Meta Description SEO – Dicas de otimização

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Olá amigos leitores!

Vamos falar hoje sobre Meta Description Tag, e vamos aprender a atrair clientes com apenas 160 caracteres.

O que é Meta Description?

As meta descripitons são pequenas descrições que aparecem nos mecanismos de busca quando um usuário faz uma pesquisa. Apesar de não influenciar diretamente no rankiamento de página desde Setembro de 2009 estes textos podem fazer mágica se forem bem trabalhados.

Infelizmente ou felizmente dependendo do ponto de vista, muitos programadores e Webmasters não tem a visão da importancia de trabalhar bem um meta description ou se tem em muitos casos não trabalham, falo isso por ver em muitos resultados de busca resultados com ausência de meta description facilmente identificados.

 Se não for definida uma meta description o Google coloca automáticamente textos do conteúdo para preencher, isso não é nenhum pouco agradável para o Google e muito menos atrativo para os usuários.

Como criar uma meta description baseada nas técnicas de SEO

Em SEO costumamos dizer que nada é em vão e que toda ação com diz Newton tem uma reação. Como já falei antes as descrições não influenciam diretamente no posicionamento da página mais sem dúvidas elas são o complemento dos title tags e com uma boa estratégia são fortes meios de atrair visitantes.

As descriptions ficam em negrito de acordo com a palavra chave buscada por exemplo:

Como você pode ver estas palavras ganham destaque em negrito, ou seja atraem mais a atenção do usuário quando busca por determinado termo. Então podemos afirmar que ter um texto bem trabalhado e atrativo combinado com palavras chaves ideais podem seguramente garantir vários cliques.

#Agora vamos para a prática!
  • Descreva bem o conteúdo da página, se for um produto procure descreve-lo da melhor maneira possível e não esqueça de usar call to actions quando necessário.
  • Use no máximo 160 caracteres, a partir deste número o Google vai cortar.
  • Use palavras chaves relacionadas ao conteúdo do seu post de preferencia faça um combo de posicionamento web: usando as palavras chaves na url, title e meta description. Essa combinação é fundamental para posicionar qual quer página ou post!
  • Quando pretender posicionar serviços locais use sempre o nome de sua cidade.
  • Use meta descriptions únicas para cada página, nada de repetir descrições de páginas ou mesmo de produtos.
  • Escreva manualmente todas suas descrições, lembre-se que todos os usuários são humanos e precisam de comunicação humana, textos automáticos ou default não são recomendados.

Sugiro que você use a ferramenta WordPress SEO by Yoast além de facilitar a criação e otimização destes parâmetros, ele tem um check de SEO que da várias sugestões de melhorias para seu post.

Analisando as Meta Descriptions do seu site

Sugiro que neste momento você abra uma aba sem sair desta para fazer um pequeno analise das páginas do seu site em relação as metas descriptions:

1. Abra uma nova aba

2. Faça a seguinte busca no Google “site:www.seusite.com.br”

O resultado desta busca mostra todas as páginas do seu site, com base nestas informações você saberá quão trabalho terá para otimizar as descrições do seu site.

Normalmente quando fazemos esta busca pela primeira vez o site estar com descrições automáticas definidas pelo próprio Google muitas vezes também identificamos erros nos títulos, conteúdo duplicado entre outros.

Mais não se desespere se encontrar a situação um pouco feia nas páginas do seu site, pense bem, enquanto você está identificando este erro talvez o seu concorrente não esteja dando a mínima para a importancia do SEO para a empresa então é ma ótima oportunidade de sair na frente!

Meta Description para Redes Sociais

As meta descriptions são automáticamente usadas quando é compartilhado algum link nas redes sociais. Eu não indico para ninguém compartilhar conteúdo no Facebook ou Google Plus simplesmente colando um link em sua timeline, mais muitos usuários e até fanpages que fazem isso! Muitas pessoas usam pluggins de publicação automática e usam também os botões de compartilhamento do seu site.

Se sua página esta equipada com uma boa meta description você vai esta preparado para compartilhamentos desta forma. Assim dependendo da atratividade da mesma suas taxas de cliques serão bem melhores.

Check List

  • Seja sempre verdadeiro com usuário nunca prometa nada que seu site não possa cumprir.
  • Seja persuasivo mais tenha equilibrio, nem sempre é bom ser imperativo, atraia cliques de pessoas que querem o seu produto e não por conta de uma imposição do seu texto.
  • Corrija suas meta descriptions. Por não ser um fator de posicionamento você pode corrigir e procurar a melhor forma possível.
  • Teste todas as formas possíveis, seja ousado.

Meta Description SEO – Dicas de otimização
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

4 Comments

  • Ticiana Albuquerque

    Reply Reply 3 de julho de 2013

    Olá,
    as meta descriptions seriam aplicadas para todas as páginas do site? Tenho uma para a home e não tinha pensado em fazer para as demais páginas, é recomendado?
    Ah, vc sabe qual o critério que o google usa para que apareçam diversos links do meu site na serp?
    Grata desde já.

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 4 de julho de 2013

      Olá Ticiana.
      É recomendado sim! O bom é que você use uma meta description diferente para cada página, lembrando de trabalhar de forma distinta para cada uma delas.

      Sobre o critério que o Google usa nos “sitelinks” que é o nome que se dar aos diversos links como você falou, eles não são algo influenciável na verdade você pode apenas retirar algum se não for interessante para seu site. No caso para inserir os sitelinks o Google seleciona de forma aleatória. Espero que tenha esclarecido 🙂

  • Kcristina

    Reply Reply 21 de agosto de 2015

    Olá, vim agradece-lo pelas dicas realmente brilhantes, após revisar meu site, encontrei diversos erros e vi o quanto ainda preciso aprender, suas dicas foram de enorme valia, obrigada de coração e parabéns pelo site, é uma bíblia para nos, beijos.
    http://www.portraitart.com.br

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