7 benefícios incríveis que você aprende prestando serviço de consultoria em marketing digital

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Uma das coisas que eu acredito é que uma experiência em consultoria de marketing digital pode ser fundamental para qualquer profissional de marketing.

Isso porque muitos profissionais hoje em dia tem dificuldade em desenvolver uma visão ampla de negócios. A maioria deles aprendem a usar boas ferramentas, aprendem técnicas, leem livros, porém na hora de conversar com um empresário e fechar negócios muitas vezes as portas se fecham.

Se você quer se tornar um consultor de marketing digital ou se tornar um profissional requisitado nesse mercado, uma das principais coisas que você deve desenvolver é o mindset (mentalidade) de negócios. Dessa forma você deixará de ser um ferramenteiro para se tornar o dono do seu próprio negócio de consultoria.

Nesse artigo eu escrevi 7 coisas que você precisa aprender e que uma experiência de consultoria em marketing digital pode te proporcionar em tempo recorde de aprendizado.

Então é isso, espero que goste da leitura.

#1 – Um Consultor de Marketing Digital aprende a resolver problemas

Um dos maiores problemas que eu vejo é que os aprendizes a consultores digitas se concentram muito em “aprender coisas” por exemplo: – Qual melhor ferramenta para fazer XYZ, qual o melhor plugin para fazer ABC, qual a melhor maneira para fazer isso ou aquilo.

Porém, o empresário na grande maioria das vezes não quer saber se você sabe disso. Ele só quer que você resolva o problema dele.

Esse problema na maioria das vezes esta ligado a atrair novos clientes, melhorar o engajamento dos clientes e o relacionamento com eles, converter e transformar visitantes em novos clientes e mensurar os seus negócios.

Essa pequena mudança na sua comunicação pode te ajudar e muito a atrair clientes para o seu negócio de consultoria digital.

#2 – Você vai aprender a trabalhar a sua mentalidade

Um consultor de marketing digital não é um empregado. Mesmo que você esteja prestando um serviço para outra pessoa, ou uma empresa isso não faz de você um empregado. Você é um prestador de serviços e você também pode demitir seus clientes caso não esteja satisfeito com eles.

Sim, o trabalho de consultoria é algo feito de 4 a 6 mãos. Não basta você dar o seu melhor se o seu cliente não faz a parte dele, como também o seu cliente não pode fazer tudo e você não fazer a sua parte.

Outra coisa como consultor é que você vai aprender a olhar no olho do empresário e dizer o que ele estar errando no negócio dele. Isso ajuda muito no desenvolvimento da sua mentalidade business.

#3 – Você vai aprender como manter o seu negócio (se quiser sobreviver é claro)

Você tem que aprender na prática trabalhar focado em resultados, isso mesmo. Você precisa focar em dar resultados para a empresa que contratar o seu serviço.

Uma dica que sempre dou é que você precisa deixar os indicadores do seu trabalho bem claros para que ele não seja medido da maneira errada.

Como falei antes, um consultor não é um empregado então se você também precisa se dedicar a aprender mais sobre contratos e também sobre negociação.

#4 – Desenvolver a sua habilidade de comunicação

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Trabalhando em um projeto de consultoria em marketing digital você aprenderá como se comunicar de maneira efetiva e clara, lógico que existem maneiras de aprender isso com atalhos, eu praticamente tive que aprender isso na prática errando e acertando.

Nos dias de hoje você pode aprender através de cursos e treinamentos que ensinam como se posicionar como consultor de marketing digital da maneira certa.

A sua habilidade de se comunicar é tão importante quanto a sua habilidade de gerar resultados.

Se você não conseguir mostrar o seu trabalho de forma clara e objetiva, mostrando a importância de fazer parte de tudo aquilo é provável que aos poucos o seu trabalho perca o valor ou até o sentido.

E comunicação varia desde telefonemas, e-mails, WhatsApp, relatórios e qualquer outro tipo de comunicação direta ou indireta com o seu cliente ou potencial cliente.

#5 – Aprender a Cumprir Prazos e gerir projetos

Esse talvez seja um dos maiores gargalos do povo brasileiro, acredita? Mentira! Não acredite nessa mentira que muitos falam por aí.

