Google HummingBird – O que está acontecendo? O que você deve fazer!

google-hummingbird-seo

O Google todos os dias procura melhorar seu algoritmo com o objetivo de apresentar melhores resultados para as pessoas. Como você deve saber está bem posicionado nos mecanismos de pesquisa pode ser hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas de marketing.

Qual o impacto do SEO no negócios?

Saiba que 31 milhões de  brasileiros hoje são o que chamamos de multi-telas (TV, computador e smartphone). As pessoas ficam online cerca de 26 horas semanais em PCs, 13 horas nos smartphones e 11 horas nos tablets. Cada vez mais utiliza-se a internet no processo de compras procurando informações sobre os produtos antes durante e depois da compra.

Mega mudança no Google e agora o que fazer?

Na semana que marcou o aniversário de 15 anos do Google foi anunciado uma poderosa atualização em seu algoritmo. Essa atualização foi titulada como a maior atualização do Google com 90% das buscas mundiais afetadas. O Google tem procurado estar cada vez mais humanizado, com o lançamento do HummingBird (nome do novo algoritmo) ele não interpreta somente palavras hoje o Google já pode identificar desejos, vontades e até sentimentos do pesquisador acredite se quiser!

Diferente do Panda e Pinguim (dois últimos algoritmos  do Google) o Beija-Flor (HummingBird) não está baseado em penalidades e sim em limpar as SERPs mudando completamente a forma em que o Google reage diante das buscas. Essa mudança também veio para melhorar o fator de busca por voz já que a maioria dos smarthphones já possuem esse recurso. Vale lembrar que essa tendência promete crescer de pesquisa promete crescer muito nos próximos anos.

Muitos sites de empresas pessoais e de serviços tem encontrado dificuldades em relação a posicionamento por conta do novo algoritmo e pelo novo jeito Google de entender o que é relevante ou não. Separei algumas dicas de sobrevivência para você

1. O Google agora conversa com você!

O que está acontecendo?

O primeiro desafio é que o Google tem se preocupado em responder o usuário da forma mais objetiva possível. O Google antes tinha seu foco em palavras-chave mas hoje em dia um dos seus principais focos é a conversação.

Você deve ter conhecido alguém que praticamente conversava com o Google escrevendo textos do tipo: – Onde fica a panificadora? Ou: – Quantos anos tem o Jô Soares?

Esses tipos de texto antigamente eram bem engraçados mas o nosso amigo Google não é bobo e observando esse comportamento das pessoas educou o novo algoritmo para responder essas perguntas assim:

Captura de Tela 2013-10-18 às 21.42.48

Captura de Tela 2013-10-18 às 21.44.24

Observe que na figura 1 o Google além de mostrar a idade de Jô Soares, ele também mostra um breve resumo sobre ele. No caso da figura 2 se o usuário procura por músicas do Dream Theater o Google mostra várias músicas que podem ser reproduzidas diretamente do Chrome.

Buscas por Localização

Se você está em um determinado local e procura um super mercado Extra. Basta você perguntar para o Google:

Captura de Tela 2013-10-18 às 21.57.04

E ele apresenta o endereço de todos os endereços dos super mercados Extra que estão mais próximo de onde você está.

O que você deve fazer:

Você deve identificar todas as frases de conversação que tendem a usar na buscar por seus serviços e trabalha-las. O objetivo disso é competir em buscas informativas, buscas de navegação e também buscas de compra como exemplo: Onde comprar carro em Fortaleza?

2. Campo Semântico de Palavras e Sinônimos

O que está acontecendo?

O campo semântico são outras palavras relacionadas ao termo de pesquisa digitado. Com o novo algoritmo o Google não mostra apenas resultados restritos a palavra chave exata mais também para sinônimos e outros termos relacionados. Para um site com conteúdo relevante isso consiste em um poço de oportunidades pois agora mesmo sem ter a palavra chave exata escrita em seus títulos, urls e meta description (regras básica do antigo SEO) o site pode também aparecer bem posicionado para termos parecidos.

O que você deve fazer:

1. Expanda seu vocabulário de palavras chaves! Foque também em sinônimos, palavras-chave relacionadas, siglas e variantes ortográficos.

2. Use o Planejador de Palavras-Chave, Google Analytcs, WebMaster Tools e SEMRush para aproveitar ao máximo o campo semântico de suas palavras através dessas ferramentas você vai conhecer a demanda de  muitas palavras relacionadas ao seu negócio.

Exemplo Planejador de Palavra Chave:

Captura de Tela 2013-10-18 às 22.52.37

3. Use o Google Suggest – Através desse recurso o próprio Google oferece sugestões termos usados por usuários. Assim você pode incrementar seus títulos, conteúdos e também ter ideias para escrever outros temas.

Captura de Tela 2013-10-18 às 23.01.11

Captura de Tela 2013-10-18 às 23.01.42

3. Linkagem Semântica

O que está acontecendo?

