06 dicas de como usar o Google Trends para o seu negócio

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As ferramentas de métricas do Google, como Google Analytics, por exemplo, estão cada vez mais famosas entre os empreendedores de todo mundo. E isso ocorre porque estas ferramentas, sem dúvida alguma, melhoram e muito a assertividade das previsões financeiras e mercadológicas destes profissionais.

Por estes e outros motivos, certamente você já utiliza as ferramentas do Google para incrementar o potencial lucrativo do seu negócio, certo? Mas onde eu quero chegar é: você já utiliza o Google Trends? Você sabe como ele pode potencializar o seu lucro de uma maneira incrível e, o melhor, completamente de graça?

Caso você nunca tenha ouvido falar, ou somente, imagine o que é isso – porém nunca utilizou efetivamente esta ferramenta magnífica do Google, aí vai uma breve explicação do que é e como funciona o Google Trends:

 

Como Funciona o Google Trends

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O Google Trends é uma ferramenta do Google criada com o intuito de catalogar e identificar as pesquisas que os usuários do Google veem fazendo na plataforma de buscas (tanto nas buscas web, quanto Imagens, Vídeos, Shopping, News e YouTube).

Para fazer uso da ferramenta, basta acessar o site do Google Trends (clicando aqui), logo na primeira tela você irá encontrar as notícias mais relevantes, no momento.

Talvez você esteja reconhecendo algumas dessas funcionalidades, devido ao Google Keyword Planner, mas na verdade o Trends e o Keyword Planner são duas ferramentas que analisam volume de pesquisas, porém com objetivos e métricas diferentes.

Por exemplo, enquanto o Planner exibe o número de impressões exatas de cada pesquisa, de acordo com um termo que você indica, o Trends indica a popularidade.

Ou seja, no Planner você tem o número exato de impressões, enquanto no Trends você conhece a popularidade, o que facilita na hora de entender o que está na boca do povo e o que está perdendo força dentro do marketing digital.

Mas, afinal de contas, como todas estas métricas de popularidade, região, tempo e etc podem ser úteis ao seu negócio? De muitas maneiras! Mas, para facilitar a sua vida, resolvemos focar em 06 maneiras com as quais você pode (e deve) usar o Google Trends para incrementar o seu empreendimento e contar com toda a inteligência de uma das maiores empresas do mundo para aumentar seus lucros.

Preparado? Então vamos para a nossa primeira dica.

1# Como usar o Google Trends: Comparação de Termos de Pesquisa

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Primeiramente, sem dúvida alguma, a melhor funcionalidade oferecida pelo Google Trends é a possibilidade de comparar os termos de pesquisas utilizados pelos usuários do Google nos últimos anos.

Ou seja, com esta ferramenta você vai poder comprar dois ou mais termos de buscas utilizados pelos internautas e descobrir qual é o mais popular, atualmente. Em suma, você vai poder focar sua estratégia de marketing digital (e tradicional) onde realmente existem as maiores chances de resultado.

Por exemplo, se você tem uma loja de calçados femininos e deseja saber em qual marca investir para as vendas, nada melhor do que fazer um comparativo entre as várias marcas de calçados que você trabalha e descobrir qual está mais popular no Google.

Afinal de contas, se a marca está popular no Google, é porque está popular na vida real. Até porque, quem – hoje em dia – não usa o Google para aprender ou descobrir mais sobre qualquer coisa?

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Na realidade, para ser mais específico, cerca de 92% das pessoas com acesso à internet no Brasil utilizam o Google para buscar serviços e/ou descobrir mais sobre determinadas marcas e produtos.

Porém, nem só de comparações vive o Trends, portanto vamos a próxima dica para utilização desta poderosa e gratuita ferramenta fornecida pelo Google.

2# Como usar o Google Trends: Geolocalização de Pesquisa

Outra grande funcionalidade do Google Trends, tanto para negócios físicos quanto negócios digitais, é a opção de descobrir em quais regiões determinados termos têm sido mais buscados pelos internautas.

