Como se tornar um Consultor de Marketing Digital bem remunerado 8 dicas

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Essa é uma das perguntas que sempre respondo em rodas de conversas. Como se tornar um consultor de Marketing Digital. Sem sombras de dúvidas o Marketing Digital cresceu muito ao longo dos anos e a abrangência dele a sua infinidade de oportunidades deixa o marketing digital algo muito legal de ser trabalhado.

Rodrigo porque trabalhar com marketing digital é tão legal?

Para a maioria das pessoas e para o mercado em si, o marketing digital é “novidade” lógico tem pessoas a bastante tempo trabalhando com isso eu por exemplo trabalho a 6 anos mas conheço (poucos) profissionais que estão a quase 20 anos no mercado.

A grande questão também não é o tempo que você esta no mercado mas sim os seus resultados e como você contribui para a comunidade. Temos visto nos últimos tempos uma grande dança de cadeiras e grandes profissionais que acabaram se deixando levar se acomodaram e estão sendo passado por outros.

O que faz o digital tão dinâmico é essa constante atualização e sofisticação de tudo: Todos os dias são inúmeras ferramentas, técnicas, sacadas que fazem muita diferença dentro de uma campanha.

A minha dica sempre é procure ficar atualizado

E quanto ganha um consultor de marketing digital?

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Geralmente que faz essa pergunta não é um apaixonado por marketing digital… Mas como é algo recorrente resolvi colocar em primeiro nesse artigo. Quanto ganha um consultor de marketing digital é algo muito variável.

Eu acredito que o dinheiro é consequência do valor que você entrega para os seus clientes, conheço consultores que faturam R$ 20.000,00 por cliente consultores que faturam acima de R$ 100.000,00 por mês, mas para quem esta começando consegue tirar por baixo de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 por mês facilmente.

Aprenda como ganhar de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 por mês como consultor de marketing Digital

Preciso ser formado para ser um consultor de marketing digital?

Essa é uma pergunta um pouco polêmica…. O que eu posso dizer para você é que marketing digital é marketing o que muda é o ambiente. Porém quando se muda o ambiente também se muda as estratégias e as aplicações…

Conheço excelentes consultores (com doutorado) em marketing mas que não sabem nem o que é Facebook Ads por exemplo. Como também conheço jovens que nunca estiveram na faculdade mas que são verdadeiros monstros em conversão, tráfego entre outros.

Não é uma faculdade que faz um consultor de marketing digital alguém bem sucedido. Pode ajudar? Sim pode mas não é fator decisivo, afinal na faculdade (quase) ninguém fala em digital.

8 dicas para se tornar um consultor de marketing digital bem remunerado

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A primeira coisa que você deve trabalhar é a sua presença online. Trabalhar suas redes socais de forma estratégica ter um posicionamento claro na mente dos seus prospects. Lógico que não da para se tornar um consultor de marketing digital do dia para a noite (isso chega ser até uma piada) mas começar a trabalhar cases e fazer suas conquistas ou resultados é um excelente caminho.

1. Saiba onde e como encontrar novos clientes

A primeira das dicas de como se tornar um consultor de marketing digital é: Se você já está envolvido no mundo corporativo, aproveite suas conexões e contatos de negócios como clientes, utilizando leads. Se é novo no ramo, você pode oferecer seus serviços e pedir um feedback, onde isto pode te ajudar a fidelizar clientes.

Leia também: 16 Dicas para atrair mais clientes

2. Sempre analise o que o seu prospect já aplica

Tenha a pegada de realizar uma auditoria completa da estratégia de marketing do cliente e aponte-o na direção certa. Quando você lida com um cliente que já está faz uso de marketing digital, você deve controlar sua estratégia de marketing existente para ver quais partes estão funcionando, quais não e quais são as oportunidades está perdendo.

Lembre-se nem tudo funciona para todo mundo. Existem estratégias eficazes para clientes em blog que para outros funcionam melhor no instagram ou Facebook por exemplo.

Selecione KPIs certos e desenvolva uma estratégia de marketing

Toda grande estratégia de marketing deve ter indicadores facilmente mensuráveis de desempenho. São as métricas que determinam se a campanha de marketing é certeira ou não. É preciso descobrir os indicadores de desempenho dos clientes.

