Marketing de Relacionamento – Como fidelizar o seu público escrevendo artigos memoráveis

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Você já parou pra pensar por que ninguém ou são raros os comentários no seu blog? 

Ou então…. Por que as pessoas não voltam a visitar o seu site?

Vamos conversar sobre isso hoje 😀

E aí tudo show? Aqui é o Rodrigo Nogueira e hoje vou falar um pouco sobre Marketing de Relacionamento e como fidelizar o seu público escrevendo artigos memoráveis.

A alguns dias atrás fiz uma pequena pesquisa para a minha Comunidade VIP (pessoas cadastradas na minha lista de email que acompanham de perto o meu trabalho, indicações e recomendações). E nessa pesquisa uma das perguntas foi:

Qual o sua maior obstáculo hoje  em atingir resultados com marketing digital?

A respostas não me surpreenderam tanto… A grande maioria das pessoas tem dificuldades em gerar tráfego e atrair visitantes (e clientes) qualificados para o seu site/blog.

Mas uma pergunta que me chamou a atenção foi a do João Paulo de João Pessoa/PB


Rodrigo, graças as suas dicas estou conseguindo aumentar bastante o tráfego do meu site, mas a minha dúvida é... Como fazer o meu público voltar? Estou com dificuldades em fidelizar os visitantes do meu site. Alguma orientação?


João Paulo, João Pessoa - Paraíba

Para responder essa dúvida do João e de outra pessoas dessa comunidade resolvi trazer aqui algumas dicas e sugestões para ajudar você que deseja aumentar a freqüência de visitantes recorrentes como também fidelizar os seus leitores.

Passo 1: As pessoas precisam ler o seu conteúdo

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Muitas pessoas falam que blog não é bom… por que você escreve muito conteúdo mas ninguém ler… Ou não tem comentários no seu blog e nem feedback dos leitores.

Abaixo seguem alguns recomendações sobre como fazer o seu visitante ler os seus artigos.

1. 1 Site responsivo + tipografia legível nos seus artigos

Com o avanço das tecnologias móbile , as pessoas estão cada vez mais on-line via smartphone ou tablet se o seu site não é responsivo sinto em dizer mas provavelmente você terá problemas em gerar mais tráfego pois hoje em dia mobile comanda muito dos acessos.

Sobre a letra legível esse é um detalhe  super importante… Do que adianta escrever artigos incríveis se o seu público tem dificuldade de ler?

Marketing de relacionamento é justamente entender como ajudar o seu público e aplicar para o seus negócios.

Veja foto abaixo a média do tempo que os leitores permanecem em média lendo os artigos (coluna da direita).

Amostra feita com dados dos últimos dias:

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Sendo sincero:

Não é fácil reter um leitor por mais de 3 minutos em um conteúdo de blog totalmente escrito isso é, sem vídeo.

Alguns casos consegui gerar número de permanência ainda maiores que nunca vi antes como:

 

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Antes que você pergunte…

Sim isso é um link gerado no Wikipédia!

Aprendi essa estratégia por meio de um Painel de SEO que rolou no maior evento de tráfego e conversão do mundo em San Diego que o meu amigo Luciano Farias participou e empacotou no Segredos dos Experts. (recomendo).

>> Setup de uma boa tipografia

A minha recomendação de tipografia é usar o tamanho 18 e a minha fonte preferida é a Tahoma 😀

 

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  Passo 2 – O manual do título de atração

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Eu diria que escrever um título bem atraente é como acertar na loteria. Não pelo fato de ser difícil, mas peto fato da sensação BINGO!

Alguns dos grandes benefícios de escrever um título atraente são:

  • Títulos atraentes são responsáveis por curtidas  e interações nas redes sociais espontâneas;
  • Eles fazem com que as pessoas procurem ler o seu artigo imediatamente ou salvem nos favoritos para ler outra hora;
  • Eles geram reciprocidade imediata mesmo que a pessoa não leia o seu artigo;
  • Eles geram autoridade;

3 tipos de títulos atraentes infalíveis

Existem vários métodos para escrever títulos, inclusive escrevi um artigo sobre títulos somente sobre construção de títulos e você pode conferir mais dicas lá.

Mas para hoje vamos ficar com os 3 tipos de títulos que considero infalíveis ok?

#1 – Como [RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA ESPECÍFICO] em X passos simples (opcional)

As pessoas estão sempre em busca de solucionar algum problema específico, inclusive procuram bastante no Google dessa forma. Quando você acerta a resolução do problema que aquela pessoa esta passando em cheio esse título converte super bem.

