5 Dicas Simples de Como Criar um Blog Profissional do Zero

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No Brasil existem milhares de blogs e diariamente outras centenas são criados. Eu resolvi parar e pesquisar e percebi o  porque somente alguns blogs conseguem em tão pouco tempo gerarem resultados incríveis em criação de autoridade para os seus autores, aumento constante de visitantes, na geração de negócios e no faturamento. E em outros casos como blogs que já existem a muito tempo não conseguem gerar resultados de nenhuma forma.

Umas das coisas que percebi é que os blogs profissionais possuem características em comum, desde a aparência até o uso de diferentes formas de monetização como: venda de produtos ou serviços, vendas de espaço publicitário, venda de produtos afiliados, venda de consultoria entre outras.

Nesse momento você pode me questionar: – Se um blog bem trabalhado pode ser uma excelente forma de negócios, porque muitas pessoas ignoram a construção de um blog profissional ou simplesmente criam um blog amador com a esperança que um dia ele vai da certo?

O Fato é que a maioria das pessoas pensam que criar um blog profissional é um bicho de sete cabeças! A maioria delas olha para o blog de maneira MACRO, ou seja, querem fazer tudo de uma única vez e sabe o que mais? Querem fazer tudo sozinhas, muitas vezes sem um método ou uma direção correta a seguir.

Pensando nessa dificuldade resolvi compartilhar nesse artigo dicas e sugestões para criar do zero um blog profissional e também vou mostrar que uma pessoa comum com um blog comum pode transformar esse blog em um negócio altamente lucrativo.

Criar um blog profissional não é tão ameaçador quanto parece. Longe disso! E nesse artigo eu vou te mostrar exatamente o que você não pode ignorar na hora de criar o seu blog profissional.

Porque criar um blog profissional? Isso é realmente importante?

Se alguém procurar pelo seu nome, pelo seu trabalho ou pelo seu serviço hoje no Google, o que ele encontrará sobre você?

A maioria das pessoas não tem um blog por não imaginam o poder que um blog pode trazer para os seus negócios. Muitas delas não sabem qual a importância da criação de conteúdo, não sabem porque ser encontradas através de um site ou blog é muito mais importante na maioria das vezes do que simplesmente nas mídias sociais.

Vários e vários profissionais nem sonham que um blog para reforçar a sua imagem, para que aumentem se poder de influência e cobrar muito mais alto pelos seus serviços ou vender seus produtos.

Provavelmente você já sabe que cada vez mais a competição pela atenção dos potenciais clientes na internet se torna um campo minado, são diversos anúncios, promoções e tudo isso caçando os clientes! E um blog de negócios não é feito para caçar clientes, pelo contrario ele se posiciona estrategicamente para ser encontrado quando o seu potencial cliente precisa dele.

Por exemplo se você é um médico, um advogado, um coach, consultor, um músico profissional ou se você quer divulgar a sua empresa um blog otimizado para o Google e para o publico é uma ferramenta excelente para construir sua autoridade e atrair clientes.

Como falei no inicio desse artigo, também existe o pensamento que é difícil criar um blog, ou que você precisa estudar muito (e saber de muitas coisas diferentes).

Por mais complicado que possa parecer é extremamente simples quando você possui um método parar se guiar. Agora vou te dar algumas dicas que podem te ajudar definitivamente.

Comece com um blog de nicho ou até de micro-nicho

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Já dizia o Chris Anderson autor do livro A Cauda Longa, é muito mais fácil se posicionar na mente dos consumidores quando você esta posicionado em um nicho super específico.

Por exemplo, se você é um Coach, é muito mais fácil conseguir um público fiel se você se posicionar para um publico específico como: Coach para Palestrantes ao invés de somente Coach.

Isso é um dos conceitos de autoridade mais úteis e importantes. Se o seu blog for genérico dificilmente você conseguirá se destacar no meio do oceano que é a internet.

Um dos exemplos disso é a Blogueira Européia Chiara Ferragni que posicionou o seu blog de moda não só com Looks do dia ou outras formas tradicionais mas criou um ambiente onde os seus investidores e anunciantes tem espaços de destaques. estratégicos. Hoje o seu blog The Blonde Salad que ganhou destaque na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, fatura 6 milhões de Euros anuais.

 

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Setup de um blog Campeão

Por favor, fuja das ferramentas amadoras! Se você quer criar um blog profissional que finalmente gere negócios para você você precisa de ferramentas profissionais. Não abra mão delas!

Fique tranquilo, a maioria dessas ferramentas não são absurdamente caras. Porém pense em um negócio, se você não investir em bons profissionais sua empresa não vai conseguir gerar bons resultados certo? Com o seu blog é da mesma maneira, você precisa de boas ferramentas.

1 – Hospedagem

Sinceramente, uma hospedagem custa baratinho. Não use domínios como nomedoseusite.blogspot.com ou qualquer outro dessa forma. Use o .com.br ou .com. Isso transmite uma credibilidade maior além de ser mais amigável para o público.

O domínio é sempre divulgado nas redes sociais e também por parceiros, em cartões de visitas e até em rodas de conversas. Ter um domínio com terminações .wix, .blogspot e etc é uma armadilha.

