11 Técnicas que roubam o tempo da maioria dos blogueiros iniciantes que querem crescer rapidamente

como-fazer-um-blog

Você já parou pra pensar que praticamente tudo o que você feito em relação a como fazer um blog de sucesso pode está sendo uma perda de tempo? Eu não estou falando de algum hack que você tenha visto por aí… Estou falando de técnicas que grandes profissionais falam e recomendam por aí…

Você quer saber porque?

Simplesmente porque não são realmente adequadas para blogueiros iniciantes…

Ou podem até ser, porém os efeitos que elas causam são muitas vezes inúteis. Nos últimos anos eu tenho visto diversos blogs nascerem e morrerem isso porque de fato criar um blog de sucesso, não é algo tão simples como se fala… Se fosse todos os milhões de blogueiros que existem pelo Brasil seriam ricos, teriam presença online, ou seriam bem sucedidos.

E a grande questão é que essa maioria de pessoas fazem absolutamente coisas que geram sim, resultados, porém resultados de 6 a 8 meses para começar a realmente surtir efeito e no meio desse caminho muitos desistem, ou seja, fracassam.

Rodrigo… E o que são essas coisas?

Vamos ver passo a passo cada uma delas agora 😀

 

Como medir o tráfego de sites blogs novos

como-medir-o-trafego-de-um-blog

 

Considere a seguinte pergunta:

Se você hoje implementa uma técnica para gerar mais tráfego.. E você esta recebendo em média 1 visitante por dia do Google e depois que implementa isso passa a receber 2 visitantes por dia…

WOOU… Rodrigo dupliquei o meu tráfego… aumentei em 100% as minhas visitas diárias!

Nossa…. Porém isso não deixa de ser apenas 2 visitantes diários 😛

Confira 7 dicas para o seu site aparecer mais rápido no Google

Leia isso com atenção:

A métrica certa para blogs iniciantes NÃO é… Visitantes novos, Não são os Visitantes únicos, não é a quantidade de pessoas que você trouxe por dia no seu blog.

erros-de-blogueiros

A métrica certa para blogueiros iniciantes é a quantidade de visitantes que você recebe pelo seu tempo investido

Você pode…

Você pode sim, se tornar uma escravo do seu blog escrevendo milhares de artigos por semana, ficar sem dormir pesquisando se preocupando com erros de português, fazendo pesquisa de palavras chaves... Ou então começar a fazer os seus vídeos postar no Youtube… Compartilhar nas suas redes sociais onde só tem os seus amigos e eles vão achar aquilo no mínimo super esquisto… Ou então suas tias vão achar foto aquele seu vídeo falando sobre XYZ.

Sim você pode… Porém você terá no final do mês milhares de hora investidas em um blog que vai lhe gerar 30 ou 40 visitas e também alguns leads de pessoas interessadas no seu conteúdo gratuito para aplicar nos blogs delas como se elas fossem os criadores e o ciclo dos blogs falidos continuam e continuam…

Confesso que concordo 100% com o Bruno Piccinini quando ele diz que os blogs são a pior maneira de começar um negócio digital,PORÉM quando os blogueiros estão seguindo esse mito que se espalhou por aí. Nesse modelo de blog sim… É a pior maneira.

Os 2 tipos de tráfego

A maioria dos experts não sabem que existem 2 tipos de tráfego:

  • 1 – O tráfego quando você tem um público fidelizado
  • 2 – O tráfego quando você não tem um público fidelizado

Por exemplo… Você já ouviu falar que deve publicar bastantes artigos no seu blog certo?

É verdade… Quando você tem uma audiência isso vai gerar para você uma maior quantidade de visitantes por hora investida (VHI).

Porém, se você ainda não tem um público?

Eu poderia dizer que essa á a pior maneira para a nossa métrica de visitantes por hora investida.

Para escrever um artigo aceitável eu fico em média 4 a 6 horas pesquisando, procurando imagens bacanas, pesquisando palavras chaves enfim… Se eu já não tivesse um certo público e lista de email (Aprenda como aumentar sua lista de email usando seu blog) enfim… Fazer tudo isso em várias quantidades escrevendo loucamente 5 artigos por semana será que isso realmente iria me dar algum resultado a curto prazo?

