Como Divulgar Meu Blog – A Verdade Chocante que Você Ainda Não Sabe

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Eu não diria que foi sorte, mas quando eu criei o meu blog, devido aos outros projetos e clientes (que já tinha participado na época), eu sabia exatamente como divulgar o meu blog no Google da maneira certa. Porém eu vejo diariamente dezenas de blogs serem criados e abandonados por desgostos dos seus donos. Simplesmente blogs desertos.

Isso porque a maioria das pessoas não sabe como divulgar seus blogs da maneira certa, elas tentam se cadastrar em agregadores de links malucos, troca de banners com outros donos de blogs, não sabem como usar o poder do Google para atrair as pessoas certas para o seu blog, não sabem como usar o Facebook, elas apenas criam fãpages e postam de maneira aleatória.

É um fato que existem muitas informações em vídeos blogs e até cursos sobre como promover um blog que estão desatualizadas, ou livros antigos de SEO que possuem informações que não servem para nada nos dias de hoje. Assim a maioria das pessoas até tentam promover seus blogs usando essas técnicas, porém, seguindo informações desatualizadas realmente é bem complicado ter resultados certo?!

Ao longo dos próximos parágrafos eu vou te mostrar de forma prática e objetiva estratégias efetivas de como divulgar e popularizar o seu blog tanto no Facebook como no Google, além disso eu selecionei algumas dicas de otimização que são atemporais, isso mesmo, técnicas simples que eu uso desde 2008 e até hoje em dia dão resultados em SEO.

Outra coisa, escrevi algumas dicas especiais que vão te ajudar a construir algo mais poderoso do que qualquer outra coisa e sem dúvida será uma fonte inesgotável de tráfego para seu blog.

E agora, como divulgar meu blog?

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Essa é uma das perguntas que a maioria das pessoas fazem depois que iniciam o seu blog. Porém com a quantidade de informações desatualizadas na internet e também a gigantesca quantidade de “maus” conselhos que você encontra em diversos blogs faz com que muitas pessoas simplesmente não consigam ter uma divulgação efetiva e muito menos resultados.

A Armadilha dos Agregadores de Links

É possível que você já tenha recebido algum conselho ou sugestão como: Coloque o seu site em um agregador de links e no outro dia ele estará cheio de visitas…

Bom, eu agora vou te dar 3 motivos claros e diretos para que você não faça isso. Lembre-se esse é um blog (o meu blog) de negócios e não um blog de feito por hobbie, então tudo o que eu escrever aqui sempre tem por trás pesquisas, testes e é claro eu sempre deixo claro quando é apenas opinião.

Nesse caso estamos falando de FATOS então fique bem atento.

3 Motivos para parar de usar (fugir completamente) dos agregadores de links

Motivo Número 1 – Tráfego Sujo

O publico que vem de agregadores de links é na maior parte das vezes movido pela curiosidade. Elas vem clicam e logo saem. Eu nesses anos de experiência nunca vi ninguém dizer: – Consegui gerar resultados de verdade com tráfego de agregadores de links.

O tráfego não é segmentado, você não tem controle.

Motivo 2 – Comentários SPAM

Já imaginou nos comentários do seu blog ter dezenas de pessoas pedindo: – Posso colocar um banner no seu blog? ou – Podemos trocar links o meu blog com o seu?

Isso de certa forma mancharia a credibilidade do seu site certo?

Exatamente! Os agregadores de links estão lotados de blogueiros iniciantes que ainda não conseguiram resultados e que não conhecem as técnicas que vou passar para você aqui.

A maioria deles esta desesperado pois o blog deles só da desgosto e saem fazendo SPAM geral.

Motivo 3 – As regras dos Agregadores

A maioria dos agregadores exigem que você coloque banners ou links para eles. Ou seja, você tem que colocar banners brilhantes e saltitantes dentro do seu site que vão sugar o seu tráfego qualificado para outro local.

Consegue enxergar como isso pode ser simplesmente fatal? Os agregadores colocam tráfego sujo e desqualificado no seu blog e ainda levam o tráfego qualificado com os seus banners malucos.

Na boa, fuja dos agregadores!

Redes Sociais: Facebook, Fãpages, Twitter, Cansado de tentar e não ter resultados? Aqui algumas dicas

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Vamos lá! Para diferente dos agregadores, usar o Facebook, Fãpages, Twitter, Instagram podem sim ser usados, porém você precisa ter definida uma estratégia de negócio por trás dessa divulgação.

Estratégia de Negócios? SIM! Lembre-se que estamos falando da construção de um blog de negócios aqui, um blog que finalmente gere dinheiro para você. (Leia)

Como Divulgar o meu blog no Facebook

Ok, as fãpages tradicionais podem ser um bom começo, porém existe coisa mais chata do que terminar de produzir um novo conteúdo e não ter pessoas para ler aquele artigo?

