Keyword Planner Adwords como usar o Planejador de Palavra Chave

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Olá amigos leitores tudo bem!?

Nos últimos dias percebi grande movimentação nos grupos e muita gente perguntando sobre o Novo Planejador de Palavras-Chaves ou Keyword Planner e a extinção da tradicional Ferramenta de palavra chave, algumas pessoas estavam até procurando novas ferramentas por não terem gostado das mudanças ou muitas vezes ainda não saber como usar adequadamente a nova ferramenta.

A verdade é que ficou muito mais fácil e prático criar campanhas de adwords como também o uso da ferramenta em si. Se você faz parte da nossa comunidade de leitores do blog nunca esqueça que essa ferramenta é primordial e melhor amiga de todos os profissionais da Web e cabe a cada um de nós aprender como usa-lá.

Nova Interface do Planejador de Palavras-Chave (Keyword Planner)

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Essa é a nova interface do Planejador de palavra chaves, como podemos ver mudou bastante, mas não com o que se preocupar, os novos padrões do adwords já vem quase todos configurados de maneira correta então nesse primeiro momento digite a palavra chave que pretende

1. Digite o termo:

como usar o planejador de palavra chave

2. Configure a ferramenta

Se você está fazendo sua campanha de conteúdo ou de SEO o ideal é usar a Idéias de palavra-chave, a guia idéias de anúncios é mais voltada para adwords apesar disso não indico muito usar esses padrões até para campanhas de links patrocinados o melhor mesmo é você estudar cada palavra e os objetivos de cada uma ao invés de usar os padrões do adwords.

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3. Tipo de correspondência

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Outro detalhe fundamental é o tipo de correspondência ainda muitos blogueiros e outros profissionais acabam esquecendo deste pequeno (grande) detalhe para exemplificar melhor:

Correspondência Ampla – Geralmente engana muitas pessoas! A busca ampla contabiliza de forma geral todas as vezes que sua palavra chave aparece no campo de pesquisa não importando a ordem, variação, erros gramaticais e palavras adicionais.

Ex: Termo Carro importado

  • carro importado
  • carr importado
  • importar carro
  • se o carro é importado, é mais caro?
  • comprar carro importado
  • carro importado usado
  • imposto de importação de carros
  • automóvel importado
  • automóvel americano

Correspondência de Frase – No caso da correspondência frase, a busca contabiliza caracteres adicionados antes ou depois do termo inserido porém mantêm os termos unidos.

Ex:

  • carro importado
  • comprar carro importado
  • foto de carro importado
  • carro importado à venda
  • carro importado barato
  • melhor carro importado

Percebeu a diferença?

Correspondência Exata – É o termo exato que você pesquisa nesse caso o Adwords mostra apenas o número certo de vezes em que esse termo foi buscado

Ex:

  • Carro importado

4. Novos Padrões do Adwords (Vida boa)

O Adwords com o Novo Planejador de Palavras chave trouxe novos padrões super amigáveis, facilitando a vida de qualquer pessoa que queria trabalhar com seus serviços.

4.1 Busca Local Definida por padrão

Antigamente o Adwords tinha como padrão a busca Global ou seja contabilizava a quantidade de vezes que a palavra era digitada em todo mundo. Isso prejudicava bastante alguns iniciantes por não saberem deste pequeno detalhe.

Porém a nova ferramenta já veio com padrão busca local ou seja só contabiliza buscas feitas aqui no Brasil.

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4.2 Busca Exata por Padrão

A busca exata também vem por padrão hoje em dia o que melhora ainda mais a vida de quem está começando com a nova ferramenta.

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4.3 Novo Gráfico de Tendências

Outra novidade bacana é o preview do gráfico de tendências que antes só era disponível com exportação para excel, esse gráfico é um mini Google Trends ele mostra os resultados de pesquisa dos últimos 12 meses de forma prática e rápida. Show não acha?

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5. Palavra chave Negativa visível para todos! ( Como assim??)

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A palavra chave negativa é um parâmetro mais voltado para campanhas de links patrocinados que não muito o caso deste post, contudo vejo que é importante se você não conhece esse recurso ficar por dentro dele pois ele pode te ajudar a economizar em seu investimento. Antigamente era ignorado pela maioria dos iniciantes em Adwords com a mudança na ferramenta o Google mostrou a opção de cara.

O que é Palavra Chave Negativa?

Palavra chave negativa é um termo que tem intercessão com a sua palavra chave porém não tem nada haver com seu produto.

(Com essa minha definição fica melhor explicar na prática)

Ex:

Se você tem uma loja de instrumentos musicais e pretende fazer uma campanha de links patrocinados para alavancar as vendas de suas baterias.

Vamos definir os termos: (Esses termos são apenas ilustrativos se esse é seu caso sugiro pesquisar de verdade)

  • Bateria Musical
  • Bateria Pearl
  • Bateria Tama
  • Bateria Michael

O Google é bem bacana se você comprar alguns desses termos como Correspondência Ampla seu anúncio vai aparecer também para outras buscas como vimos logo acima entre esses termos pode haver produtos como:

  • Bateria para celular
  • Bateria Nokia
  • Bateria Automotiva
  • Bateria Iphone
  • Jogo de Baterias

Percebeu que você esta atraindo uma audiência desqualificada? Em Links Patrocinados (SEM) todo clique é valioso então precisamos seguimentar nosso anúncio.

Uma forma de fazer isso é usando as palavras chaves negativas e colocar os termos que não tem nada haver com seu produto porém existe uma ligação entre as palavras. Nesse caso as palavras chaves negativas seriam:

  • Celular
  • Nokia
  • Automotiva
  • Iphone
  • Jogo

Opinião sobre o Novo Planejador de palavra chave

Bom, eu me incomodei um pouco no início, mas hoje já gosto bastante do Keyword Planner acredito que ele ajudará muitas pessoas a melhorarem suas campanhas. Se você ainda não sabia usar a ferramenta ou estava a procura de outra ferramenta similar (falo isso por que vi em alguns grupos) esse post é para você mesmo!

Espero que tenham gostado das dicas e a partir de hoje consigam obter melhores resultados nos planejamentos estratégicos e ações.

Deixe seu comentário sobre o assunto e se sentir a vontade compartilhe com seus amigos

Muito Obrigado,

Até logo 😉

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.