Checklist SEO de 25 itens para iniciantes, aprenda como otimizar o seu site

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Sempre que vamos começar um projeto de SEO do zero é bom ter em mente que os passos seguidos para a otimização de qualquer site (lógico diferenciando as categorias de sites) seguem um mesmo padrão de analise.

Se você quer aprender como analisar o desempenho e como otimizar o seu site separei abaixo um check list SEO para iniciantes, em que você pode seguir cada passo desse olhando item por item para otimizar o seu site.

Observações sobre esse artigo…

Esse artigo será um pouco diferente do que você esta acostumado a ver aqui no blog… (textos gigantes e completos). Vou fazer uma experiência de entregar artigos mais objetivos e gostaria também que você deixasse sua opinião sobre o material assim.

Então, como sempre.. Serei bem objetivo no artigo porém não serei tão detalhista nesse caso específico quero saber o que você acha desse tipo de artigo.

Por outro lado se você quiser saber mais sobre como gerar negócios usando SEO dá uma lida nesse artigo.

Vamos lá:

 

Primeiros passos de como otimizar o seu site

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1 – O primeiro passo é criar uma conta Google e um endereço de e-mail para o site, parece bobo, mas ajuda muito na organização;

2 – A instalação do Google Analytics não é opcional! É regra básica;

3 – Assim também funciona para a instalação do Google Webmaster Tools;

*Nem é preciso citar que estas ferramentas são cruciais para análises de métricas e desempenho, certo?

Por falar em Analytics recomendo muito o curso do Rafael Damasceno Web Analytics com Foco em Resultados Reais feito em parceria com a Beved. Material de altissima qualidade.

4 – Quem faz uso da plataforma WordPress necessita instalar o Google Analytics para WordPress, bem com a ferramenta SEO para WordPress (de preferência SEO by Yoast – completíssima!);

5 – No GWT é preciso verificar erros de cabeçalho 400, 500 e afins, assim como título e descrições duplicadas ou curtas. As mensagens de alerta do Google não podem ser ignoradas!

6 – O BrowSEO é preciso para verificar erros de redirecionamento entre outros erros técnicos;

7 – Xenu é uma ferramenta indispensável para encontrar os links quebrados;

8 – O Keyword Research Tool é importante para o levantamento de palavras-chave a serem trabalhadas. É possível encontrar seu volume de buscas e dificuldade;

9 – Majestic SEO, Ahrefs e Open Site Explorer, são muito úteis para analisar a concorrência, e entender como estão seus backlinks e textos âncoras;

10 – Palavras-chave devem estar nas URLs (mais próximo do começo)! Aprenda como criar uma Url Amigável

11 – A quantidade de caracteres para títulos e descrições deve estar dentro dos limites de 65 e 155 caracteres, respectivamente; Aprenda como otimizar os títulos do seu site.

12 – H1, H2 e suas demais sequências devem ser utilizados sempre com palavras-chave;

13 – É preciso ter conteúdo original e descritivo nas páginas, fazendo uso de palavras-chave e seus sinônimos (mas sem SPAM);

Tags ALT em imagens são indispensáveis! Trabalhe com palavras-chave nestas tags;

14 – A linkagem interna é essencial, onde as páginas devem linkar para outras de relação, através de textos âncoras inteligentes (palavras-chave) e não palavras como: “clique aqui”, “aqui” (não desperdice links em textos âncoras assim, jamais!);

15 – A construção de linkagem externa é também muito importante, onde a parceria com sites e blogs do NICHO ajuda muito (backlins devem ser naturais sempre);

16 – É importante eliminar conteúdo duplicado do site, com redirecionamentos 301 e tag Canonical;

17 – As URLs do site devem ser absolutas e nunca relativas;

18 – O Google Page Speed verifica a velocidade do site, e é importantíssimo;

19 – Um sitemap XML deve ser criado para o site, de forma organizada, e anexado ao GWT;

20 – A criação e apresentação do arquivo Robots.txt ao GWT é essencial também;

21 – O nome da marca deve vir em URLs do site, blog e redes sociais. É preciso reivindicar a marca, quanto mais padronizado melhor!

22 – O site precisa estar com SEO amigável também para mobile. BrowserStack é um navegador que ajuda na verificação;

23 – Mídias sociais devem estar associadas ao site, como: Facebook, Twitter e Google Plus;

24 – My Site Auditor Report faz uma checagem geral;

25 – E, por fim, todas as ferramentas gratuitas de SEO devem ser utilizadas para completar esta auditoria e ajudar em dicas de como otimizar o seu site!

 

Agora! Plano de Ação Para Otimizar o seu site

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É provável que se você não trabalha com SEO, sua cabeça esteja nesse momento dizendo: – “Caramba é muita coisa!”

Posso ser sincero com você? Isso é apenas o começo!

O Google trabalha com mais de 200 fatores que qualificam os posicionamentos dos sites. Nós que trabalhamos com otimização somos ligados praticamente 25h por dia em busca de saber o que mais esta funcionando e por onde devemos prosseguir.

Rodrigo, SEO pode realmente trazer resultados reais para minha empresa?

Eu não tenho nenhuma dúvida que pode! Já trabalhei com clientes em diversos nichos de particularidades bem especiais e cada vez mais acredito que o poder que o SEO tem para gerar negócios é muito mais poderoso do que outras formas de tráfego. – Ah Rodrigo, mas demora muito conseguir resultados de tráfego orgânico…

Sim isso é uma verdade porém gerar um tráfego orgânico de por exemplo 4mil acessos diários orgânicos (que é o caso de uns dos meus clientes) sem gastar uma isca de anúncios, já pensou? Não é nada mal, certo?

Então é isso, espero que você tenha gostado do artigo e lembre-se de deixar o seu comentário, opinião ou dúvida ok?

Grande Abraço,

Para o seu sucesso

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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