Olá amigos,

Hoje vamos falar sobre links patrocinados. O que é? Como funciona? O que significa as siglas do Adwords? Como meu consumidor pesquisa? Vale apena investir?

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é a plataforma de Link Patrocinados mais conhecidos na internet, através dele muitos anunciantes mostram seus produtos e geram renda para sua empresas. Para curiosidade em 1998 o empresário americano Bill Gross criou um site que apresentava resultados de pesquisas pagas e leilão de palavras chamado GoTo.com. Nosso amigo Google sempre com grande visão de oportunidades comprou a patente do projeto por US$ 300 milhões e hoje sem dúvida tem grande parte de sua renda por meio dele.

Na organização da SERP (Search Engine Results Page) os links patrocinados representam 30% dos cliques contra 70% das buscas orgânicas. Este baixo número provém de uma má utilização dos antigos e boa parte de “profissionais” atuais que não usavam/usam a ferramenta corretamente, por exemplo:

– Se procuro por um determinado serviço local, aluguel, locação ou qualquer outro e recebo um anúncio que aparentemente é tudo o que eu preciso, mais quando entre, percebo que este serviço de outra cidade e não me ajuda em nada pois preciso de um serviço local. Isso já aconteceu com vocês?

No exemplo citado acima não é interessante para ninguém! O usuário não tem uma boa experiência por clicar no anúncio patrocinado e não ter o serviço que lhe interessa e o anunciante perde grana por cliques.

Por conta dessa má experiência, com passar dos anos em muitos usuários cresceu um pouco de preconceito em relação aos anúncios do Adwords que aquilo é apenas “Propaganda”.

Como funciona?

O sistema de links patrocinados funciona como um leilão de palavras onde o anunciante compra a  palavra-chave escolhida em seu seguimento, para então seu site aparecer em boas posições nos resultados de busca. Atualmente é uma das formas mais rápidas de se fazer anúncios pois dependendo do valor investido e da qualidade do anúncio o posicionamento é imediato.

CPC (custo por clique) é a forma que recebido o investimento no Google. Toda vez que alguém clica no seu anúncio aquela quantia é retirada. Por isso é tão importante saber como criar anúncios seguimentados. Entender os níveis de busca por exemplo saber como identificar o cliente pesquisador, o cliente interessado no serviço e o cliente verdadeiramente comprador.

Investir em adwords parece ser um trabalho fácil como o Google mostra no vídeo mais para você que pensa em anunciar sua empresa não pense ser tão fácil assim você deve saber como pesquisar e identificar oportunidades no Google Adwords.

Níveis de Consumidor

Como falei antes você deve entender os níveis de consumidor na internet como esse usuário pequisa veja as seguintes palavras chaves:

  • Baterias automotivas –  27.100 buscas locais/mês CPC de R$ 1,24
  • Comprar bateria automotiva – 1.600 buscas locais/mês CPC de R$ 1,10
  • Comprar bateria moura – 1.000 buscas locais/mês CPC de R$ 0,94

 

Quais as conclusões que você pode tirar sobre estas 3 palavras chaves?

Muitas pessoas pensam assim: – Bom “baterias automotivas” tem muito mais busca por tanto é a melhor palavra chave.

Mais aí onde muitas investidores em Adwords se enganam pense bem as pessoas que procuram por baterias automotivas são clientes pesquisadores pois sua busca neste primeiro momento mostra que ele não interesses objetivos.

Ele pode esta procurando informações, pesquisar preços, marcas, locais de venda entre outros. Será que gastar R$ 1,24 com clientes pesquisadores é interessante para seu investimento?

Veremos agora o segundo exemplo: Comprar bateria automotiva

No segundo exemplo já podemos ver um cliente mais focado em compra veja que estas 1.600 busca mês já em “comprar”. O pesquisador que procura assim já demonstra atitude na busca ele indica o que ele quer ou seja comprar bateria automotiva.

Então trabalhar essa palavra chave já é bem mais interessante pois este usuário após entrar em seu site (se o mesmo estiver preparado para recebe-lo) dependendo das informações dadas por você, ele comprará. Por isso vale lembrar da importância de ter uma página que realmente venda.

Terceiro exemplo

No terceiro exemplo veja praticamente este é um consumidor final, além de demonstrar o desejo de compra ele especifica a marca do produto podemos dizer que este consumidor já esta decidido do que quer e precisa apenas que você ofereça o produto para ele.

Deve se observar apesar de não ter uma busca tão grande quanto o primeiro exemplo, essas mil busca mês são de pessoas que realmente querem comprar o produto citado, o custo do CPC é bem mais baixo não chegando nem a R$ 1,00.

Então fique esperto para não gastar mais do que deveria em Adwords.

Siglas de Adwords

Assim como os outros seguimentos da internet sempre usamos termos e siglas para facilitar a comunicação vamos conhece-las:

  • Impressões – Visualizações (quantas pessoas viram o seu anúncio)
  • Conversões – Compras, cadastros (depende do objetivo do seu site e do seu anúncio)
  • Orçamento – Valor investido por dia
  • CPC – Custo por clique
  • CPA – Custo por aquisição
  • CPM – Custo por mil (impressões)
  • ROI – Retorno de investimento
  • CTR – Taxa de Clique

 

Técnicas de links patrocinados (SEM)

Existem várias técnicas de como utilizar os anúncios além da busca comum, existem a rede de display que são anúncios exibidos em outros sites através de banners, existem os anúncios nos vídeos do youtube, existem anúncios que aparecem em jogos online, entre outras técnicas como remarketing que são bastante eficazes. Logo logo vamos falar sobre cada uma delas individualmente.

Vale apena investir em Adwords?

Minha dica é nunca foque todas as suas forças somente em Adwords, para praticamente todos os nichos vale apena, para alguns é fundamental e outros não existe sobrevivência sem links patrocinados. O que cabe a você é estudar bastante seu nicho ou procurar um profissional da aréa para ajudar no processo.

Outra dica, procure usar estratégias de SEO combinadas com SEM (search engine marketing – links patrocinados) assim você pode economizar e fortalecer sua presença online de forma a não depender somente dos links patrocinados.

Posso lhe ajudar?

Se você precisar de algum auxílio ou dúvidas em links patrocinados estou a disposição. Faço parte do programa Google Engage. Um programa de capacitação e especialização do Google para profissionais em Adwords. Onde recebo do próprio Google cupons promocionais para novos clientes.

Obrigado!

Continue lendo os artigos do blog ;)

Até a próxima :)