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Olá, seja bem vindo a primeira aula do nosso treinamento online!

Se você não me conhece ainda, meu nome é Rodrigo Nogueira, fundador do site rodrigoseo.com.br empreendedor digital brasileiro que conseguiu aumentar o tráfego do site em 10x em menos de 24 horas (sem gastar nada).

Para saber mais sobre mim clique aqui!

 

Se você chegou aqui de paraquedas esse conteúdo faz parte de um mini-curso que ensino 5 táticas para gerar tráfego constante, gratuito e qualificado de uma vez por todas. Se inscreva abaixo para ficar sabendo dos próximos artigos.

Mas tudo bem… não perca o foco.

O que você vai aprender na primeira aula:

  • Como definir um objetivo para seu conteúdo
  • Tipos de conteúdo
  • Como montar um planejamento de palavras chave para aumentar o tráfego do seu site absurdamente
  • Você vai aprender a descobrir TUDO o que o seu público realmente quer e como atrai-lo para seu site

Alguns conceitos básicos antes de ir para a prática

Quando falamos em mecanismos de pesquisa Google, Yahoo!, Bing devemos sempre ter o foco em algo importante SEO. Muitas pessoas falam por aí que SEO morreu, que não vale apena investir tempo e dedicação para otimizar o seu site. A verdade é que poucas pessoas realmente sabem montar um plano de ação para SEO.

E não estou falando em códigos, estrutura html… Não! Estou falando em saber o que o seu persona/avatar deseja e oferecer de forma estratégica como conteúdo para atrair a sua audiência, ganhar sua confiança.

O que você precisa entender de SEO

SEO é uma area muito ampla que muda constantemente. Como o foco desse treinamento é gerar tráfego, você precisa entender algumas coisas sobre SEO para isso indico alguns artigos do meu blog. Para construir um planejamento de palavras chaves efetivo seu site precisa no mínimo estar dentro das diretrizes de qualidade do Google.

Se você não tem muito conhecimento em SEO indico esses artigos:

Esses conteúdos vão ajudar você a otimizar a parte interna do seu site para então aplicar as dicas abaixo!

Vamos lá!

 

Passo 1: O por que escrever?

Antes de qualquer coisa você precisa definir qual o objetivo do conteúdo que você quer indexar. Entre os objetivos básicos podemos classificar:

  • Posicionar página no Google;
  • Viralizar nas redes sociais (Conteúdos polêmicos com títulos intrigantes);
  • Promover um produto afiliado;
  • Fortalecer a Linkagem Interna do seu site (ou de um post específico).

E esse tipo de conteúdo deve ser baseado SEMPRE no seu avatar/persona ou seja…

Escreva conteúdos que:

  • Solucione algum problema do seu avatar;
  • Ajude seu avatar a chegar próximo do seu sonho;
  • Mate alguma objeção do seu avatar em relação ao produto (tanto para produtos próprios como para produtos afiliados);
  • Estejam de acordo com a demanda de pesquisa;
  • Contem histórias pessoais (gerar conexão com o avatar e autoridade);
  • Gerem antecipação dos próximos artigos.

E você pode me dizer…

Rodrigo, eu quero que o meu conteúdo seja indexado no Google, eu quero que ele seja viral nas redes sociais, eu quero fortalecer a minha linkagem interna.

A verdade é que muitas pessoas cometem esse mesmo erro!

Você não pode escrever um conteúdo com inúmeros objetivos diferentes pois ele acabará não atingindo nenhum objetivo com efetividade.

Por exemplo: Eu tenho um post que escrevi no blog chamado: Analista SEO em Fortaleza

O objetivo desse post era me posicionar em primeiro lugar para esse termo, então cada parágrafo desse conteúdo foi pensando em semânticas para ranking. Não pense que foi sorte esse post se posicionar em primeiro cara palavra foi medida e pensada antes de ser colocada.

analista-seo-em-fortaleza

Outro exemplo…

Outro exemplo para ilustrar foi um artigo com FOCO VIRAL: Tudo aquilo que você tem aprendido sobre Marketing Digital pode estar errado (saiba por que)

Por que esse artigo tem um forte ativo viral?

Analise de Título

1 – Tudo aquilo que você tem aprendido – É uma afirmação, eu estou afirmando que você estar aprendendo
2 – Sobre Marketing Digital – Muitas pessoas estão começando agora então elas não tem segurança se tudo o que fazem marketing digital estar correto ou não.
3 – Pode estar errado – As pessoas se preocupam mais com o que não fazer do que com o que fazer. Esse é o motivo por que muitos posts que falam sobre erros viralizam.

4 – (Saiba o por que) – As pessoas sempre querem saber o por que das coisas.

EX: – Meu filho vá tomar banho!
Filho: – Onw Mãe por que?
Mãe : – Pra você ficar limpo
Filho: Por que?

E isso você ver em vários setores, as pessoas são movidas pelo por que.

Você estar lendo esse artigo POR QUE precisa melhorar o tráfego do seu site.
Quando eu coloco no artigo (Saiba o por que) as pessoas vão querer saber o por que. É FATO!

Não é atoa que esse artigo foi um dos mais visualizados do meu blog e também recebeu mais comentários.

Além do título, todo o conteúdo foi baseado nisso e até as imagens.

