Como melhorar a concentração e o foco para dobrar a sua produtividade ainda hoje

como-melhorar-a-concentracao

E aí tudo bom? Hoje vamos falar sobre algo que sem dúvida é o que separa as pessoas que tem resultado das pessoas que tem apenas conhecimento. Vou te dar algumas dicas de como melhorar a concentração e o foco para que você possa dobrar a sua produtividade ainda hoje.

Se você realmente seguir as dicas desse artigo tenho certeza que fará toda a diferença pra você.

Como ter foco e porque?

como-ter-foco

 

Sem dúvidas o foco e a concentração são 2 ingredientes que jamais faltaram nos maiores empreendedores e empresários do mundo… Não digo só deles mas sim de toda pessoa que conseguiu alcançar algum tipo de sucesso sendo cantor, jogador de futebol enfim.

O poder de focar em apenas alguma coisa faz com que eliminamos todas as distrações e assim o nosso cérebro trabalhe de forma efetiva para realizar algum tipo de atividade específica.

 

Você já passou por isso?

Tem alguma atividade que você sabe que precisa entregar como um trabalho ou realizar alguma tarefa específica, mas como é para próxima semana você deixa passar, deixa passar, até chegar na véspera da entrega. Você sabia que esse trabalho era preciso e que você deveria fazer com antecedência, mas por algum motivo você foi deixando.

Mesmo sendo um trabalho complicado você consegue executar em apenas algumas horas quando esta 100% concentrado em fazer aquilo.

Já viveu isso?

O livro Maestria mostra esse conceito de forma muito interessante, ele mostra como ativar o seu cérebro para focar naquilo que é realmente importante. Abaixo nos vamos ver algumas dicas práticas baseadas no Maestria e também no livro A Única Coisa e como eles me ajudaram a desenvolver melhor o meu foco.

1. Lei de Pareto – Como ter mais concentraçãocomo-ter-mais-concentração

A lei de Pareto fala do conceito de 80/20 ou seja: Apenas 20% das coisas que você faz são responsáveis por 80% dos seus resultados. Isso querendo ou não é a pura verdade e se aplica a praticamente tudo e em todas as ocasiões na vida.

Sabendo que são apenas 20% das suas tarefas que geram 80% dos seus resultados você deve focar em fazer essas tarefas perfeitamente e deter o seu tempo a elas.

Exercício 1: Liste todas as suas tarefas em uma fileira faça como o exemplo abaixo:

lista-de-tarefas-como-fazer

 

 

2. Lei de Pareto ao Extremo – Como melhorar a concentração

alcançar-objetivos

 

 

Quando você aplicar a dica da lei de pareto ela em si já vai fazer uma grande diferença na sua lista de tarefas para que você posso focar toda a sua concentração naquilo que vai te dar mais resultados. Outra coisa que você pode fazer é aplicar o conceito Pareto Ao Extremo que consistem e diminuir os 20% em ainda mais 20% e assim por diante.

O genial disso é que quando você aplica você tem praticamente um check list completo de tudo o que tem que fazer na ordem de importância e prioridade.

como-fazer-lei-de-pareto

Muitas pessoas inclusive eu tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e chegam até a dizer que isso é bom e que podem dar conta. Eu muitas vezes já me vi em situações difíceis por ter várias coisas para fazer e tentar fazer tudo ao mesmo tempo (inclusive passei por isso quando estava escrevendo o artigo).

Uma coisa que fortalece o poder e velocidade em cumprir tarefas é manter a concentração e como melhor a concentração é o que você deve se focar.

O Conceito do Malabarista e o do Pato

Existem dois conceitos sobre foco e concentração muito interessantes. O conceito do malabarista consiste em dizer que s você esta fazendo várias coisas ao mesmo tempo acaba não segurando nenhuma é o conceito dos malabares. Joga um pra cima enquanto segura o outro e assim sucessivamente.

Já o conceito do Pato tem mais haver com o poder de focar naquilo que é realmente importante. Você já percebeu que um pato faz praticamente tudo certo?

