[Estudo de Caso] Como Criar um Sistema (quase automático) para Vender Serviços pela Internet

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As regras do jogo mudaram…

Hoje em dia um médico, ou um advogado… ou qualquer prestador de serviço por mais experiência que tenham pode perder clientes simplesmente por ter um concorrente com um melhor posicionamento, ou percepção de autoridade na internet.

O processo de decisão das pessoas mudou, e como aconteceu no final dos anos 90 as empresas, marcas, prestadores de serviço, precisam se reinventar para sobreviver.

Hoje em dia uma criança de 7 anos de idade recebe mais informações diárias do que um imperador romano no auge de Roma.

Ou seja…

As pessoas não querem pensar, elas precisam encontrar as soluções de maneira simples e claras. Será que você tem apresentado o seu serviço dessa maneira? Será que sua mensagem é clara e você é facilmente encontrado pelos seus potenciais clientes?

Vamos ao estudo de caso…

Nesse artigo, vou te apresentar um estudo de caso de como eu faço para criar um sistema de vendas que atrai, nutri, gera novos clientes de maneira consistente para meu negócio de consultoria.

Desde o final de 2008 estou imerso praticamente todos os dias em aprender as melhores tática e práticas para vender mais usando a internet e de fato eu entendi o que funciona e o que não funciona nessa jornada.

10 mil visitas qualificadas todos os meses no seu negócio (sem você pagar nada) isso parece interessante para você?

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Para quem quer vender serviços na internet saiba de uma coisa:

  • Você não precisa ter um tráfego gigantesco para ter um alto lucro
  • Você não precisa ser a maior autoridade do seu mercado no seu ramo para vender
  • Você não precisa gastar rios de dinheiro sem ter uma previsibilidade de retorno sobre o investimento.

PARE!

Vamos fazer uma matemática simples.

Se você quer vender serviços usando a internet você só precisa de 4 métricas

  • Visitas
  • Contatos
  • Fechamento
  • Retenção

Exemplo:

Se você é um coach por exemplo…

Você só precisa se preocupar com

  • Quantas pessoas estão visitante o seu site, ou seu canal do Youtube…
  • Dessas pessoas quantas estão entrando em contato com você…
  • Das pessoas que entraram em contato: quantas você consegue transformar em clientes…
  • Dos clientes fechados, a sua capacidade de gerar resultado e manter o cliente.

Ou seja…

Não necessariamente você precisa de muitas visitas no seu site….

Se você tiver 100 visitas qualificadas… 20 contatos… 4 fechamentos e reter esses clientes isso já bancaria o seu negócio por um bom tempo, dependendo do seu modelo de serviço.

Não é um bicho de 7 cabeças como muitos falam. Porém você precisa entender algumas regras.

25 MELHORES FERRAMENTAS PARA CRIAR UMA LISTA DE PESSOAS PRONTAS PARA COMPRAR SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS DOWNLOAD GRÁTIS

 

O que você aprendeu sobre “conteúdo de qualidade” pode está errado!

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Muitos tem falado por aí:

  • Você precisa produzir “conteúdo de qualidade” (humm!?)
  • Você precisa produzir conteúdos aleatórios somente para manter a consistência..

Mas isso é pura balela!

  • Você não precisa transformar o seu conteúdo em paisagem na internet para que as pessoas te percebam como autoridade.
  • Você precisa produzir conteúdo estratégicos, e não MUUUITOS CONTEÚDOS e nesse artigo eu vou te provar que isso é verdade.

3 Processos que realmente funcionam para vender serviços na internet

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Vamos lá….

Os consumidores online, sejam eles de produtos ou serviços passam por 3 etapas de pesquisa.

Essas etapas são:

  • 1 – Atrair
  • 2 – Segmentar
  • 3 – Engajar
  • 4 – Converter

Como eu disse antes…

Esse conceito que se fala “você precisa produzir conteúdo de qualidade” para a maioria dos profissionais de marketing, empresários e profissionais liberais virou um termo comum, porém sem profundidade.