Aquele alcance das fãpages de 1 ou 2% também te incomoda? Isso é na maioria dos casos motivo de muita frustração, porém deixa eu te perguntar…

Você já sentiu que faz parte de um grupo de pessoas? Aquela sensação que faz com que você esteja dentro de um movimento algo maior do que você que conecta pessoas com os mesmos objetivos?

Se você sente que falta algo que deixe o seu público perto de você e seja fiel aos seus ensinamentos isso é: Uma comunidade.

Se você também esta cansado de tentar os modos tradicionais como fãpages comuns, postagens no twitter, ou troca de divulgação “amiga” aqui vai alguns conselhos de como criar uma comunidade.

Facilmente consigo dizer para você 3 motivos para ter uma comunidade ao redor da sua marca (ou negócio).

  • 1 – Tráfego Qualificado e Demanda (constante) – As pessoas que vão fazer parte da sua comunidade são também os seus consumidores. Pessoas que estão em busca do seu conteúdo, dos seus produtos e serviços. Pessoas que confiam em você e o melhor basta divulgar na sua comunidade e as visitas virão.
  • 2 – Pesquisa do seu público na ponta da língua – Com uma comunidade engajada você consegue facilmente descobrir quais as suas dificuldades atuais e o que elas precisam para ir mais além nos seus negócios.
  • 3 – Quando você cria um movimento e se torna líder dele, você não só tem leitores, você tem fãs, verdadeiros e fiéis. Isso é muito poderoso para qualquer tipo de negócio e com você é claro, não é diferente.

A plataforma perfeita para criar sua comunidade hoje e popularizar o seu blog

Não tem segredo. Não tente complicar, tentando desenvolver um fórum ou algo do tipo. Não! Faça o simples, pois o simples pode gerar muito resultado.

O Facebook é a plataforma perfeita para isso.

Provavelmente você e os membros da sua comunidade (que você vai criar) usam o Facebook diariamente, não precisa de cadastro ou coisas complicadas. Ela já possui todo um sistema de gerenciamento de grupos como aprovação.

Enfim é perfeito.

Porém se você é cético como eu aqui vai alguns números:

  • Os usuários dentro do Facebook são ativos e bem engajados, pesquisas mostram que famílias ficam em média 36 minutos diários juntos. Porém um usuário médio, (isso mesmo médio) do Facebook fica em média 40 minutos por dia na rede social.
  • Além dos milhões de participantes em todo o mundo.

Rodrigo, então eu não posso usar minha fãpage para divulgar meu blog?

Sim, é claro que você pode (e até deve). Porém, você tem que ter em mente que sua fãpage atinge um número muito pequeno de fãs devido ao algoritmo do Facebook. Já os grupos possuem um engajamento muito maior e recurso de notificações.

Sem contar as interações dentro de um grupo, as pessoas lá dentro se sentem mais valorizadas.

3 Passos para criar uma comunidade e Divulgar o seu blog no Facebook

#1 – Posicionamento

1 – Defina Claramente os objetivos da sua comunidade

Você deve literalmente criar um movimento. Deixe claro os seus objetivos, o que você quer alcançar com aquela comunidade. Logicamente os seus objetivos devem estar em conjunto com os membros dessa comunidade.

Lembre-se todo blog profissional precisa de um posicionamento claro.

2 – Deixa claro que aquilo é uma comunidade e não um grupo.

Você pode ter um grupo de amigos, um grupo de colegas, um grupo da faculdade… Porém a sua comunidade não é um grupo. Ela é uma comunidade. Pessoas com o mesmo objetivo sendo lideradas por você.

3 – Pense: – O que eu passei na vida, quais histórias e fatos aconteceram comigo que eu posso liderar essas pessoas a passarem por um transformação.

É muito importante que a sua comunidade se ligue a você por uma história. Algo singular que aconteceu na sua vida e que é um dos motivos fortes para que essas pessoas te sigam.

Lembre-se é provável que existam muitos especialistas nas áreas que você também é especialista. Porém especialista na sua area que viveram exatamente o que você viveu, suas experiencias e vivencias, não existe! Você é único e singular e as pessoas vão se conectar com o que você tem de diferente.

2# – Operacional

1 – Crie o um grupo no Facebook

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Nesse caso vamos trabalhar na construção da sua comunidade usando o Facebook, e eu já dei vários motivos incontestáveis para isso.

Para criar é muito simples

Colocar o passo a passo com prints

2 – Coloque uma capa bacana

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3 – Deixe as regras claras na descrição e dê boas vindas

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4 – Convide as pessoas (e-mail marketing, blog, redes sociais)

3# Engajamento

É muito importante incentivar que as pessoas participem do grupo. Aquele local tem que ser diferenciado e no início você é o maior responsável por criar essa comunicação interna.

Coloque perguntas, enquetes, pergunte opiniões, dê dicas, sugestões, grave vídeos, aqueça a sua comunidade e a mantenha sempre aquecida isso vai fazer com que as pessoas sempre mais divulguem o seu blog e o seu nome.

