O que é Inbound Marketing e como usa-lo para potencializar o seu negócio

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Desde 2006, o inbound marketing tem sido o método de marketing mais eficiente para fazer negócios online. Ao invés dos antigos métodos outbound dos anúncios de venda, compra de listas de e-mails, requisição de informações, o inbound marketing foca na criação do conteúdo de qualidade que leva pessoas à sua companhia e ao seu produto, onde eles naturalmente desejariam estar.

Alinhando o conteúdo você o publica em harmonia com o interesse do cliente, você atrai o tráfego inbound naturalmente, que você pode converter, fechar e encantar seus clientes por horas.

E o que significa Inbound Marketing?

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Compartilhar é cuidar e inbound é como criar e compartilhar conteúdo com o mundo. Criando conteúdo especificamente projetado para atrair o sonho dos seus clientes, inbound atrai panoramas qualificados para o seu negócio e os mantém respondendo durante muito tempo.

O que muito se fala por aí é que o Inbound Marketing é o Novo Marketing! É uma forma de fazer marketing onde naturalmente você atrair, se relaciona, converte e encanta os seus clientes.

Infográfico de Inbound Marketing do Viver de Blog

Nesse infográfico completo o meu amigo Henrique Carvalho Fundador do Viver de Blog e do Tema Épico para WordPress ele fez uma explanação bem completa sobre as diferenças do Inbound Marketing para o OutBound que é considerado o velho marketing.

 

OutBound é aquele marketing chato… : – Compre de mim, compre de mim eu tenho o mais completo produto XYZ…

Veja o Infográfico do completo do Viver de Blog

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 Os 4 Pilares Fundamentais do Inbound Marketing

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O que faz com que o Inbound Marketing seja algo sensacional na minha opinião é o poder de atrair, relacionar, converter e encantar os clientes de forma natural. Para que esses 4 pilares sejam realmente eficazes você precisa tomar conhecimento das ferramentas e técnicas utilizadas. Vou falar um pouquinho sobre os 4 pilares nesse artigo:

Atrair Clientes

Seu site precisa atrair clientes ideais que são conhecidos como buyer personas (ou avatar depende de quem fala), que são as pessoas ao redor do qual todos os seus negócios são construídos. Para atraí-las você utiliza algumas das ferramentas como blogging (Aprenda aqui como criar um blog de sucesso) (forma mais simples), SEO (modo de busca de palavras chaves que otimizam sua página), publicação social (permite partilhar informações de grande valor na web social) e landing pages (sua fachada digital).

Para atrair clientes eu costumo dizer que você pode usar: Blogs, SEO, Anúncios Pagos, Youtube, Mídias Digitais, landing pages porém o mais importante de tudo isso é o Conteúdo!

Uma das coisas que faz com que o Inbound Marketing seja eficaz de verdade é o conteúdo publicado. Independente da mídia você deve se focar em produzir um conteúdo que realmente ajude o seu público.

 

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Converter visitantes em Leads

Ao atrair visitantes para o seu website o passo seguinte é converter os visitantes em leads (lista de contato) para depois converter em venda. Lógico que existem pessoas que não trabalham com captação de leads e vendem muito. Estou falando do que eu considero que seja mais sustentável a longo prazo.

Você deve garimpar dados como e-mails, oferecer link através da rede social deles, oferecendo algo em retorno como eBooks, formulários fáceis a serem preenchidos em páginas de captura de email, palestras online, mapas mentais, infográficos entre inúmeras opções de Lead Magnets (conhecidos aqui no Brasil por imã digital, ou isca e também recompensa digital.

Nesse artigo eu falo mais sobre Recompensas digitais e captação de emails

Transformar o Lead em Cliente

Transformar leads em clientes é uma das coisas mais legais em um trabalho de inbound marketing. É aquela mistura de relacionamento com venda, usar técnicas de copywriting, estratégias de lançamentos, construção de oferta, otimização de conversão, experiência do usuário e muito mais.

Hoje em dia nos lançamentos de produtos que participo uma das formas mais efetivas para gerar receita é através de um email marketing efetivo. Mas não estou falando de compra de listas de emails malucas!

Estou falando de todo o processo de inbound, atrair, relacionar, converter e encantar.

Isso é sem dúvidas uma ciência e não tenho como adentrar muito nesse assunto em um único artigo poderia sair um ou 2 ebooks só sobre esse tópico.

Encantar os Clientes a Verdadeira Formula do Sucesso!

Na boa… atrair clientes cada vez fica mais caro! E na minha opinião grande parte das pessoas do mercado cometem um erro básico que é não investir no próprio cliente. Imagine comigo aquela pessoa que já fez a compra de um produto geralmente é abandonada!

Trabalhar um pós-venda produzir materiais complementares e oferecer sem pedir nada em troca, se focar em oferecer a melhor experiência possível do cliente é a melhor forma para se construir um negócio sustentável de verdade.

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O Inbound Marketing no Brasil

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O Inbound Marketing no Brasil tem crescido bastante nos últimos anos e isso é uma prova realmente de evolução. Empresas como Resultados Digitais tem levado para pequenas e grandes empresas todo uma engenharia de softwares para ajudar no processo dos 4 pilares.

HubSpot No Brasil

A Hubspot é uma das referências mundiais em Inbound Marketing e a pouco tempo chegou no nosso país. Isso sem dúvidas vai fazer com que todo o mercado cresça e também o nível dos profissionais e o melhor ajudar as empresas a conseguirem resultados através do marketing digital.

A HubSpot possui uma das maiores bibliotecas de marketing digital do mundo com conteúdos diversificados gratuitos e você pode ter acesso a todos basta acessar o site deles.

Curso de Inbound Marketing em Português com Certificado HubSpot

Alguns meses atrás que eu conheço ainda não tinhamos um curso certificado pela HubSpot no país. Porém hoje nós já temos!

É um curso completo sobre inbound marketing que fala de todos os tópicos no processo de inbound, se você tem o interesse em investir mais nessa área que só tende a crescer e gerar mais resultados ao longo dos meses e anos conheça um pouco do curso aqui quem sabe ele é para você.

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Minha Pergunta para Você:

Eu espero que você tenha gostado do artigo e como é de costume vou deixar a minha pergunta para você. Que estratégias de inbound marketing você conhece ou já usou no seu negócio? Lembre-se de deixar o seu voto nas estrelinhas abaixo.

O que é Inbound Marketing e como usa-lo para potencializar o seu negócio
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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