um domínio estratégico baseado nos seus objetivos na criação do site ou blog.

Minhas orientações sobre hospedagem

 

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Hospedagem é um assunto que é ignorado por muitos! Não cometa esse erro, você deve sim contratar um bom serviço de hospedagem talvez no início você não sinta essa necessidade, porém não existe pior frustração para alguém quando vai entrar no seu site e o mesmo está fora do ar.

Você sabia que o GoogleBot pode penalizar o seu site caso ele fique muito tempo fora do ar?

Pois é, isso é pura verdade! Então não tenha medo de investir em uma boa hospedagem para não se prejudicar mais na frente.

Algumas sugestões:

Hostgator

KingHost

 

Seja específico crie um blog de nicho

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Na boa… Escrever sobre tudo é bom d+ né!

Tem alguns blogueiros que criam um blog sobre tudo, escrevem sobre tudo tipo: produtividade, desenvolvimento pessoal, marketing digital, como educar os filhos, direito  penal e emagrecimento tudo no mesmo blog e qual o motivo?

Querem vender produtos afiliados!

Mas fazer dessa forma é um grande erro. Lembre-se sempre conteúdo define audiência.

Então se você quer criar um blog de saúde para vender produtos afiliados ou então se no caso você é um especialista nisso, segmente sua audiência o máximo possível por exemplo.

Nivel 1 – Blog de Saúde

Nivel 2 – Blog de Saúde sobre emagrecimento

Nivel 3 – Blog de Saúde sobre emagrecimento através de musculação

Nivel 4 – Blog de saúde sobre emagrecimento através de musculação para pessoal que trabalham e tem pouco tempo para academia.

Observe que se você for entrar na concorrência de blogs de saúde você é 1 em 1 milhão. Também observe que quanto mais segmentado  e específico seu blog é, mais fácil é para você se posicionar no mercado e mais relevante o seu conteúdo será para o seu público.

Uma das chaves que pessoas comuns tem usado para transformar seus blogs em negócios lucrativos é usar bem os nichos. Você pode ver isso claramente nesse artigo.

 

Produção de Conteúdo para blog

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Essa é a parte crucial!

Produção de conteúdo é uma parte que a grande maioria dos blogueiros caem. Isso por 3 motivos clássicos

  • 1 – Falta de constância
  • 2 – Falta de conteúdo de qualidade
  • 3 – Não conseguem gerar resultados e desistem

Nesse momento temos a nossa frente alguns pontos fracos na criação de um blog:

Com um blog você se compromete em ter que entregar conteúdo sempre

Seus leitores sempre esperam o seu melhor e você não pode decepciona-los

Somente criar um blog e não monetiza-lo imediatamente é motivo para desistência de muitos por isso não pense somente em ganhar dinheiro quando for criar o seu blog.

5 Dicas para produção de conteúdo para blog

Vou listar algumas dicas para que você possa produzir conteúdos bem legais para o seu blog

1. Escreva sobre o que o seu público quer ler

Para identificar demandas de pesquisa recomendo que você leia esses dois artigos: Como usar o Planejador de Palavras Chave, como criar um planejamento efetivo de palavras chaves para criar sua linha editorial.

2. Identifique dores e principais dúvidas do seu público

Quando falo dores no caso é quais são as maiores dificuldades do seu público e como você pode ajuda-los a resolver isso.

Onde pesquisar?

  • Grupos Específicos do Facebook
  • Yahoo Respostas
  • Acompanhe hastags no Twitter usando o HootSuite
  • Visite grandes blogs do seu nicho
  • Participe de Fóruns
  • Planejador de Palavras Chaves do Google
  • Visite sites e blogs estrangeiros de especialistas

 

3. Fique de olho nas novidades e tendências

Para ficar de olho nas novidades de artigos sobre os assuntos do seu blog você pode usar o Google News e para ficar de olho nas maiores tendências em tempo real você pode usar o Google Trends.

4 – Fique de olho no que os seus concorrentes estão escrevendo

Outra ferramenta muito bacana é o SEMRUSH é uma ferramenta paga porém você pode trabalhar um pouco com ela gratuita. E o que ela faz? Com o Semrush você pode pesquisar quais as principais palavras chaves os seus concorrentes estão escrevendo e as que geram melhores resultados para eles.

Dessa forma fica fácil para você criar sua linha editorial baseado no que os seus melhores concorrentes estão produzindo, essa ferramenta é excelente também para identificar quais as melhores palavras para trabalhar e como os seus concorrentes estão se posicionando.