Por muito tempo o Link Building foi um dos principais fatores para melhorar a autoridade de um site. Isso não mudou, pelo contrário o Google agora entende a correlação de links entre sites ou seja se você é citado por algum site junto ao com seu concorrente e em outro site com outro concorrente, o Google vai entender que existe uma ligação entre vocês e isso pode influenciar nos resultados de pesquisa.

Confira o esquema abaixo para entender melhor:

6

O que você deve fazer:

Identifique os líderes de mercado em seu nicho e crie estratégias para ganhar links desses concorrentes. Como criar um artigo dos melhores do nicho e citar os seus concorrentes isso pode parecer loucura mas pense bem… Se você está citando seu concorrente como um líder de mercado provavelmente ele vai mostrar para todos com isso você ganha parte da reputação do público de seu concorrente como também links e indicações de outros.

Você também pode criar infograficos com informações interessantes, curiosidades e conteúdos relevantes.

Dica: Você pode identificar blogs e sites que linkam para seus concorrentes e sites semelhantes usando as ferramenta MajesticSEO e também SEO SpyGlass.

4. Textos âncora de volta ao jogo

O que está acontecendo?

Os BackLinks em Texto âncora também são fatores importantes no posicionamento. Então quando as pessoas enviam links para seu site com textos âncoras relevantes você ganha mais força para aquele termo específico.

Para provar isso existe um grande exemplo conhecido no SEO internacional do site da Adobe.com que é o primeiro resultado para o termo: Clique aqui

Captura de Tela 2013-10-18 às 23.50.27

O que você deve fazer:

1. Faça uma planilha com os links internos e textos ânconra de seu site.

2. Pesquise e escolha as melhores palavras chaves para usar como textos âncora e assim otimizar sua linkagem interna. Para fazer isso use Google WebMasters Tools, Google Analitycs, Google Trends, Google Suggest e SEMRush.

3. Use uma ferramenta como a MajesticSEO para encontrar sites que linkam para o seu, entre em contato e peça para o administrador mudar a palavra do texto âncora e sugira uma palavra mais relevante.

4. Lembre-se de que você também pode usar links internos e externos com palavras chaves semelhante e semânticas no caso seria um tipo de combinação com duas dicas desse artigo.

5. Fique atento a todos os tipos de pesquisa para aproveitar as oportunidades

Como se não bastasse o Google agora também consegue interpretar qual a intenção da busca dos usuários seja ela assistir a um vídeo ou até um endereço de algum local como vimos no exemplo do Extra acima.

Então podemos dizer que ele vai mostrar resultados cada vez mais específicos independentes da pesquisa se o algoritmo perceber que a principal informação é respondida por um vídeo ele vai aparecer independente de palavra chave exata.

Ex:

Captura de Tela 2013-10-19 às 00.15.29

Isso significa que agora como nunca pode ser quebrar o resultado orgânico com: mais vídeos, páginas do Google Places, imagens, mapas, músicas tocadas direto do navegador e outros coisas ainda viram.

O que você deve fazer:

1. Usar o Google Places sempre que possível.

2. Usar o Google Plus com Real Author.

3. Otimizar suas imagens preenchendo sempre title e alt text para o Google imagens.

4. Otimizar seus vídeos e promover seu canal do Youtube.

Dica: Para melhorar o posicionamento de vídeos o Google sempre leva em conta a interação com o vídeo (comentário, botão gostei e inscrição do canal) e também o tempo de visualização do vídeo.

 6. Mergulhe na marcação de dados estruturados

Como falamos o Google tem procurado responder perguntas diretamente na SERP ele faz isso através de meta dados e rich sniperts colocando os resultados em formato de carrossel é muito interessante para o usuário esse tipo de resposta e com certeza atrai bastantes cliques.

Exemplo de busca com dados estruturados:

Captura de Tela 2013-10-19 às 00.34.06

O que você deve fazer:

1. Use o máximo de propriedades de dados estruturados que permite o Google. Para isso use o Google Plus e Google Authorship assim você terá mais chances de ter resultados apresentados no Knowledge Graph.

2. Para ajudar ainda mais o Google a ler o seu site implemente marcação de Structured Data Markup Helper e Schema.org para ajudar o Google a ler seus vídeos, eventos e imagens.

3. Utilize a ferramenta de teste Structured Data Testing Tool para conferir se essa marcação está funcionando corretamente.

Tenho certeza que se você colocar em prática essas dicas você vai conseguir não só sobreviver a esse novo algoritmo como também surpreender o Google e melhorar e muito os seus resultados nos mecanismos de pesquisa.

Quer dicas para atrair e converter mais clientes para o seu negócio gratuitamente?

Digite seu email abaixo agora e receba mais dicas (exclusivas) de como atrair e converter mais clientes para os seus negócios.

privacy Fique tranquilo, também sou contra SPAM

Deixe seu comentário!!

Google HummingBird – O que está acontecendo? O que você deve fazer!
5 (100%) 2 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.