Como um Blog de Negócios pode aumentar o faturamento da sua empresa

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Então, você está interessado em começar um blog de negócios, certo? Você já sabe que um blog de negócios pode gerar um aumento de faturamento e uma redução de custos em marketing incrível…mas as verdadeiras questões é … por onde começar?

E como você garantir que as pessoas estão realmente indo para ler o seu blog (porque blogs de negócio são na grande maioria chatos, né?)

Fique bem tranquilo, pois nesse artigo eu vou responder várias dúvidas sobre como começar um blog de negócios e também como extrair o melhor dele ok?

Vamos lá!

1. Quantos artigos devo fazer antes de Lançar o meu Blog?

Eu prefiro ter pelo menos 1 artigo de autoridade.

O que é isso?

Artigo de autoridade é o que eu chamo de um artigo que gere credibilidade para você e para o seu negócio. Como assim? Pode ser um estudo de caso, um estudo de nichos de mercado, ou algum conteúdo interessante.

Caso eu não tenha isso?

Se você não tem como produzir esse tipo de artigo eu recomendo que você tenha no mínimo 3 artigos.

 

2. Quantas vezes devo escrever para o Blog?

A fórmula é simples: Quanto mais conteúdo você gerar mais tráfego você terá! Lógico que é preciso sim entender um pouco de SEO e otimização de conteúdo. Lembre-se que a constância é mais importante do que a frequência. Então se você definiu escrever 3 artigos por semana escreva.

3. Qual Plataforma devo usar para o meu blog?

Eu particulamente sou fissurado pelo WordPress. E quando me perguntam minha opinião sobre o Blogger, Wix entre outros sou sempre super transparente.

Já trabalhei em outras ocasiões com o Joomla, porém hoje dia não quero mais nem de longe.

4. Quais Departamentos na Minha empresa devem ser responsáveis pelo Blog?

Para ter um blog bem estruturado com conteúdo constante eu sempre recomendo que você tenha: Pelo menos 1 redator ou jornalista e 1 profissional de SEO.

O profissional de SEO cuida da parte estratégica e o redator cuida da parte de produção de conteúdo.

Talvez o trabalho de um programador seja útil porém você consegue terceirizar o trabalho, entretanto dependendo do seu nicho e do seus objetivos vale a pena ter um programador interno.

5. Quem deve ser a voz do Blog Corporativo?

O  conceito de voz vem como um representante do blog. Geralmente recomenda-se que os colaboradores façam essa representação. Não é legal assinar artigos dizendo: Empresa XYZ ou então Equipe de Marketing da empresa ABC.

O próprio proprietário também pode assinar como ghost writer, isso acontece bastante em diversos segmentos de mercado.

6. Posso usar escritores falsos?

A moeda que tem mais valor na internet é a credibilidade. Sempre vemos grandes marcas caírem do dia para a noite por cometerem erros bobos. Usar escritores falsos (com aquelas fotos do shutter) pode gerar uma má percepção da sua empresa.

É melhor evitar né?

7. Quanto custa contratar redatores freelancers?

Em média (pelo que estou acostumado) redatores freelancers cobram de R$ 8 a R$ 12 por artigos com 300 palavras. Isso depende também muito de onde você vai contratar e quem contratar. Vale ter o cuidado de testar bem os redatores antes de fechar grandes quantidades de artigos.

O site escrever.com pode te ajudar a encontrar bons redators freelancers e home office.

8. Quantos caracteres devem ter os artigos do blog de negócios?

Para um blog voltado para o consumidor (B2C) recomendo que você trabalhe em média de 300 a 900 palavras. Já no caso de blogs B2B trabalhe em média de 1.000 a 5.000 palavras.

9. Como deve ser a página de Sobre de um blog de negócios?

Os principais pontos para usar em uma página de Sobre são:

  • Quem você (sua empresa) é:
  • Quem você (sua empresa) pode ajudar (público ideal):
  • Porque você (sua empresa) é diferente dos concorrentes de mercado:
  • Quem você (sua empresa) já ajudou (depoimento de clientes satisfeitos):
  • Chamada para conhecer seus produtos e serviços:

10. Devo escrever somente sobe os meus produtos?

A resposta é não! Seu blog deve ser para ajudar o seu público a comprar seus produtos e serviços. Não seja mais um blog chato que só fala bem de si. Procure contar histórias dos seus produtos, dos seus clientes e principalmente faça um blog ÚTIL!

16 Dicas práticas de marketing digital para atrair clientes

11. Qual a melhor maneira de promover meus produtos ou serviços dentro do blog sem ser chato?

O blog deve ser um local colaborativo, um local para você conversar com o seus propects e assim converte-los em clientes. Faça artigos que instiguem a necessidade do consumo nos seus clientes e sugira naturalmente os seus produtos.

Essa é uma maneira simples e extremamente efetiva de gerar vendas através de conteúdo.