 

5. Rotina de Publicação

Essa é uma das coisas em que praticamente todos pecam. Ter uma rotina de publicação é uma das melhores coisas que podem existir na vida de um blogueiro ou produtor de conteúdo online. E digo isso também pelos benefícios para acostumar o seu público, sua mente como também os próprios robots do Google, melhorando assim a velocidade de indexação do seus artigos.

Isso impacta não só no seu ranqueamento mas também nos seus objetivos e diante do público.

Abaixo listo uma sugestão de rotina de publicação para você seguir.

Diariamente

1. Faça postagens no Facebook + Twitter + Google Plus;

2. Responda os comentários no seu blog;

3. Interaja em grupos específicos;

4. Deixar comentários em outros blogs;

5. Estude, assista vídeos, leia um bom livro

Semanalmente

1. Escreva 2 ou mais posts no Blog;

2. Faça 2  disparos para sua lista de emails;

3. Faça pelo menos 1 Vídeo de conteúdo;

4. Procure produtos relevantes para oferecer para sua lista;

5. Fichamento de um capitulo de livro em mapa mental;

Mensal

1. Produza 1 Infográfico;

2. Faça 1 Entrevista;

3. Faça 1 Palestra Online Gratuita;

Semestral

1. Prepare uma nova recompensa digital;

2. Divulgue grandes lançamentos como afiliado;

3. Participe de 2 grandes eventos no mínimo;

4. Faça Congresso 1 Online;

5. Lance um novo produto ou faça um re-lançamento do seu com atualizações;

Crie sua lista de emails

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Ser um blogueiro e não ter uma lista de email é o mesmo que falar que você é um completo dependente do Google. A lista de email é um dos maiores patrimônio para qualquer pessoa que esta em busca realmente de algo sustentável na internet. Pedir muito tempo no meu site procurando formas de fidelizar os meus visitantes, mas não encontrei nenhuma forma tão poderosa como a construção de uma lista.

Se você quer aprender a construir uma lista de email recomendo a leitura desse artigo: Como Aumentar a Captura de email do Seu blog.

 

Ganhe dinheiro com seu blog, rentabilize o seu negócio

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Se você tem um blog mas ainda não ganha nenhum centavo com ele existe algo errado. Ter um blog é se não uma das melhores fontes de autoridade como também fonte de renda. Através de programas de afiliados é possível automatizar o seus lucros e rendas.

É tão possível isso que existem empreendedores digitais que vivem exclusivamente da sua renda mensal de blogs. O poder de ganho é simplesmente incrível.

Além de trabalhar como afiliado você pode desenvolver seu próprio produto digital sendo dele um Ebook, Portal de Vídeos, Hangouts Exclusivos entregues ao vivo, consultorias online, grupos de mentoring entre outros.

 

10 lições que aprendi escrevendo em blog

licoes para blogueiros

 

 

Lição Número 1: Qualidade é melhor do que Quantidade: É melhor ter poucos artigos mais todos memoráveis do que ter vários artigos que não ensinam nada.

Lição Número 2: Nem sempre os seus melhores artigos precisam esta no seu blog. Trabalhar com guest post pode ajudar muito na construção da sua autoridade.

Lição Número 3: A sua maior moeda online é a credibilidade não se suje por nada.

Lição número 4: Foque sempre no crescimento e no relacionamento com a sua lista de email.

Lição Número 5: SEO não morreu ele é pode ser um dos seus maiores aliados na construção do tráfego, autoridade, lista de email e vendas… basta saber usar.

Lição Número 6: Sempre escreva seus artigos usando a palavra VOCÊ! Lembre-se computador não é uma sala de aula você deve tratar os seus leitores como pessoas individuais nada de escrever artigos se referindo a muitas pessoas quando o seu público sempre é individual.

Lição Número 7: Também ensine como fazer! Muitos blogs só dizem o que fazer e nunca como fazer, se você quer ter realmente algum resultado ensine como fazer, lógico que não precisa ser todos os seus artigos dessa forma mas foque em entregar sempre o melhor para o seu público.

Lição Número 8: Seus artigos devem ser como conversas de amigo. Você já deve ter percebido que os artigos que escrevo aqui no RodrigoSEO são longe de ser redação publicitária… Eu já gostava de trabalhar dessa forma mas quando vi no livro Regra de Conteúdo que é um dos melhores livros de marketing de conteúdo da atualidade essa recomendação fiquei muito mais tranquilo.