Você pode ser pontual, você pode ser disciplinado e também cumprir prazos de maneira rigorosa.

Além de aprender a cumprir prazos você também aprenderá a planejar da maneira certa para que aquele prazo seja cumprido com um tempo adequado para sua realidade.

6# – Melhorar seu network e contagio social

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Se você se tornar um bom consultor de marketing digital chegará facilmente como cargo de confiança por onde for. Afinal se você tem o conhecimento para resolver o problema daquela empresa é provavel que o seu principal contato lá dentro seja com os CEOs ou gestores.

Você terá que aprender a se vender constantemente sempre com ideias inovadoras e novas possibilidades. Isso também fará com que você não fique na sua zona de conforto te ajudando a estar sempre em busca de crescimento.

Além do mais estando sempre em contanto com os CEOs e fazendo um trabalho bem feito sua rede de contatos e network rapidamente é ampliada com sucesso.

#7 – Gerenciar o seu próprio negócio e dinheiro

Como qualquer empresa, um consultor digital deve aprender a gerir suas finanças. Essa é uma experiência impagável, afinal de contas na escola ninguém te ensina isso e geralmente nas famílias também não.

Você vai aprender desde gerir seus investimentos caso queira ampliar sua equipe como também gerir ferramentas pagas quando necessário para o escopo do projeto.

Além disso o conhecimento na prática de fluxo de caixa que nenhum livro pode te dar, porque afinal de contas você esta no campo de batalha, fazendo acontecer certo?!

Quais os outros benefícios de trabalhar com consultoria de marketing digital?

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Na minha opinião um dos outros principais benefícios para se tornar um consultor de marketing digital é a autonomia. Você pode trabalhar com empresas pagando valor mensal dessa forma você terá uma renda recorrente que provem do seu conhecimento e da sua capacidade de gerar resultados.

Assim hoje em dia com o poder da internet se tornar muito mais simples criar um negócio de consultoria ou seja se tornar um consultor de marketing digital bem remunerado com 10 clientes pagando 2 mil reais por mês e você ter um valor de R$ 20.000,00 por mês do que receber isso em uma empresa ou criando um negócio tradicional.

Quando eu comecei em 2008 esse mercado estava apenas começando e era difícil ter acesso as informações como hoje, porém se você esta lendo este artigo suas chances de entrar com sucesso nessa área são enormes, basta olhar para a quantidade de empresas que precisam disso, mas não sabem a quem recorrer.

Não estou dizendo que é fácil, ou que isso é dinheiro fácil. Porém é possível e só depende de cada um procurar as pessoas certas e os conhecimentos certos para tornar realidade.

Espero que esse artigo tenha te ajudado e se você gostou deixa seu comentário ou dúvida aqui abaixo beleza? Isso me motiva a sempre escrever e produzir novos conteúdos.

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

2 Comments

  • Cabral Cid

    Reply Reply 22 de janeiro de 2016

    Artigo interessante e explicativo, Rodrigo. Agora o que tenho visto atendendo empresas diversas, e no meio do Marketing Digital. Existem uma diferença entre o Consultor de Marketing Digital e o Consultor / Expert em Vendas Online, o foco é bem diferente, mais a maioria dos consultores e agências digitais, não se deram conta disso.

    Consultor de Marketing Digital foca em: Ferramentas – técnico, atualização de site, atualização diária de redes sociais, e, até talvez o SEO. Gerando engajamento, curtidas, comentários, compartilhamentos, a chamada: Prova Social.

    Consultor / Expert em Vendas Online foca em: Estratégias – Resultados e Vendas, trabalhando o Funil de Vendas e o SEO. E pode até fazer o engajamento nas redes sociais, mais o foco são estratégias e vendas, sempre.

    E o cliente acha que é a mesma coisa. Mais na verdade, o cliente não paga suas contas com o curtida, compartilhamento e comentários no final do mês, certo.
    E é claro, que a maioria, ainda não está apto para oferecer um escopo ao cliente voltado a vendas e resultados online.

    Abração.
    Sucessos para ti. 😀

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