Como escolher o domínio do seu site e arrebentar em SEO

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A escolha do domínio é o primeiro passo para criar um site, através dele podemos desenvolver estratégias de branding e até posicionamento na Web. Quando pensamos em criar um site antes de tudo temos que definir os seguintes tópicos:

  • Qual o Objetivo do Site?
  • Quem é seu público alvo?
  • Qual a métrica de conversão inicial do seu site?

Definir o objetivo do seu site é a primeira coisa que você tem que fazer, por que você está fazendo esse site, o que você pretende alcançar com ele, em seguida descubra quem é seu público alvo e como as pessoas procuram pelo seu serviço na internet.

Antes de fazer o lançamento do seu site você precisa definir uma boa métrica de conversão, essa métrica NÃO deve ser somente cliques, visitas ou page views. Seu objetivo de conversão deve ir além disso.

Procure conversões de engajamento, lista de emails, redes sociais e compartilhamentos de conteúdo essas são boas formas de melhorar a popularidade do site.

Definindo a melhor estratégia de acordo com seus objetivos

O ideal é que seu domínio mostre de forma clara e descritiva o conteúdo do site, isso além de ser importante para os usuários também ajuda no posicionamento no Google.

Não use domínios genéricos

Trabalhar com nomes de domínios genéricos onde o que difere você de seu concorrente é um plural ou singular ou até alguma letra. É um GRAVE ERRO! Você pode perder tráfego, ser confundido e até perder clientes por conta desse simples detalhe.

O próprio Facebook, Youtube já foram prejudicados por pessoas má intencionadas que registraram domínios parecidos com objetivo de atrair tráfego.

Termos como:

  • facefook.com – 1.900 busca exatas

  • faecbook – 14.800 buscas exatas

  • feicebook – 550.000 buscas exatas

Ou:

  • Youtub – 246.000 buscas exatas

  • yutube – 550.000 buscas exatas

  • yotube – 550.000 buscas exatas

Esse exemplo mostra bem os riscos de usar termos genéricos, as pessoas acabam confundindo seu nome ir param direto no site do concorrente.

Além disso o ideal é que você registre as variações .com .com.br .net para proteger sua marca e inibir más práticas de outros sites.

Fique atento a pronúncia do seu domínio

Quanto mais fácil de falar o domínio melhor. Seu domínio tem que ser algo que marque, algo que não precise de explicação nem para escrita nem para pronúncia.

Imagine você ter um site que toda vez que alguém perguntar o endereço você precise falar 3 vezes e ainda escrever em um papel, e caso a pessoa perca esse papel, você não será facilmente encontrado. Terrível!

Tamanho do Dominio

Use domínios curtos e de claro entendimento como já falamos anteriormente procure algo fácil de memorizar.

Brand da Marca ou palavra chave exata?

Trabalhar o nome da marca do domínio é algo muito importante para branding, claro que você não é obrigado a usar o nome da sua marca diretamente no seu domínio, pode trabalhar isso dentro de seu site ou títulos então não à regras em relação à isso.

Marcas como Amazon.com em seu domínio não mostra nada o que a empresa oferece, nós conhecemos por ser uma marca já poderosa e conceituada no mercado.Se você estiver pensando em SEO para posicionamento pode incluir alguma palavra chave no seu domínio para ajudar no posicionamento.

Nós chamamos isso de Domínio Parcial, quando se tem a palavra chave dentro de seu domínio mas ele não é um domínio exato:

Domínio Parcial: Força média

Nome Genérico + Palavra Chave ou Palavra Chave + Nome Genérico

  • rodrigoseo.com.br

  • minutodocoaching.com.br

  • sosbateria.com.br

Já os dominios exatos tem mais força de indexação, pois representam diretamente as palavras chaves que os usuários estão procurando:

Domínio Exato: Força total

[Palavra Chave Exata]

  • bateriaparacarro.com

  • imóveisemfortaleza.com.br

  • ganhardinheiroonline.com.br

Então cabe você escolher a forma que se adeque melhor ao seu site, dependendo da concorrencia e de seus objetivos. Vale lembrar que você pode trabalhar seus títulos, layouts de outras formas dentro do seu site que lhe permite uma identidade visual melhor.

Nome da Marca com domínio Exato: Força total + Brand

  • bateriaparacarro.com

  • aprendertocarguitarra.com

Outra forma se você estar criando ainda sua marca é transforma-la no dominio do site.

Evite números e caracteres especiais

Hiféns e números não são auto-explicativos, ou seja, não são de fácil memorização, só use se realmente for necessário.

O Grande Mito sobre os domínios

Muitas pessoas falaram por aí que dominios; .net . org .vib .info entre outros são condenados a não ranquiar bem no Google. A verdade que isso é apenas um mito!

O Google não tem preferencia como muitos acreditam nos domínios .com e .com.br então não existe problemas de ranqueamento em usar as diversas variações em domínios.

Qual o problema de usar .net . info .etc e outros?

Como sabemos somos vítimas de diversos anúncios e spams, então em muitas mentes um site com essa terminação já está taxado com conteúdo de baixa qualidade, acredite talvez você igualmente à mim não tenha nenhum problema em relação à isso, estamos falando de nossos consumidores que muitas vezes deixam de clicar em um link por não dar total credibilidade e confiança aquele site.

Resumindo, não é o Google que não gosta das variações em dominios e sim as pessoas que não tem total confiança neles.

Outro fato é que o a maioria do povo brasileiro está sempre acostumado a digitar .com e .com.br então uma dica que considero legal é se for trabalhar com domínios diferentes do comum procure trabalhar essa diferença no próprio nome da marca como exemplo:

iradex.net

Então…

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês a melhorarem suas estratégias de SEO 🙂

Nos vemos no Topo da SERP

Até a próxima!

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.