O meu tempo realmente esta sendo investido de forma estratégia?

E isso sem falar de termos técnicos de um site com domínio novo, poucos backlinks entre outros detalhes de SEO.

Entretanto eu me pergunto…

Se a publicação de conteúdo massiva no próprio site de um blogueiro iniciante talvez seja um dos piores investimentos para começar.. Porque grandes experts recomendam isso?

A resposta é simples: Eles subestimam a própria autoridade e o público fidelizado.

A sacada é…. 

… que a maioria das estratégias de geração de tráfego divulgadas por aí só funcionam efetivamente quando você já tem em média de 300 a 1000 pessoas que estão realmente fidelizadas com o seu trabalho.

As 11 técnicas nocivas para blogueiros iniciantes: Consomem muito tempo e os resultados são lentos

como-fazer-um-blog-de-sucesso

SEO OnPage

Agora você vai dizer…. Rodrigo você está louco!? Na verdade estou me referindo a fazer analises complexos de Onpage, se preocupar de mais com a velocidade do seu blog perder horas e horas do seu dia procurando por palavras-chaves, títulos, meta descriptions e tudo mais.

Mas…. Isso não funciona?

Funciona sim! E é fundamental porém perder muito tempo com isso no inicio do seu blog não vai trazer muitos visitantes por tempo investido.

Comentar em blogs populares

Foi se o tempo que sair de blog em blog publicando comentários com links para o seu blog funcionavam… Lembre-se estamos falando do seu tempo investido para gerar tráfego, investir seu tempo assim não vale mais a pena hoje em dia. Isso pode ser uma boa estratégia para conseguir um relacionamento com o dono do blog no futuro, porém com o objetivo de gerar tráfego não compensa pois os cliques são baixíssimos.

Press Release

Investir em divulgação em impressa ou press release nem de longe pode ser algo efetivo… Você pode conseguir um tráfego massivo porém na grande maioria das vezes é um tráfego desqualificado e curioso. Você não consegue fidelizar.

Submeter seu site para diretórios

Eu ainda me assusto com cursos de SEO em que pessoas recomendam isso como uma boa prática. Já faz bastante tempo em que links gerados por agregadores de links não influenciam em absolutamente nada. E bem parecido com o Press Release a grande maioria do tráfego gerado é curioso, não paga absolutamente nada pelos seu serviço ( a não ser que você monetize o seu site com Google Adsense) Nesse caso e dependendo do nicho ainda pode valer um pouco, porém no geral essa estratégia não vale mais a bom tempo.

Responder perguntas em fórum ou grupos

Eu mesmo já fiz isso por muito tempo… E posso dizer que pode ajudar um pouco na construção da sua autoridade. Porém você dedica horas e horas do seu tempo tirando dúvidas respondendo perguntas ajudando pessoas… Beleza isso é legal porém já existem formas melhores para aumentar a sua autoridade .

O investimento do tempo não vale a pena em relação ao resultado gerado a curto prazo.

Facebook, Twitter

Quando você começa o seu negócio, é bem provável que o seu público presente nas suas redes sociais ainda não seja  um público atraído pelo seu trabalho. Com a queda do alcance do Facebook e o Twitter caindo em desuso no Brasil, investir o seu tempo em fãpages do zero pode também consumir muito tempo e ter poucas visitas na nossa métrica de quantidades de visitantes pelo tempo investido.

Vídeos no Youtube

Mais uma pequena polêmica. Algumas pessoas conseguem gerar resultados com vídeos no Youtube porém a grande maioria enfrenta o desafio de transformar esses vídeos do Youtube em lista de email.Ter pessoas inscritas no seu canal no Youtube é excelente, mas se você pensa em blog…. A principal prioridade deve ser a sua lista de email.

Digo isso também porque muitos blogueiros relatam que não tem tempo para investir no canal do Youtube e no Blog ao mesmo tempo. Você pode sim, investir no canal do Youtube porém nunca esqueça.