O que permite que você, pequeno e grande empresário que está iniciando um empreendimento ou querendo expandir, consiga vislumbrar em tempo real em quais cidades, estados ou países a busca pelos seus produtos estão crescendo.

Dessa maneira, é possível criar desde campanhas de marketing digital direcionadas para determinadas regiões, até mesmo traçar novos investimentos em outras regiões, levando em consideração a popularidade de determinado produto e/ou serviço nos mais diversos locais do mundo.

Ainda no exemplo do comércio varejista de calçados femininos, o empreendedor consegue saber qual região mais utiliza determinado modelo de calçado, bem como consegue observar regiões onde uma determinada marca está tendo mais destaque e fazer anúncios direcionados para aquele público específico.

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3# Como usar o Google Trends: Sazonalidade de Pesquisa

Outro dado realmente importante que o Google Trends fornece para o seu negócio é a relação temporal dos termos de buscas.

Ou seja, o Google Trends possui a opção de analisar a popularidade de um termo de busca durante um determinado período do ano, entre os anos de 2004 até os tempos atuais.

Isso permite que o empresário saiba em quais épocas do ano ele pode investir mais ou menos em determinados produtos e segmentos, bem como permite construir um plano de marketing mais preciso, levando em conta o tempo de execução de cada promoção ou campanha.

Utilizando o nosso exemplo de loja de calçados, um empresário do ramo consegue saber em qual período do ano as pessoas estão mais dispostas a comprar determinados modelos de calçados.

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Dessa forma, fica muito mais fácil saber em qual modelo investir na hora de comprar e, claro, como e onde fazer promoções, para sair na frente da concorrência que espera o mercado se movimentar, ao invés de fazer previsões de ondas cíclicas do comércio através do Trends.

#4 Como usar o Google Trends: Interesse e comparação por região

A quarta dica de como usar o Google Trends para potencializar o seu negócio está, ainda, na funcionalidade de análise dos termos de buscas por região.

Pois, além do que foi dito na dica de número dois, o profissional que faz uso do Google Trends consegue comparar os termos e descobrir qual a popularidade do segmento em cada cidade, estado ou país de todo o globo terrestre.

Sendo assim, dentro do nosso exemplo de um varejo calçadista, é possível analisar qual o modelo de calçado que cada região mais utiliza e criar campanhas de marketing específicas para estas regiões.

Por exemplo, enquanto no Nordeste o número de buscas por rasteirinhas é realmente grande, no Rio Grande do Sul este número é bem inferior, dando mais popularidade para as botas femininas.

Logo, é óbvia a previsão de que um anúncio de rasteirinhas no Rio Grande do Sul, ou de botas femininas no Nordeste seriam perca de tempo e, principalmente, dinheiro. Portanto, com o uso do Google Trends para descobrir qual região está em busca do que, o empresário consegue poupar dinheiro e criar uma campanha de marketing mais eficaz, levando em conta o que e quando o público-alvo mais deseja.

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#5 Como usar o Google Trends: Termos mais buscados no momento e buscas crescentes

A quinta dica envolve a opção de verificar os termos de buscas crescentes dentro da plataforma. Ou seja, quais termos de buscas – atualmente – estão em crescimento acelerado em determinadas regiões. Quer dizer, isso permite que você tenha uma noção do que está subindo no mercado e prever com maior precisão onde investir agora para obter lucros a curto e médio prazo.

Dessa maneira, um empresário do setor calçadista (seguindo nosso exemplo inicial), consegue descobrir quais modelos de calçados estão “na boca do povo” e são mais buscados pelo público de determinada região e/ou do país todo.

Isso é interessante porque a grande maioria dos empresários já perderam uma oportunidade, por acreditar que determinado produto não traria bons frutos no futuro.

Porém, com o uso desta função do Google Trends você consegue analisar o que está sendo buscado pelo público, em suma, descobrir o que eles desejam e prever com maior precisão as novas tendências do mercado.

