O erro número 1 que você não pode cometer ao começar sua estratégia de e-mail marketing

A maioria dos empreendedores e empresários que estão começando a fazer estratégia de e-mail marketing acabam se deparando com alguns sintomas terríveis esses sintomas são:

  • Eles criam listas de e-mail de pessoas que não os considera autoridade no que fazem, consequentemente a lista não confia neles, por isso nunca se torna cliente;
  • Eles criam listas de e-mail focadas em apenas entregar conteúdo gratuito, sem deixar claro que alí deve existir uma relação comercial, assim criam listas de pessoas que só querem conteúdo gratuito.. ou seja não compram nada;
  • Eles criam listas de e-mail descartáveis que depois de algumas semanas param de abrir os e-mails, consequentemente ficam com uma lista gigante porém taxas de aberturas baixíssimas e não conseguem vender, nem gerar lucros;

 

Tudo isso causa problemas terríveis como:

  • Baixa abertura de e-mails
  • Baixa Taxa de Clique nos e-mails
  • Baixa venda vinda através de e-mails

 

É absolutamente comum em rodas de conversa sobre e-mail marketing e vendas diretas as pessoas comentarem: Eu tenho uma lista de 20 mil nomes porém só 4 mil abre os e-mails, dessas 40 mil a média de cliques é de 800 pessoas.

Isso pode ser comum, mas não é normal!

Nesse artigo eu vou te mostrar uma das principais causas para esse problema.

O erro número 1 que pode esta eliminando a sua estratégia de e-mail marketing por dentro

estrategia-de-email-marketing

Segundo uma pesquisa recente feita pela smart insights junto com ferramentas como Mailchimp e Getresponse foi mostrado o número de taxa de abertura de vários tipos de negócios. Mercados diferentes, ambientes diferentes e absolutamente todos (na média geral) estão com taxas baixas de abertura e cliques de e-mails.

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A causa para esse é….

Você pode até pensar que isso tem haver com alguma ferramenta específica, porém a verdade é que não. Quer fazer um teste? Lembre de uma pessoa que você abre o e-mail dela só por ver o remetente, ou seja: quem enviou a mensagem.

Isso sim é natural. A grande causa é a falta de confiança.

Se a sua lista de e-mail não tem um alto nível de confiança na sua mensagem, no seu conteúdo… em você. Provavelmente ela vai parar de abrir.

Se a ferramenta de e-mail marketing que você usa, não tiver confiança nos seus envios e provável que ela deixe de entregar.

Esse é o jogo: Você precisa gerar confiança técnica dos servidores de e-mails, você precisa gerar uma confiança psicológica nos seus leads.

3 dicas simples de como Gerar Confiança nos servidores e melhorar sua entrega de e-mail

Dentro e-mail marketing existem diversas pontuações que você provavelmente nunca imaginou… Se alguém responde sua campanha de e-mail marketing você ganha pontos com ela. Se alguém encaminha o seu e-mail, você ganha pontos. Se alguém compartilha o seu e-mail nas redes sociais você ganha pontos.

Existem também outros hacks relacionados a envio e entregabilidade que eu mostro em um dos meus materiais exclusivos.

Passo 1 – Faça com que seus leads respondam seus e-mails

Fazendo isso seu servidor vai entender que aquele lead gosta do seu conteúdo, pois ele interagiu com você diretamente.

Eu passei os últimos 3 anos testando, usando o dinheiro do meu negócio para desenvolver uma sequencia que faz com que as pessoas respondam os meus e-mails de maneira clara e objetiva, é simplesmente incrível como funciona.

Dá uma olhada em um print abaixo:

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Com os seus leads respondendo os seus e-mails a sua entregabilidade e as chances de sempre estar na caixa de entrada são muito maiores.

Passo 2 – Peça os seus contatos para adicionarem o seu e-mail como lista de contato, ou marque na caixa de prioridades

Isso é algo bem simples, porém se for seguido já vai te dar grande vantagem na sua abertura de e-mails. Dê opções, mostre onde você interage melhor.

Passo 3 – Use o Azul do Google como link interno (aumentar a taxa de cliques)

Você sabia que o Google investiu muita, muita, muita grana em testes para saber a cor que gera uma maior taxa de cliques em seus resultados?

Pois é. Você não precisa reinventar a roda na sua estratégia de e-mail marketing, para te ajudar na taxa de cliques use a cor do Google. (lógico, você pode fazer seus próprios testes, porém existe esse caminho bem interessante a seguir).

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Como Gerar Confiança Psicológica na minha lista de e-mail, e fazer com seus leads fiquem mais engajados

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Passo 4 – Gerar a percepção de autoridade

O segredo é o primeiro contato. Lembre-se do que já foi dito a muito tempo: A primeira impressão é a que vale. Nos seus primeiros contatos com a sua lista você precisa gerar uma incrível percepção de autoridade. Sendo assim as pessoas vão passar mais a valorizar a sua mensagem.

O grande erro é que muitos empresas que estão utilizando estratégia de e-mail marketing acabam falhando nesse ponto. Eles enviam mensagens genéricas que acabam se tornando mais do mesmo, e o seu lead acaba perdendo a confiança e a credibilidade.

Passo 5 – Deixar absolutamente claro o seu posicionamento único de valor

Como disse antes… não adianta ter um posicionamento genérico. O seu público tem que enxergar você como alguém que faz algo único. Isso pode ser baseado na sua história, pode ser baseado no seu método, pode ser baseado no que você luta, sua causa.

Passo 6 – Reciprocidade Extrema

Uma maneira de causa uma boa impressão nos primeiros contatos com a sua lista de e-mail é através da entrega de valor. Não simplesmente como muitos falam, mas uma entrega de valor que gere reciprocidade com o seu público. Assim você terá aquele público como alguém fiel, um verdadeiro fã do seu negócio.

Passo 7 – Use a Sequencia Perfeita de Boas Vindas (para quem quer ir mais além)

Como falei antes no artigo nos últimos 3 anos eu tenho testado diversas maneiras e abordagens para mensagens de boas vindas no seu e-mail. Isso por que a sua sequencia de boas vindas deve ser o momento mais marcante para o seu lead.

É nesse momento que você deve gerar a percepção de autoridade, gerar uma reciprocidade incrível, gerar a ansiedade para que a pessoa queira sempre abrir seus e-mails e essa sequencia possui todos esses elementos organizados momento certo.

E cheguei a 3 e-mails orquestrados individualmente cada um com um objetivo único. Chamei essa sequencia de A Sequencia Perfeita de Boas Vindas. Essa sequencia serve para qualquer modelo de negócio e funciona independente da ferramenta que você usa hoje.

Depois que você conhecer essa sequencia eu tenho certeza que você nunca mais vai querer cadastrar um novo lead sem antes passar por ela. Clique na imagem abaixo para saber mais.

sequencia-de-boas-vindas

Espero que tenha gostado das dicas do artigo, lembre-se de deixar também o seu comentário ou dúvida sobre o assunto.

O erro número 1 que você não pode cometer ao começar sua estratégia de e-mail marketing
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.