O pato:

  • Anda;
  • Tem asa;
  • É aquatico;

Mas ele:

  • Anda esquisito;
  • Tem asa mas não voa com perfeição (acho que nem voa);
  • É aquático mas é muito lento;

Se for comparar com um tubarão o pato teria mais recursos porém dentro da água não existe animal mais poderoso que o tubarão, não importa se ele não consegue respirar na superfície ou não sabe voa. Ele é o melhor naquilo que ele faz.

Meu conselho…

Foque naquilo que você é bom!

Realizando tarefas

Aplicando esses dois conceitos para realização de tarefas eu diria que você deve eliminar completamente suas distrações antes de realizar algum tipo de coisa importante. Principais distrações na internet:

  • Facebook
  • WhatsApp
  • As vezes vídeos
  • Instagram

A maioria das ações conseguimos realizar com esses aplicativos aberto sem problema nenhum porém isso pode muitas vezes atrapalhar a nossa produtividade e aumentar o tempo de execução das tarefas.

 

 

Como dobrar sua produtividade ainda hoje

dobrar-sua-produtividade

 

 

Quem de nós não quer ser mais produtivo? Ou queria que o dia tivesse 30 horas ao invés de 24 horas? A verdade é que se você tiver uma boa produtividade é possível fazer aquilo que é mais importante com qualidade e ainda conseguir tempo para se divertir. (digamos que estou em processo de aprendizagem e relação a isso).

Algumas dicas:

Quebre as tarefas em etapas

A partir de agora sem que tiver uma tarefa a ser realizada como gravar um vídeo para o seu canal do youtube ou escrever artigos para o seu site. Ou quem sabe definir reuniões com pautas para os clientes quebre em etapas.

Como assim?

Objetivo final: Gravar um vídeo para o meu canal

Quebrando etapas:

1 – Definir tema

2 – Definir título

3 – Preparar Roteiro

4 – Gravar teste

5 – Gravar valendo

6 – Editar

7 – Upload para o youtube

8 – Otimizar o vídeo

Quando você quebra a tarefa em etapas você deixa claro para o seu cérebro o que você tem que fazer exatamente. Melhorando ainda mais a sua produtividade e realização das tarefas.

Lembre-se não é simplesmente gravar 1 vídeo, são cumprir essas etapas. Quando você tem esse check-list em mãos sua produtividade aumenta muito.

Faça uma coisa de cada vez

A maioria dos acidentes e grandes erros humanos ocorrem quando pessoas estão fazendo mais de um coisa ao mesmo tempo. Seja dirigindo e falando ao celular, trabalhando em obras e assistindo jogo de futebol, trabalhando no computador tomando refri e assistindo curso na TV (aconteceu comigo quase perco meu notebook).

Então se você quer aprender como melhorar a concentração e o seu foco em atividades não existe uma maneira mais eficaz do que fazer uma coisa por vez. Você pode imaginar estar perdendo tempo, mas na verdade muitas vezes você ganha tempo e faz as coisas com qualidade.

Use o maior combustível natural: Dopamina

Pra quem não sabe a dopamina é uma substância que o cérebro distribui quando estamos fazendo coisas que gostamos e que nos levam a algum tipo de adrenalina. Já ouviu falar que os grafiteiros pixam os prédios por conta da adrenalina e desafio? Pois é isso é dopamina.

Mas você não precisa pixar a parede de ninguém ou parar suas tarefas no meio para fazer um rally. O que você pode fazer é ouvir músicas que te deixam pra cima!

Se tem uma playlist que ajuda você é sair um pouco e deixa o cérebro mais solto (que expressão maluca) quando estiver desanimado escute essas músicas e sua produtividade vai aumentar.

Recomendações

Se você gostou do conteúdo e quer aprender como Dominar o Poder do Foco para alcançar os seus maiores objetivos até mesmo os mais ousados. Recomendo que você assista esse vídeo gravado pelo Master Coach e Ph.D Paulo Vieira que mostra: Como eliminar a Falta de Foco em 28 dias ou menos

Quero Saber mais >>

 

 

Me diz aí...

Quais são as outras estratégias de aumento de produtividade que você conhece?

 

Muito obrigado,

Rodrigo Nogueira

Como melhorar a concentração e o foco para dobrar a sua produtividade ainda hoje
4.6 (92.73%) 22 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.