Do que adianta publicar vários e vários conteúdos sem ter uma estratégia definida?

Nada!

Conteúdos Focados em atrair visitantes qualificados (o topo do funil)

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Nessa etapa, na maioria das vezes o seu potencial cliente não conhece a sua empresa.

O seu potencial cliente aqui esta em busca de uma solução específica para um problema específico.

Mantendo o exemplo do Coach acima, vejamos aqui como seria as buscas por informações (ou soluções):

  • Como ter mais foco na vida?
  • Como descobrir minha missão de vida?
  • Como alcançar alta performance?
  • Como organizar minha vida financeira?

Observe que nessa etapa de pesquisa, as pessoas não tem em mente qual a possível solução, elas simplesmente estão procurando por uma resposta, ou uma esperança.

Como deve ser o seu conteúdo nessa etapa?

Nessa etapa o seu conteúdo tem como objetivo, ajudar as pessoas, respondendo alguma dúvida de um problema específico. O conteúdo deve ser informacional porém é importante que você mostre o seu produto ou serviço como uma possível solução.

Veja exemplo:

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Nesse artigo eu falo sobre dicas para atrair mais clientes, na internet.

Quem procura por essas informações no Google?

  • 1 – Empresários
  • 2 – Profissionais Liberais
  • 3 – Donos de Lojas Virtuais
  • 4 – Empreendedores

Ou seja…

Meu artigo nesse caso não esta simplesmente dizendo: “A importância da Internet para o seu negócio”

São dicas práticas, para ajudar esses 4 perfis.

Esses perfis na sua grande maioria já sabem da importância, mas eles não sabem como colocar em prática.

Masss Rodrigo…. O que diferencia esse conteúdo dos outros?

Muitas empresas simplesmente não entregam conteúdos realmente de valor. Elas simplesmente escrevem qualquer assunto, com conteúdo vago e sem algo a entregar.

Veja só o efeito que esse artigo gera em pessoas que estão tendo o contato pela primeira vez com o meu conteúdo:

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Importante…

Esse tipo de conteúdo é produzido apenas uma única vez e continua atraindo visitantes e potenciais clientes e admiradores todos os dias, semanas, meses à 2 anos atrás.

Por isso lembre-se produza conteúdos atemporais!

1.2 Conteúdo Focado em Aquisição

Certamente já existem pessoas que estão procurando diretamente pelo seu produto e pelo sue serviço. Esse tipo de conteúdo deve ser focado em se posicionar pelo termo que o seu publico final procura.

Nesse caso um conteúdo em aquisição ou seja…

Produza um conteúdo que as pessoas vão procurar por ele na hora que querem contratar o seu serviço.

Vamos ao exemplo do Coach:

Conteúdo de aquisição

  • Como Contratar um Coach?
  • Coach em São Paulo
  • Atendimento Online de Coach

No meu exemplo agora…

consultoria seo em fortaleza

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Imagine você implementando isso para a sua empresa? Atraindo potenciais clientes TODOS OS DIAS…

Esses meus artigos são poderosos imãs de clientes desde 2013, incrível não é mesmo?

2 – Segmente os visitantes em potenciais clientes

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O seu site deve atuar como uma ferramenta de vendas estratégica. Por isso que eu digo: Você não precisa ter um tráfego gigantesco para ter um alto lucro, você só precisa trazer as pessoas certas.

E digo novamente….

Você não precisa ser a maior autoridade do seu mercado para vender seus serviços como profissional liberal.

Você só precisa simplesmente, parar de vender e ajudar o seu publico a comprar.

Vamos ver na prática…

No final desse artigo eu mostro que se o visitante tiver o interesse em receber minha ajuda pessoas para atrair mais clientes para o seu site ele visite essa página.

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O que eu estou fazendo aqui?

Segmentando!

Lógico que nem todas as pessoas que vão entrar aqui estão aptos ser meus clientes de consultoria, isso porque eu não consigo ajudar TODAS AS EMPRESAS.