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E, por falar em tendências do mercado, é justamente sobre isso a nossa sexta dica de hoje.

 

Como usar o Google Trends: Tendências

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Por último, mas não menos importante, temos a oportunidade de notar no Google Trends as tendências de mercado, através da função de volume de buscas temporalmente. Ou seja, qual a popularidade de determinados termos de buscas ao longo dos últimos anos (com dados desde 2004).

Como mencionado acima, essa função permite que o empresário observe se determinado produto, segmento ou serviço vem sofrendo um aumento ou queda de interesse por parte do público.

Assim, fica muito mais fácil acertar qual serão os negócios do futuro e, claro, entender mais facilmente quando um negócio tem mercado previsto para os próximos anos, ou não.

Desta maneira, prever em qual nicho investir, bem como saber quando é a hora de vender ou parar de investir no seu atual negócio, fica muito mais fácil e certeiro.

Pois bem, como você chegou até aqui tenho certeza que realmente está interessado, além de aprender sobre Google Trends, em saber como colocar tudo isso em prática no seu negócio, certo?

Foi pensando nisso que nós resolvemos criar o próximo tópico, onde falaremos de como você pode colocar todas estas dicas em prática, de maneira rápida e fácil.

Vamos lá? Então acompanhe este artigo até o final!

Faça você mesmo: Google Trends

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Pois bem, primeiramente você deve acessar o Google Trends (clicando aqui), e logo em seguida digitar as palavras que possuem alguma relação com o seu negócio, no campo de buscas que aparece na parte superior do site.

Ou seja, procure digitar aqueles termos com os quais o seu público alvo costuma encontrar seu produto. Por exemplo, se você possui uma mecânica na cidade de Londrina-PR, utilize o termo “Mecânica Londrina”, e adicione mais termos de comparação, como por exemplo: “Mecânica em Londrina”, “Conserto de carro em Londrina” e outros termos pelos quais as pessoas busquem o seu serviço no Google.

Feito isso, é hora de selecionar o Brasil como principal localidade, ou se o seu negócio for mais regional (como o exemplo acima) você pode selecionar um estado específico.

Esta função ira filtrar todos os resultados de acordo com a região que você escolher, assim é possível aumentar em até 700% sua precisão na hora de fazer ou não um investimento em determinada localidade.

Agora é hora de analisar os picos de popularidade que aparecem no gráfico fornecido pelo Google, tanto com relação aos meses e anos, bem como as regiões e cidades.

Analisando o tempo você irá saber qual mês mais se deve anunciar e/ou investir no seu negócio, e ao analisar as regiões e cidades você irá coletar as informações relacionadas ao crescimento do seu segmento em determinados locais e, claro, onde investir ou deixar de investir na expansão do seu empreendimento.

Pois bem, agora que você já tem dados como o termo mais popular, o melhor período temporal para anunciar o seu produto e/ou serviço, bem como os melhores locais, basta criar suas campanhas de marketing e/ou abrir novas lojas, agências, representatividades neste espaço/tempo e potencializar o seu lucro, com muito mais certeza do acerto.

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Conclusão

Pode parecer que não, porém o simples ato de você utilizar o Google Trends, além de todas as funcionalidades demonstradas acima, fará com que você saia na frente da concorrência, uma vez que a grande maioria do mercado simplesmente desconhece essa ferramenta fantástica que, ainda, é completamente gratuita!

Se você gostou dessas dicas eu recomendo que você confira esse material: 16 Erros que fazem o seu site ser ignorado pelo Google.

E aí, gostou do artigo? Tem mais alguma dica de como utilizar o Google Trends para potencializar os negócios? Então deixe sua opinião nos comentários e, claro, lembre-se de compartilhar este artigo com os seus amigos e clientes nas redes sociais!

 

06 dicas de como usar o Google Trends para o seu negócio
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Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.