Youtube é casa alugada, a sua lista de email e o seu blog são seus!

Essa estratégia pode ser fundamental, para um segundo momento porém para blogueiros iniciantes não trazem resultados imediatos.

Ter um Design único

Nem de longe ter um design único pode ser um fator decisivo para o seu site. Sites como Viver de Blog e Quero Ficar Rico foram tão plagiados que em parceria com a UberFácil meu amigo Henrique Carvalho lançou o tema do VdB no Mercado.

Saiba mais sobre o Tema Épico da UberFácil

Investir rios de dinheiro e tempo com designers e programadores para ter um layout único pode ser um dos piores investimentos para blogueiros iniciantes.

Isso não influencia praticamente em nada na sua VHI. Você precisa de um layout amigável e que gere conversões em leads , porém não precisa de um layout único e inédito. Pelo menos no primeiro momento não.

Infográfico

Um infográfico requer tempo de pesquisa, tempo de produção, investimento em arte. SIM…. infográfico é uma excelente estratégia para ganhar backlinks mas a grande questão é que para viralizar um infográfico você precisa de um público. Se você não tem um público e cria um infográfico por mais bacana que ele seja o valor investido na criação e preparação dele não será nem de longe válido pelo quantidade de pessoas que você vai alcançar no primeiro momento.

Publicar Grandes Artigos

Públicar grandes artigos é uma das minhas coisas preferidas. Porém se você é um blogueiro iniciante, investir tempo escrevendo artigos gigantes talvez não seja uma boa idéia. Digo isso pelo exemplo do meu próprio blog, os primeiros artigos que escrevi aqui não fizeram tanta diferença para o crescimento do blog. É bem parecido com o infográfico.

Quer que eu diga para você o que fazer com grandes e épicos artigos?

Continue lendo este post!

Lembre-se…

Essas técnicas são boas, porém para alguém que esta começando do zero, ou ainda não tem um público presente e ativo elas não contribuem em quase nada para chegar aos seus primeiros leitores fiéis. Ou podem até funcionar entretanto como eu venho falando durante o conteúdo.

O Tempo investido não gera visitantes proporcionais para realmente valer a pena. Ou seja você consome muito do seu tempo e gera poucos resultados a curto prazo.

4 Estratégias de Tráfego Realmente Efetivas para Iniciantes

estrategias-de-trafego-para-iniciantes

 

Guest Blogging

Guest Blogging é quando você convida alguém para escrever no seu blog. Geralmente estes blogueiros divulgam esse artigo para o público deles, deles divulgam nas redes sociais deles e muito mais. Se esse convidado já tem um certo público você consegue uma exposição poderosa.

E o melhor… Olhe para o seu tempo investido… Você faz um convite o blogueiro convidado produz o artigo ele mesmo divulga. Essa é uma das melhores estratégias de visitantes por tempo investido 😀

Entrevistas

Se você consegue entrevistar alguém referencia no seu nicho é provável que o público dessa pessoa procure assistir essa entrevista ou ler o artigo. Por isso eu sempre falo que você deve participar de eventos presenciais e melhorar cada vez mais o seu network.

Posso confessar para você que depois que saiu a minha entrevista com o meu amigo Pedro Quintanilha no Mentalidade Empreendedora isso fez bastante diferença pro meu blog.

Então a dica é der entrevistas e entreviste autoridades do mercado.

Tempo investido de 10 a 20 minutos para gravar.Retorno em visitas gigante!

OutReach

Essa é uma técnica quase mágica para turbinar o tráfego do seu site. Quando você lista várias autoridades ou profissionais do mercado em um único artigo é provável que você receba várias menções e links… Eu mesmo quando apliquei essa estratégia aqui no blog nos artigos:

14 Blogs de Seo para você acompanhar

14 Profissionais de SEO que todos devem acompanhar

Foram responsáveis por um salto de 800% do meu tráfego em apenas 24 horas

aumento-de-trafego

 

A grande questão que muitos fracassam, pois não é simplesmente escrever o artigo e pronto tem toda uma estratégia para gerar relacionamento afinal, você como um blogueiro iniciante é provável que alguns especialistas não vão recomendar. Eu estou preparando um Ebook para vender onde ensino como apliquei essa técnica.

