O que é infográfico? E como usa-lo em estratégias de SEO

o-que-e-infografico e como usar estrategias de SEO

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Infográficos é a união entre textos e imagens gráficas proporcionando ao leitor uma melhor compreensão e visualização do conteúdo. Muitas pessoas acham que os infográficos são algo novo, ou recente. Mais na realidade em 1510, oficialmente, Leonardo da Vinci criou o primeiro infográfico sobre o estudo dos embriões, onde descreveu em mínimos detalhes seus conhecimentos sobre os embriões juntamente com conteúdo gráfico.

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Revistas como a Super Interessante, Veja entre outras também utilizam bem este artifício. A grande sacada é que várias empresas hoje em dia estão usando os infográficos estrategicamente, com foco em conversão, conteúdo viral e mais importante que isso, as pessoas hoje em dia estão procurando cada vez mais infográficos na internet.

 

Infográfico e Marketing Digital

O grande objetivo do infográfico é trazer para o seu público uma informação mais clara e objetiva. Quando você produz um bom infográfico, pode com ele atrair grande volume de cliques e referencias externas, sendo uma ótima ferramenta para link building e redes sociais.

Como criar um infográfico?

Um infográfico não deve ser criado aleatório nem muito menos por felling, assim como todas as estratégias de SEO e marketing digital são feitas, seu infográfico deve ser pensado, repensando, revisado para então ser divulgado. Abaixo algumas dicas de como fazer um infografico:

Identifique uma tendencia viral

Antes de tudo você deve identificar uma tendência viral por exemplo: O lançamento do filme O Homem de Ferro III, a eleição do novo Papa, preparação para os estágios da copa do mundo, a chegada do 4G no Brasil, BBB entre outros.

Este tipo de conteúdo é facilmente compartilhado nas redes sociais e nos blogs. Produzir um material gráfico e com bom conteúdo não basta apenas um material gráfico bonito, você precisa de conteúdo realmente útil para levar ao seu público a vontade ler aquela informação. Para ajudar você a descobrir as tendências você pode usar o Google Trends.

Datas comemorativas

Outro tipo de conteúdo que rapidamente se compartilha são sobre as datas comemorativas você pode produzir sobre o dia das mães, dias dos namorados, dia das crianças, Natal e por aí vai. É muito legal também que dentro destes nichos você pode ainda especificar o material.

Ex: Dicas de saúde para o corpo para jovens mães, dicas de presente para namorados ou namoradas, dicas de homenagens. Focado em público alvo: presentes que as crianças mais desejam neste Natal. Então não faltam oportunidades para você criar um infográfico relevante e segmentado.

 

Focados em conversão

Você pode fazer um infográfico comparando produtos em lançamentos com produtos antigos como exemplo: A evolução do Iphone ou a evolução das televisões, qual as diferenças entre o novo e o antigo Honda Civic. Tudo isso com base no foco de conversão e persuasão de seu produto.

Lembre-se também a arte de persuadir é vender os benefícios e não os produtos em si, com um bom infográfico mostrando as diferenças e melhorias você pode facilmente convencer seu público alvo as vantagens do seu novo produto. Outra dica é usar os seus produtos junto com o infográficos facilitando ainda mais a conversão.

Públicos distintos e gosto do público

Outro tipo de experiência que você pode tentar é criar focado em tipos e gostos de públicos ex: pessoas que gostam de café, pessoas que gostam de pizza, pessoas que gostam de tal time de futebol, amantes dos quadrinhos e etc. O importante é que esse público selecionado tenha alguma coisa relacionada com seu site para contextualizar o público.

Para entender melhor: Se sua empresa vende carros novos e usados, não tem menor sentido criar um infográfico sobre vestido de noivas. Procure algo do mesmo campo semântico do conteúdo base do seu site.

Neste caso a dica é que você produza um material junto com um post sobre o assunto.

 

Dicas e inspirações

Pronto com essas dicas você já pode começar a trabalhar sua estratégia. Mais de onde tirar as inspirações? Agora vou deixar com vocês algumas dicas para produzir infográficos:

 

Pinterest

O Pinterest pode ser uma boa fonte de inspirações, procure pelas palavras chaves (de preferencia em ingles) referentes ao seu nicho, lá você encontrará diversas imagens que podem ajudar. Depois disso você pode usar algumas técnicas de bench marketing e detonar na construção do material.

 

Convido você a me seguir no Pinterest

Visual.ly

Já o Visual.ly é uma das maiores galerias de infográficos. Dica para os designers!

Como criar um infográfico online?

Se você quer criar seu infográfico de forma rápida e online eu indico que você use o Infogr.am, um aplicativo muito legal com várias opções de gráficos, desenhos e todos os templates editáveis.

Estratégias para divulgação

Deixe seu infográfico de fácil acessibilidade, coloque os botões e redes sociais (use apenas facebook, twitter, plus e pinterest para não confundir seu leitor), também deixe o código embed para ser copiado. Depois disso sugiro que você procure sites e blogs do mesmo nicho de conteúdo do seu material. E então é só partir para a ação.

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Qual a melhor ferramenta para se produzir um infográfico?

Sem dúvidas a melhor ferramenta para criar um infográfico é um bom Designer Gráfico! Procure não só um designer, mas leve seu infográfico para mais de um antes de postar, procure fazer um material impecável, tanto em arte como em conteúdo.

Não esqueça que seu foco é o usuário. Outra dica importante para infográficos a otimização SEO é a mesma coisa das imagens, use sempre os títulos nas imagens e o alt text também.

Deixe seu comentário sobre o assunto.

Até a proóxima 🙂

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.