Muitos clientes dizem… Eu quero ser o primeiro lugar do Google! Ou eu quero ter 10 mil fãs no Facebook… Quando na verdade o que querem mesmo é aumentar as vendas e gerarem mais negócios, ou quem sabe reduzir os gastos com anúncios.

Se você quer ser um consultor de marketing digital bem sucedido você deve conversar na linguagem do cliente e saber mais do que ele o que pode resolver os problemas.

4. Entenda como o marketing influencia as marcas

Dentre as dicas de como se tornar um consultor de marketing digital, não posso deixar de citar que nem toda campanha de marketing rentável é boa para os negócios. Muitas empresas estão menos preocupadas com o lucro líquido e mais em construir uma marca duradoura (branding) que os clientes confiem. Pois isso é uma visão ao longo prazo.

Para ajudar na construção de branding as redes sociais podem ajudar e muito.

5. Aprenda os fundamentos da publicidade online

Com plataformas de publicidade online como o Google Adwords e Facebook Ads, é preciso entender seus fundamentos para obter sucesso. É muito difícil gerar resultados rápidos em uma campanha sem a compra de qualquer tipo de publicidade. É preciso saber construir campanhas que convertam e isso se aprende com muitos testes.

Existem também outras alternativas como Youtube ADS, Bing ADS MediaBuy que podem compor estratégias de publicidade online (ou tráfego pago). O grande X da questão é ficar extremamente ligado no ROI (retorno do investimento) e mensurando cada detalhe.

 

6. Entenda mais de SEO

Você vai precisar gerar cliques e vendas em palavras-chave, sem depender de anúncios. Quanto mais alto você estiver na lista de busca, mais tráfego e vendas pode gerar. Ao contrário do SEM (tráfego pago) que é rápido, SEO é mais lento. Pode levar meses de otimizações onpage para chegar ao topo dos rankings de busca, porem o resultado que o SEO pode gerar é algo lindo de se ver!

Eu menciono em algumas palestras casos de clientes meus que deixaram o tráfego pago em 80% por conta do investimento em um bom trabalho de SEO gerando mais de 1.000.000,00 visitas anuais.

Meu artigo: Como Otimizar o Seu site

 

7. Saiba como publicar conteúdo que se espalha

Esta é uma das habilidades mais valiosas. Marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de gerar exposição e vendas para seus clientes, muitas vezes, a um custo mínimo.

Sim o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias hoje, o Rafael Rez Oliveira (JEDI) sempre fala que não importa a mídia se o seu conteúdo é relevante e ajuda o seu público aquele conteúdo vai ser compartilhado e amado pelas pessoas.

Livros como Regra de Conteúdo foram como um marco para a minha visão sobre o Marketing de Conteúdo

8. Ajude os clientes a alcançar o crescimento das vendas ao longo prazo

Obter clientes é um desafio, mas mantê-los é ainda mais difícil! Você vai precisar coordenar constantemente suas táticas de marketing com a gestão, a fim de atingir seus alvos ao longo prazo. Sempre focar nas vendas dos clientes é algo que tem me ajudado muito ao longo desses anos.

Defina as métricas com o seu cliente coloque os cenários pessimista, normal e o desejado… Daí você sempre deve se focar em superar o estado desejado por ele.

Lembre-se se o seu cliente estar feliz ele pode lhe pagar melhor e lhe oferecer mais benefícios pelo seu trabalho.

Como se tornar um consultor de marketing digital a partir de agora?

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Se você estar convencido que quer se tornar um consultor de marketing digital, eu tenho uma boa notícia para você. Existem coisas como negociação, contratos, como montar equipes, o que você deve se focar, como atrair mais clientes que não se aprende na teoria.

Essas coisas fazem com que muitos iniciantes nessa profissão cometam erros básicos e sejam muitas vezes taxados como amadores… Isso é fato!

 

Leia também esse artigo e aprenda como criar um negócio de consultoria digital, baixo custo e alta lucratividade começando do zero.

 

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.