12. Posso colocar links no meu blog para outros sites?

Sim! Não existe problema nenhum em mencionar sites DE FORMA AMISTOSA no seu blog. Não exagere colocando 10 links em um mesmo texto de 300 palavras para um outro site ou uma oferta especifica.

Fazendo isso certamente você não estará aumentando as suas conversões.

13. Devo falar dos meus concorrentes no meu blog?

Você não precisa disso. Não é preciso ofender e nem falar algo do seu concorrente para prejudica-lo. A sua melhor arma deve ser o seu conteúdo.

Ao invés de se preocupar com isso procure diversificar a distribuição do seu conteúdo, como usar vídeos e principalmente: Entenda o que o seu público quer de você.

14. Devo responder os comentários no blog?

Um dos principais indicadores do engajamento do seu público são os comentários. Preocupe-se em acompanhar e responder os comentários do seu público. Isso também vai te ajudar a entender o que eles pensam de você, seu conteúdo, seus produtos e sua marca.

15. Como me comportar com comentários negativos?

Eu sempre procuro ser justo. Se estou errado reconheço o erro peço desculpas, dou um jeito e vamos para frente. Se estou certo, procuro de forma ética mostrar para aquela pessoa o meu ponto de vista.

Você nunca deve: Ofender ninguém mesmo que seja ofendido no seu blog. 

16. Como ter mais comentários no meu blog?

Algumas dicas simples e super eficazes para ter mais comentários em seu blog:

  • Livre-se do tom corporativo. Seja mais descolado e livre (depende do seu público);
  • Trate o público como uma pessoa só: Use sempre “você” ao invés de “vocês”;
  • Faça Perguntas;

17. Títulos para conteúdos de blogs como devo cria-los?

Os títulos chegam a ser até mais importantes do que o próprio conteúdo! (sério) Afinal, se você não conseguir atrair a atenção de um leitor através de um bom título ele nunca vai ler o seu conteúdo.

Concentre-se em criar títulos magnéticos!

Dica de Ferramenta: http://www.portent.com/tools/title-maker 

18. Como Deve ser a estrutura de um artigo para blog?

Já dizia Paulo Faustino do Escola Dinheiro: As pessoas não leem na internet, elas scaneam. Escreva artigos que possam ser lidos como scanner parágrafos pequenas e organizados com headings.

19. Posso Copiar artigos de outros sites e colocar no meu site?

Esse é um terrível erro que acontece com muitos blogs corporativos. Se você fez isso é possível que você seja vítima de um dos maiores vilões do SEO: O Conteúdo Duplicado.

O Google lançou o algoritmo Panda que fala justamente sobre os problemas gerados por conteúdos duplicado.

 

NÃO copie conteúdo de outros blogs é preferível investir na sua produção de conteúdo.

20. Quais palavras chave devo colocar no meu blog?

As palavras chave são um ótimo atalho para entender um pouco como o seu público se comporta na internet e como você pode produzir conteúdo para atrair clientes.

Use ferramentas como:

  • Planejador de Palavras Chave
  • SemRush
  • Market Samurai
  • UbberSugest

Para ajudar na construção da sua linha editorial.

21. Como Gerar vendas com um blog de negócios?

Uma das melhores maneiras para gerar vendas através de um blog de negócios é: Transformar visitantes em leads e leads em clientes.

Para transformar visitantes em leads você precisa captar emails de prospects. E depois conduzi-los para comprar seus produtos e/ou serviços.

Esse processo é efetivo pois quando você consegue o email do seu prospect, você consegue gerar relacionamento e também consegue a permissão para se comunicar diretamente com esse prospect.

22. Como Captar emails de prospects com meu blog?

Eu escrevi um artigo detalhado sobre esse assunto aqui: Como captar emails para o seu blog.

Nesse artigo escrevi várias dicas desde técnicas, ferramentas e hacks para conseguir.

23. O meu blog deve estar em um domínio separado do site?

A resposta é não e também não deve estar em um subdomínio. O Google encara hoje subdomínios como se fossem sites distintos colocando o seu blog em um subdomínio você não consegue relevância para o site principal e eu aposto que você não quer isso.

Coloque o seu blog nesse estilo: seusite.com.br/blog

24. Onde conseguir imagens para o seu blog?

Eu geralmente recomendo bancos de imagens. Existem vários bancos de imagens de diferentes preços e planos. Cabe você definir qual o melhor para o seu bolso.

Até para quem tem designers na equipe é interessante ter um bom banco de imagens a disposição.

25. Como entender e aplicar tudo isso em meu blog de negócios?

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Talvez depois desse artigo você observou que são vários pontos a se levar em conta quando estamos falando em gerar resultados com um blog de negócios.

É mais do que possível ter incríveis resultados usando um blog de negócios otimizado. Eu costumo dizer que existem 3 fatores que são capazes de transformar um blog comum em negócio esses fatores são Autoridade, Otimização e Monetização. 

Espero que esse artigo tenha feito a diferença para você.

Forte Abraço!

 

 

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.