Anúncios

Se você procurar resultados realmente de tráfego, investir em anúncios pode ser uma saída. Você leva em média de 10 a 20 minutos para preparar um anúncio no Facebook Ads por exemplo. Não é tão caro e você pode usar estratégias de Hyper Segmentação  se estiver usando uma LeadLovers por exemplo.

É uma ferramenta que eu uso e é simplesmente fantástica. Ela permite com que você faça anúncios hyper segmentados melhorando as suas conversões e reduzindo ao máximo o seu custo.

Ou seja você escolhe a fãpage ou grupo e a ferramenta lista os IDs (pessoas) mais quentes para você fazer anúncios que vão aparecer exclusivamente para essas pessoas.

Na minha opinião a melhor ferramenta para fazer ajudar nos anúncios e melhorar o seu ROI.

Partindo para a ação

Agora que você viu essas estratégias de tráfego eu espero que você não cometa mais esses erros que todos os outros comentem por aí. Você pode começar trazendo convidados para o seu blog ou escrevendo guest post, participe dos eventos para conseguir entrevistas e depois plug um OutReach 😀

Depois que você tiver com o seu blog convertendo leads faça um pequeno investimento em anúncios hyper segmentados isso vai acelerar e muito a construção da sua lista.

Como crescer o meu blog de forma rápida e eficiente?

A resposta para essa pergunta é simples. Faça o que funciona e evite o que não funciona.

É provável que você esteja dedicando muito tempo para o seu blog e não esteja conseguindo fazer ele decolar. Isso é normal se você tem sido vítima desse mito espalhado.

Uma lição para hoje:

A sua métrica deve ser os visitantes gerados pelo seu tempo investido. Foque no que gera resultado, foque no que vai realmente fazer você crescer.

Por hoje é isso!

11 Técnicas que roubam o tempo da maioria dos blogueiros iniciantes que querem crescer rapidamente
5 (100%) 10 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

32 Comments

  • Sidnei Andrade

    Reply Reply 8 de setembro de 2014

    Nossa Rodrigo você jogou duro, conteúdo muito bom para iniciantes, confesso que usei muitas dessas técnicas e realmente o tempo investido não foi recompensado.

    Parabéns pelo Artigo!

  • Matheus Beck

    Reply Reply 8 de setembro de 2014

    Caraca, Rodrigão!

    Tem certeza que esse artigo vai ficar disponível aqui de graça? rsrsrs

    Parabéns mesmo, vai ajudar muito a galera que tá começando! Você tá usando mais ou menos a estratégia que costumo usar no Mestre.

    Menino de ouro!

    Abraço.

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 8 de setembro de 2014

      E aí Matheus Beck 😀 Muito Obrigado pelo comentário amigo! Abração

  • Tiago Tessmann

    Reply Reply 9 de setembro de 2014

    Grande Rodrigo!!!

    Cara eu não pude deixar de comentar nesse excelente artigo seu, pois na minha opinião foi um dos melhores até agora. Eu realmente não pensei que poderia usar mais estratégias para o meu blog, muito obrigado!!!

    Forte abraço e sucesso sempre!

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 9 de setembro de 2014

      Opa! Muito obrigado pelo comentário Tiago 😀 Fico feliz que tenha gostado do artigo! Grande Abraço!

  • Asllan Maciel

    Reply Reply 10 de setembro de 2014

    Excelentes dicas Rodrigo!

  • Vinícius Mattos

    Reply Reply 14 de setembro de 2014

    Rodrigo o que foi isso meu vélho? Conteúdo muito top! Tinha várias coisas que eu estava fazendo de errado e através do seu artigo consegui enxergar esses erros. Grande abraço!