2 – Use WordPress

Eu já comentei em outros artigos, porque eu sou fã do WordPress, porém vou colocar aqui um pouco também. O WordPress é a melhor ferramenta para criar sites e blogs que existe. Ponto.

Ele é bem amigável e simples de otimizar (SEO), ele é flexível, você consegue usar vários recursos que em nenhuma outra ferramenta possui, o WordPress diversos plugins que você pode facilmente colocar um blog no ar sem a necessidade de um programador ou um web-design por exemplo.

3 – A aparência do seu blog é importante

Sério, para o seu primeiro blog você não precisa gastar muito para criar um layout único. Porém você precisa de um tema ou template que seja responsivo (adaptado para dispositivos móveis) eu também sempre digo o seu layout precisa ser adaptado para conversão (vamos detalhar melhor isso em outro artigo) e é claro um layout elegante.

Evite layouts poluídos cheios de efeitos visuais que na maioria das podem até confundir o seu público.

Em 2013 foi lançado um livro chamado Keep It Simple do autor Hatmurt Esslinger, esse livro mostra como foi feito o conceito que tornou a Apple uma referência em Design.

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Uma coisa que quase ninguém sabe:

Steve Jobs foi bastante ajudado por Esslinger. A empresa de Esslinger a Frog Design criou em 1982 um projeto secreto para ajudar a Apple no desenvolvimento do design dos seus produtos.

Steve Jobs assinou um contrato de design de 1 milhão por ano com a Frog Design e de lá que saíram os protótipos dos produtos que nós usamos no nosso dia a dia.

O que chega a ser até chocante é que nesse livro mostra desenhos de produtos recentemente lançados como o Apple Watch. Sim, eles já tinham sido projetados desde aquela época.

Veja algumas fotos abaixo:

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Agora imagine o seguinte:

Se uma empresa como a Apple investiu milhões em um design profissional para diferenciar seus produtos no inicio da sua jornada e hoje em dia você ver claramente os resultados disso, porque muitas pessoas insistem em ignorar o design?

Se você quer começar um blog profissional use as melhores ferramentas.

4 – Um Blog profissional fideliza os visitantes

As minhas duas maneiras preferidas de fidelizar os leitores do blog são a produção de conteúdo constante e o uso do e-mail marketing.

Se você observar aqui no meu blog eu uso muito o recurso do e-mail marketing, isso porque uma vez que você tem o e-mail do seu visitante você pode constantemente enviar novas dicas, sugestões, você pode vender seus produtos e vender também os seus serviços.

Evite usar as famosas newsletter ou RSS, ninguém quer receber aquelas mensagens automáticas que mais parece SPAM. Nos seus e-mail use uma linguagem pessoal, envie e-mail com frequência para que os seus leitores não esqueçam de você e sempre surpreenda com conteúdos que os ajudam de verdade.

Assim as pessoas frequentemente voltarão a visitar seu blog.

5 – Venda seus produtos, Venda seus serviços

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É cada vez mais comum ver pessoas comuns acertando na veia e transformando blogs em verdadeiros negócios, a ponto de deixar os seus empregos atuais e viver disso, ou então complementar a sua renda através do blog.

No caso da imagem acima a Camila Martins engenheira e formada a 13 anos. Começou o seu blog não porque não estava satisfeita com seu trabalho atual, na verdade ela estava no auge da sua carreira profissional mas sentia que faltava algo na sua vida: A realização.

Depois da decisão de lançar um blog de negócios ela se dedicou ao projeto e teve resultados incríveis, eu separe um texto de uma entrevista para que você veja.

“Este novo caminho profissional e o blog diversificaram e ampliaram bastante a minha remuneração, que hoje não é mais só financeira. Sou remunerada por serviços, produtos e prestígio também. Se convertemos todo tipo de remuneração que recebo hoje mensalmente em valores, o total já mais que dobrou o meu salário anterior”, diz Camila. “O retorno vem me surpreendendo e eu nunca me senti tão feliz e realizada.”

Essa é apenas uma das muitas histórias de empreendedores que estão usando um blog de maneira profissional para mudar a suas vidas, adequando um estilo de vida que eles gostam de verdade e o melhor ganhando dinheiro fazendo o que gostam.

Você pode ganhar dinheiro com seu blog profissional de diversas formas como:

  • Coaching
  • Mentoria
  • Consultoria
  • Venda de seus produtos Físicos
  • Venda de produtos Digitais
  • Venda de espaços publicitários
  • Venda de produtos de afiliados
  • Lojas virtuais
  • Ecommecers
  • Disparo de listas de e-mail
  • Venda de Artigos e Publi-Editoriais

São tantas opções, e sabe o que é o melhor? Você pode usar todos essas maneiras simultaneamente.

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Conclusão – Como Criar um Blog Profissional

Criar um blog profissional do zero é algo que estar acessível a qualquer pessoa, e é uma das maneiras de criar um negócio com menos investimento que eu conheço. Você pode começar um blog profissional ainda hoje, só precisa do conhecimento certo para isso.

Além das dicas desse artigo existem 3 fatores comprovados que podem transformar um blog comum em um negócio altamente lucrativo, esses fatores foram responsáveis pelas estratégias que usei no meu blog, fontes de renda que já testei e você também pode aplicar na criação do seu blog profissional.

Então é isso, nos vemos no próximo artigo.

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.