Então essa chamada serve justamente para segmentar os interessados.

Pare de mandar as pessoas para uma página fria de contato!

Muitas empresas e profissionais de serviços simplesmente mandam as pessoas para uma página fria de contato. As pessoas não se identificam e nem geram real comprometimento com esses modelos de páginas.

Prepare algo descritivo e objetivo para ajudar o seu cliente a decidir o que é melhor para ele.

Engajar…

Logo após o cadastro eu faço uma breve apresentação de como funciona o meu serviço de consultoria. Nessa página o objetivo é eliminar todas as dúvidas dos potenciais clientes.

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Você pode implementar isso imediatamente no seu negócio!

Porém muitas empresas estão ocupadas de mais produzindo “conteúdo de qualidade” e se preocupando menos com conversão e vendas!

Como eu disse antes…

Essas são as únicas 4 métricas que você precisa se preocupar inicialmente:

  • Quantas pessoas estão visitante o seu site, ou seu canal do Youtube…
  • Dessas pessoas quantas estão entrando em contato com você…
  • Das pessoas que entraram em contato: quantas você consegue transformar em clientes…
  • Dos clientes fechados, a sua capacidade de gerar resultado e manter o cliente.

E agora… Fechamento

Nessa etapa muitas pessoas que chegam já procuram agendar suas reuniões, e eu crio um calendário para atender esses potenciais clientes e dou o meu foco e atenção para gerar o máximo de resultados.

Você já deve estar imaginando todas essas dicas aplicadas no seu negócio, não é mesmo? Funcionando como um sistema semi-automático.

Acompanhamento e gestão dos interessados…

Algumas pessoas acabam procrastinando a decisão de fazer a aquisição de serviços, você já passou por isso certo?

Pois é…

Nesse caso você não pode perder essas pessoas.

Para solucionar esse problema eu utilizo um funil de vendas que funciona para fazer o acompanhamento do interessado.

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Esse funil é projetado para eliminar, as dúvidas e contornar possíveis objeções.

Se você ainda não tem um funil de vendas simples no seu negócio, você pode estar deixando MUITAS VENDAS SE PERDEREM.

O que devo começar a fazer AGORA para aumentar as vendas os serviços da minha empresa na internet?

Como eu disse antes….

Quem vende serviço não necessariamente precisa de uma grande quantidade de tráfego.

Se você é por exemplo: coach, médico, dentista, terapeuta, advogado, professor particular, personal trainer… enfim… Se você vende serviços, você sabe que não pode atender todos os que te procuram. Isso por que o seu tempo é limitado.

Ou seja.. o principal foco deve ser na conversão. Seu sistema de vendas é mais enxuto e prático de ser implementado.
Agora faça o seguinte…

Passo #1 – Liste os principais conteúdos que as pessoas tem dúvidas sobre o seu negócio, e comece a produzi-los. Lógico que se você tiver o domínio em SEO você conseguirá uma efetividade tremenda aqui descobrindo o que as pessoas já estão fazendo que funciona, tal como as melhores palavras chaves.

Passo #2 – Crie uma página de oferta estratégica dos seus serviços. Chega de mandar as pessoas para contatos frios.

Passo #3 – Automatize processo de engajamento e acompanhamento. Para implementar isso talvez seja necessário um pouco mais de conhecimento em funil de vendas, porém você pode pesquisar mais sobre esse assunto e implementando aos poucos.

Nesse vídeo eu compartilho 3 estratégias para que você venda todos os dias na internet

Ficou com alguma dúvida?

Se você seguir esse processo de maneira eficiente logo, logo seus resultados vão falar por si só.

Se você quiser minha ajuda para implementar uma estratégica completa de sistema de vendas para te ajudar a vender seus serviços a partir de agora basta clicar aqui e saber mais.
Forte Abraço,

[Estudo de Caso] Como Criar um Sistema (quase automático) para Vender Serviços pela Internet
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.