  • HOT

    Reply Reply 21 de setembro de 2014

    Rodrigo ótimas dicas voce manja muito tem historia,mais com as constantes mudanças do algoritmo do google fica bem dificil

    parabens pelas dicas…

    se poder me dar umas dicas para meu site eu agradeço ok

    obrigado

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 24 de setembro de 2014

      E aí tudo bom? Que bom que gostou muito obrigado pelo comentário 😀 Grande Abraço!

  • Rodolfo Barros

    Reply Reply 30 de dezembro de 2014

    Rodrigo vc é o cara!

    Ainda não tinha visto esse tipo de artigo em outros blogs na internet. Vc simplesmente foi uma luz que me orientou o caminho que devo seguir com esse post.

    To te seguindo agora em diante.

    Abração.

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 3 de janeiro de 2015

      Woou!!! Muito obrigado Rodolfo fico muito feliz em saber 🙂 Forte Abraço!

  • Igor

    Reply Reply 23 de janeiro de 2015

    Ótimas dicas pra quem esta começando agora, vlw!

  • Franciele

    Reply Reply 1 de abril de 2015

    OI,ARTIGO MAGNIFICO…..AJUDOU MUITO

  • Lucas

    Reply Reply 23 de maio de 2015

    Oi Rodrigo,
    Parabéns pelo artigo. Gostei da maneira como escreve e do conteúdo! Parabéns, estou começando meu blog agora e é muito trabalho mesmo!
    Sucesso!

  • Lucas Martins

    Reply Reply 14 de outubro de 2015

    Olá Rodrigo. Primeiramente quero te parabenizar pelo conteúdo. Muito bom.

    Em segundo lugar quero ressaltar uns pontos importante.

    Sobre Guest Blogging. Minha opinião é que conseguir que algum blogueiro que já tenha algum renome publique um artigo em um blog novo é algo muito difícil. É mais fácil você conseguir fazer um Guest post para ele (Com um conteúdo ótimo) e então oferecer para ele publicar no site dele…ou nas redes sociais.

    Sobre entrevistas. É outra coisa difícil de conseguir quando você está no início começando do zero. O que o blogueiro que está sendo entrevistado ganharia? Se quem está fazendo a entrevista ainda não tem nem um público para assistir.

    Normalmente para conseguir algum desses dois você precisa oferecer algo em troca, que seja benéfico para o outro blogueiro.

    Apenas esses dois pontos que queria ressaltar.

    Novamente, parabéns pelo site e pelo conteúdo.

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 14 de outubro de 2015

      Opa Lucas seja bem vindo! 😀 Existem alguns sites multi-autores que permitem a produção dos Guest post o Administradores por exemplo. Lógico que não é tão simples conseguir destaque logo no início. Porém um iniciante deve ser um caçador dessas oportunidades e manter essa prática. Outra coisa pode ser um investimento em publieditoriais (publicar um artigo pago em outros blogs de conteúdo para divulgar o seu nome) Isso também é uma saída. Muito boa a sua colocação, o importante é não se limitar e deixar de tentar achando que é impossível 🙂 Forte Abraço!

  • Sonhada Maternidade

    Reply Reply 11 de maio de 2016

    Oi Rodrigo!

    Vc é o primeiro que leio que traz dicas realmente importantes e reais. Nada de enrolação e falsas promessas. Parabéns.

  • Helenilson

    Reply Reply 10 de agosto de 2016

    Gostei muito bom

  • Stevão Eberhardt

    Reply Reply 29 de agosto de 2016

    Eaí, Rodrigo… Muito boas suas dicas! Clarearam minha mente e esclareceram muitas dúvidas! Gostaria que visitasse meu blog e me desse um feedback, se possível… Desde já obrigado, e parabéns pelo trabalho. http://diadiadosmeuscoisas.blogspot.com.br/

  • DOMINGOS FERREIRA

    Reply Reply 5 de dezembro de 2016

    Parabéns pelo seu blogs suas dicas são de grande valor valeu

  • Bruno

    Reply Reply 22 de dezembro de 2016

    Show de bola, mandou a verdade mesmo, eu já testei algumas dessas taticas antigas, aprendi na pratica que nao funcionam….

Leave A Response

* Denotes Required Field