Passo 2: Plano de Ataque

Depois que definir o objetivo do conteúdo você tem que entender como seu público procura por esse assunto na internet, para isso muitas pessoas recomendam o uso do Planejador de Palavras Chave do Adwords sem dúvida ele é uma das melhores ferramentas para isso porém não é a única.

Para abrir o set de ferramentas vamos selecionar palavras do nicho de emagrecimento como exemplo:

estudo de palavras chave

Em paralelo ao adwords crie uma planilha para organizar o seu conteúdo e prioridades.

Conteúdo de solução de problema como utilizar

Esse tipo de conteúdo é ideal para ser usado como isca digital, ou ser também um poderoso ativo de reciprocidade ou complemento em funis de autoresponder. Ele também tem poder viral porém não é tão forte quanto o conteúdo com foco em viralização.

Agora vamos analisar o nível 1 de palavras no Adwords e classificar na planilha:

marketing-de-conteudo

Com base nesse primeiro nível de palavras chaves que conclusões podemos chegar:

  • O avatar procura uma forma para emagrecer, sendo ela um chá, uma dieta ou um cardápio.
  • O avatar quer emagrecer rapidamente porem com saúde.

Com base nessas informações fica muito mais fácil e certeiro empacotar sua recompensa digital. Alguns sugestões com base nos dados:

  • 7 alimentos para emagrecer com saúde em tempo recorde;
  • Combustão de gorduras – Dieta do emagrecimento relâmpago.

Use palavras e termos ousados

Quando uma pessoa nos deseja bom dia geralmente desejamos de volta como algo habitual, pois o nosso cerebro se acostumou com essas palavras. Se você pensar bem até a tonalidade de voz das pessoas no bom dia são semelhantes. Experimente desejar um Excelente dia para as pessoas com tonalidade aberta sorriso no rosto. O impacto causado pelo incomum faz com que o cerebro processe as informações diferentes marcando aquele momento fazendo com que ele seja memorável.

Assim também você pode usar nos seus artigos ou recompensas digitais. O que é melhor?

Perda de Gordura ou Combustão de gorduras?

Trazendo isso para posts no blog podemos fazer o mesmo porém quando o objetivo é posicionar o artigo não podemos esquecer de incluir as palavras chaves. Por isso é tão importante você definir o objetivo de cada artigo antes que ele seja construído.

Mais palavras leia a mente do seu avatar!

planejamento-conteúdo-seo

Olha só… Ainda estamos no nível 1 de long tail de palavras chaves, mas nosso amigo adwords já mostra mais coisas interessantes.

O que podemos concluir com essas palavras marcadas:

1 – O Avatar procura um REMÉDIO para emagrecer – Isso quer dizer que ele tem a sua obesidade ou gordura como uma doença.

E daí?

Isso pode ser um forte ativo na construção de sua super promessa, saber que o problema do avatar não é uma simples frustração e sim que ele encara isso como uma doença.

2- Ele procura remédios naturais – mais uma vez reforçando o emagrecer rápido com saúde. Isso pode tangibilizar algum post do seu blog.

3 – Emagrecer Urgente! – Mais uma vez reforçando o primeiro ponto.

4 – O que fazer para emagrecer – Soa como um grito de socorro, seu avatar não sabe o que fazer para emagrecer.

Você percebe que estamos apenas na primeira dobra de pesquisa no adwords e sabemos bastante coisas sobre nosso avatar?

Mas, eu quero saber mais!

seo-conteúdo

Várias confirmações dos últimos tópicos e um detalhe…

Como emagrecer em uma semana

Que conclusões você chegou?

Seu avatar quer emagrecer rápido de forma saudável, porém ele encara seu estado atual como uma doença,  ele precisa urgentemente emagrecer. Ele procura chás, receitas, dietas, shakes, sopas e como ainda assim não sabe o que fazer para emagrecer chega a procurar medicamentos, produtos e remédios. O que ele mais quer é saber como emagrecer em uma semana.

Outro detalhe importante é que seu avatar não procura sobre exercícios para emagrecer, nem fitness, talvez por encarar seu estado atual como uma doença, não se sente a vontade de ir para a academia ou praticar exercícios físicos ou tem MEDO de ser visto e taxado como estranho pelos outros.

Está vendo?

Não bastar ter os dados você precisa interpreta-los bem. Que tipos de conteúdo você pode pensar para escrever e ajudar esse cara? Sua cabeça deve estar formigando agora cheia de idéias diferentes!

E nós estamos apenas no primeiro nível de palavras chaves direcionando o conteúdo para solução de problemas.

 

Gostou do artigo e ainda não se cadastrou? Digite seu email abaixo e receba as próximas dicas 🙂


Recapitulando

Nesse primeira aula você aprendeu:

  • Que é possível ( e recomendado) criar cada conteúdo com seus objetivos específicos
  • Existe estratégias e métodos diferentes para cada conteúdo
  • Você aprendeu como criar um conteúdo de solução de problemas efetivo
  • Como identificar as dores, desejos, sonhos e aspirações usando o planejador de palavras chaves do Google
  • Aprendeu a interpretar os dados da ferramenta
  • Viu um exemplo na prática de como usar o planejador de palavras chave para criar a linha editorial do seu site
    Agora eu estou curioso

Bom agora eu estou curioso pra saber como essa primeira aula foi util para você deixe seu comentário com dúvidas, sugestões fique a vontade para compartilhar com seus amigos também nos vemos na próxima aula com MUITO mais dicas poderosas!

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