EX: Como fidelizar o seu público escrevendo artigos memoráveis

#2 – Nº [IMPOR UMA AÇÃO NECESSÁRIA] antes de [AÇÃO FUTURA OU PRETENDIDA PELO PÚBLICO] pode também usar alguma conotação de medo (opcional)

EX: Evite o Fracasso: 4 perguntas chave que você precisa responder antes de criar um blog

Um dos maiores medos que move as pessoas é o fracasso ou a derrota e também o medo de ser humilhado ou vencido.

Por esse motivo se você escreve um texto falando que a pessoa precisa ter uma atitude necessária antes de fazer uma ação futura que você sabe que ela vai fazer…. Esse título vai funcionar.

Detalhe IMPORTANTE:  Quanto mais autoridade você tiver, mais esse título vai funcionar!

#3 – [LISTA] de [BENEFÍCIO PARA O PÚBLICO] mas conotação de facilidade  ou matar objeção (opcional)

EX: 5 Formas garantidas de aumentar o tráfego do seu site (sem gastar dinheiro)

Essa sem dúvidas é bem clássica mas funciona perfeitamente bem!

Material Extra GrátisComo criar títulos impossíveis de serem ignorados - Guia Completo

Passo 3 - O poder do primeiro parágrafo

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O primeiro parágrafo é super importante pois ele oferece a continuação imediata do título. Se o primeiro parágrafo não prender a atenção do leitor você vai perder o visitante.

Como prender a atenção do leitor no primeiro parágrafo?

Uma das formas mais efetivas para prender a atenção do leitor que eu considero é usando um padrão hipnótico de PNL ensinado (pelo menos foi onde eu vi a primeira vez) pelo Anthony Robbins.

Ele nunca teve a intenção de ensinar essa técnica com esse objetivo mas... Os internet marketers e principalmente os Copywriters usam essa técnica que é bem simples...

Você precisa fazer o seu público falar SIM ou confirmar alguma coisa 3 vezes antes de dar algum comando por exemplo...

Na prática:

  • 1 - Você quer aumentar o tráfego do seu site atraindo mais visitantes e clientes?
  • 2 - Você realmente esta em busca de uma forma efetiva para aumentar os seus lucros através do marketing digital?
  • 3- Você já pensou ou acredita que é um simples detalhe que te impede de alcançar os resultados que você sempre quis?

4 - (finalizar + comando!) Leia esse artigo até o final que vou te mostrar como solucionar isso!

Esse tipo de padrão hipnótico também é muito usado ganhar discussões, você mostra que esta do lado da pessoa e depois dar o comando que você quer.

Mas....... Não vou falar muito sobre esse assunto e nem abrir meus estudos de persuasão e influência para você nesse caso 😛

Então é fácil:

1 - Selecione 3 problemas chaves que o seu artigo vai resolver

2 - Faça 3 perguntas obvias que o seu público quer.. e que o seu artigo vai ajudar

3 - Dê o comando para ler o artigo 🙂

Passo 4 - O mais importante... Seja um herói: Escreva artigos incríveis!

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De nada adianta usar as técnicas assim se o seu artigo não for bom. Minha sugestão é pesquisar bem sempre antes de escrever qualquer coisa, procure inspirações, o nome já fala: Marketing de relacionamento. Você precisa agradar sua audiência, uma coisa que eu sempre falo é o seguinte:

Nosso tempo é muito valioso... Se você for escrever um artigo escreva um artigo que vale a pena ser lido!

Outra coisa que eu tenho aprendido com o tempo é que nem tudo tem que ser cobrado. Hoje em dia muitas pessoas estão ganhando dinheiro com infoprodutos com informações ultrapassadas e sem conhecimento nenhum para realmente causar um resultado na vida dos alunos.

Ganhar dinheiro com infoprodutos é realmente excelente mas, a minha recomendação é valorize o seu nome. Procure entregar conteúdos realmente úteis que podem transformar a vida das pessoas de forma positiva. E se for cobrar por algo pense sempre em:

Que transformação esse meu conteúdo vai causar na vida e nos negócios do meu público?

Com a resposta disso em mente você terá muito mais segurança para vender, oferecer ou compartilhar os seus conhecimentos.

Marketing de relacionamento também é...

Isso que estou fazendo também é marketing de relacionamento, ajudar e ensinar o seu público como você pode. Então se você gostou desse artigo não esqueça de deixar o seu comentário ou dúvida sobre o assunto, quem sabe ela não se transforma no próximo artigo aqui do blog 😀

 

Quiz: Quais as outras estratégias de Marketing de relacionamento você conhece?

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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