Assim sua comunidade será sempre o local perfeito para divulgar o seu blog e muito mais que isso lá estaram as pessoas que compraram seus produtos e serão seus mais fieis fãs.

Como Divulgar meu Blog no Twitter

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Eu passei um tempão analisando como os blogueiros influentes gringos usam o seu Twitter de forma estratégica. Uma coisa que eu percebi sobre o Twitter e até batizei o nome foi de Twitter Furioso. Literalmente eles programam o dia inteiro de postagens com hastags e links é algo realmente  bem agressivo.

Porém estamos falando do Twitter, ou seja, essa tipo de abordagem não é agressiva no Twitter, na verdade é uma excelente estratégia.

Eu já testei e realmente funciona bem. Outra coisa que vale testar é divulgar conteúdo de terceiros de forma estratégica para ganhar RTs e divulgações espontâneas.

Use uma ferramenta como HotSuite ou Buffer e programe sem medo de ser feliz.

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Como Divulgar meu Blog no Instagram

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O Instagram tem crescido de forma extraordinária, diversas pessoas de praticamente todos os nichos tem tirado proveito do poder dele. Um dos maiores cases de trabalho bem feito em conjunto com blogs é do meu amigo Kellvyn Atari criador do insta @Mentor_Milionario.

Ele transformou o seu Instagram em um mini-blog com longos textos e sempre linkando para conteúdos do seu site de forma estratégica.

Como Divulgar o Meu Blog no Google

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Outro ponto muito importante é saber como divulgar o seu blog no Google. Fala sério, eu sei que você já deve ter ouvido falar sobre SEO (search engine optmization), otimização de sites para motores de busca.

Porém de 8 em cada 10 pessoas que eu conheço não usam SEO de maneira estratégica para divulgar seus blogs e nem seu trabalho online.

Quer saber por que?

Eu te digo.

Existe uma história que SEO muda todos os dias, que os 200 fatores que influenciam no comportamento das buscas…..

Ok, isso tudo é verdade. Porém você pode aplicar a regra de pareto. Traduzindo para quem não sabe essa regra: Foque nos 20% que geram 80% dos resultados.

Foque em otimizar os principais fatores e não fique pensando nos mais de 200.

Aqui os principais fatores para você de forma resumida:

SEO Onpage

É a otimização interna do seu blog, desde linkagem interna, títulos, descrições, urls, velocidade e performance do site e usabilidade. (Basicamente isso)

SEO OffPage

Otimização externa do seu site, trabalho de construção de links externos que podem ser feitos através de infográficos e conteúdos de valor que ajudam as pessoas.

Produção de Conteúdo Estratégica

Faça um planejamento e uma pesquisa de palavras chave baseado no que as pessoas procuram, e no que já gera resultados para os seus concorrentes,  monte uma linha editorial e siga religiosamente essa linha.

Sacada Principal: Construa um blog que o Google ama ou seja, foque no seu público

O que muitas pessoas ignoraram é que o foco do Google é o usuário ou seja o visitante. Se você otimizar o seu blog seguindo algumas regras básicas de SEO e priorizar o seu público em primeiro lugar, é provável que você nunca tenha problemas com isso.

Eu costumo chamar isso de: O simples que não é fácil.

É simples, porém não é fácil. Afinal, se fosse fácil todo mundo faria

Não tem muito segredo. Se você não sabe nada disso eu sugiro que você procure aprender, é sério não é complicado, não é tão difícil como muitos falam. E sabe o que é o melhor….

Enquanto muitos desistem por acharem que é complicado e você segue em frente, aos poucos você dominará o seu nicho e certamente será imbatível.

Conclusão de Como Divulgar o meu blog na Internet

Muitas pessoas que entendem que é possível gerar grandes resultados com um blog, ou literalmente transformar um blog comum em um negócio lucrativo estão sempre a procura de formas efetivas de divulgar seus blogs.

O que é ainda mais legal é ver que essas pessoas comuns que aplicam essas estratégias vivem em constante crescimento de faturamento, autoridade e visibilidade é como se uma coisa puxasse a outra, se funciona para elas, pode ter certeza: também funciona para você.

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo e que tenha sido útil para você, deixe seu comentário abaixo para que eu possa saber o que você achou e publicar outros artigos como esse.

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Como Divulgar Meu Blog – A Verdade Chocante que Você Ainda Não Sabe
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

2 Comments

  • Antonio Rodrigues

    Reply Reply 9 de novembro de 2015

    Rodrigo, uma amiga de um grupo de empreendedorismo indicou o seu artigo 11 Técnicas que roubam o tempo da maioria dos blogueiros iniciantes que querem crescer rapidamente e desde então venho acompanhado seu trabalho! Parabéns por mais este artigo prático e direto! um forte abraço!

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 9 de novembro de 2015

      Que massa Antonio! Poxa Fico feliz em saber disso 🙂 Seja muito bem vindo. Forte Abraço

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