Então lembre-se: Muitas vezes a informação que você vai passar no seu blog já foi vista em outros lugares mais a forma com que você se expressa gera ligações com o seu público. Desenvolva o seu estilo e escreva.

Lição número 9: Responda todos os comentários! Responder as dúvidas e os comentários das pessoas uma das melhores experiências quando se tem um blog. Então procure responder todos os comentários da melhor forma possível.

Lição Número 10: A constância é a sua maior aliada. Costumo dizer que criar um blog hoje em dia com a quantidade de informações no mercado, com a quantidade de blogs canais do Youtube e tudo mais é um trabalho para Spartando! Porque digo isso? Criar um blog nesse cenário de hoje é praticamente uma guerra.

Mas Spartanos nunca desistem e nunca fogem da luta certo? Pode dar um pouco de trabalho mas o blog é uma das melhores maneiras para se gerar autoridade, automatizar captura de listas e vendas. Eu realmente sou fã de blog e recomendo que você tenha um é claro.

Muitas pessoas comuns tem usado esses 3 fatores para construir um negócio através de um blog esses fatores são: Autoridade, Otimização e Monetização se você quiser aprender mais sobre esses fatores e também ter um blog que finalmente gere dinheiro para você leia esse artigo.

 

Por enquanto é isso…

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Como criar um blog de sucesso – O Guia (quase) Completo
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

10 Comments

  • Edgar Chaves

    Reply Reply 6 de agosto de 2014

    Ótimo artigo Rodrigo, parabéns pelo seu trabalho.

  • Marilucia

    Reply Reply 6 de agosto de 2014

    Excelente artigo, concordo com quase todos, menos em relação a plataforma. Eu conheço excelentes profissionais que usam blogger e péssimos que usam o WordPress e vice versa. Acho que a plataforma não é tão determinante assim.

    Eu uso as duas plataformas e digo que sou bem mais sucedida no blogger. Sei que o WordPress é muito bom. Mas o que faz o blog é o conteúdo, seu relacionamento.

    Mas cada um com sua forma de pensar.

    No mais, adorei o artigo.

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 6 de agosto de 2014

      Olá Marlucia tudo bom? Muito obrigado pelo seu comentário e também pela sua opinião 🙂
      Quando eu falo na minha paixão pelo WordPress não me refiro a o uso de profissionais lógico que tem excelentes profissionais que utilizam o blogger e também blogs de má qualidade em WordPress.

      Me refiro que se você usar pelo menos 10% dos recursos que o wordpress pode oferecer você consegue ter um desempenho em resultados de até 10x mais. Tanto em ferramentas como em opções de plugins, temas, o poder de trabalhar SEO com ele, versátil, integração com os melhores softwares do mercado. Coisa que no Blogger não é tão simples e não tem todas essas funções. 🙂

      O conteúdo sim é super importante e como eu digo no post é crucial mas com o poder das funcionalidades que o WordPress proporciona o nível é outro.

      Muito obrigado! Abração 😉

  • Gilmar Torquato

    Reply Reply 13 de novembro de 2014

    Ótimas dicas… Realmente, um blog demanda tempo e, principalmente, persistência, para que possamos alcançar os objetivos que nós, blogueiros, queremos que o nosso blog alcance, não é mesmo? No início tudo é difícil, mas com o tempo e se o assunto despertar o interesse de outras pessoas, com certeza, dias melhores virão! Valeu pelas dicas… Acho que estou no caminho certo: perto de dois anos de blog, 2.200 visitas por dia, vários comentários, muitos elogios… Isso tudo é importante, nos dá ânimo de seguir em frente! Um grande abraço!

  • Ricardo Cristiano

    Reply Reply 1 de março de 2015

    Esse artigo vai me ajudar muito para eu ter uma noção de como criar um blog de sucesso, eu comecei a pouco tempo, usando o WordPress, eu usada o blospot gratuito mais migrei o meu blog para uma hospedagem paga, com mais garantia, e registrei um domínio próprio, porque se a gente quer ter sucesso como empreendedor digital, temos que pensar como profissionais do ramo da internet.

  • Vivian Ferreira

    Reply Reply 10 de dezembro de 2015

    Artigos excelentes,parabéns pelo trabalho.

    Estou amando os artigos e começando o meu trabalho como blogueira.

    Obrigada.

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