O que é SEO? Aprenda hoje o que é Search Engine Optimization

Entenda o que é SEO Search Engine Optimization

O que é SEO, como funciona, e qual os principais fatores para otimização de um site. Saiba mais.

Entenda o que é SEO Search Engine Optimization

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization ou otimização de sites para motores de busca (Google, Bing, Yahoo entre outros), são conjuntos de técnicas e estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas.

 Com a propagação da internet, o desenvolvimento de novas tecnologias e a grande influência dos mecanismos de buscas no mercado brasileiro se tornou mais comum as pessoas consultarem – na antes de realizar uma compra, fazer negócios, se informar e até mesmo tomar decisões, por esses motivos, algumas grandes empresas passaram a aderir a  esses recursos com o objetivo de não somente encontrar o seu cliente mais principalmente ser encontrado por ele.

Vale lembrar que os mecanismos de pesquisas são operados e compostos por pessoas, ou seja todas as condições para os sites serem encontrados foram desenhados por eles, por isso é necessário identificar o seu público-alvo, pois, são estes que vão procurar o seu  produto/serviço e quanto mais bem posicionado você esta melhor para você e  para sua empresa.

Dados estatísticos: 

  • 90% dos usuários da web fazem pesquisa por produtos e serviços na internet antes de realizar uma compra.
  • Segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento.

Ou seja estar bem posicionado nos mecanismos de pesquisa atrai muitos cliques para o seu site, quanto mais cliques mais tráfego, quanto mais tráfego, mais popularidade, quanto mais popularidade mais segurança para o seu público e quanto mais segurança mais conversões, vendas, lucros e por aí vai.

Principais fatores do SEO

Antes de tudo você deve aprender a identificar e diferenciar a busca orgânica da busca patrocinada o que muita gente conhece popularmente como propaganda. (rsrsrsrs)

O SEO esta organizado em duas partes a primeira parte é o SEO On-Page que são técnicas de otimização focadas na parte interna de um site. A segunda parte do SEO é chamada de SEO Off-Page quem tem como principal objetivo a comunicação e otimização do site na parte externa.

Os principais fatores da otimização On-Page são:

Os principais fatores da otimização Off-Page são:

  • Número de links externos
  • Qualidade dos links externos
  • Texto âncora dos links externos
  • Idade de um domínio

Estes são apenas alguns dos mais de 200 fatores que o Google avalia para posicionar um site, uma vez que, estes mesmos fatores são atualizados constantemente sempre procurando oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Quanto tempo dura um trabalho de SEO?

SEO é um trabalho de médio a longo prazo os resultados cerca de 3 meses de trabalho bem feito para começar os primeiros resultados  claro que esse tempo pode variar de acordo com a concorrência e o seu nicho de mercado, podendo ser bem mais rápido ou demorar um pouco mais e também da situação atual do seu site. Contudo o trabalho de SEO é sempre continuo já que Google sempre esta atualizando seus algorítimos, seu tempo de duração depende muito dos objetivos do cliente é um fator bem variante.

Como o seu público alvo procura pelo seu serviço ou produto na internet?

Com passar dos anos diversas ferramentas de SEO foram desenvolvidas para ajudar os profissionais de marketing digital a entender como o seu público alvo pesquisa, e quais as principais palavras chaves são usadas por eles.

Se você vende roupas infantis e seu site esta otimizado para as palavras chaves “roupas para crianças” mais grande maioria do seu público pesquisa por roupas infantis, provavelmente seu concorrente esta  saindo na sua frente, como SEO é um longo trabalho um simples erro faz toda a diferença.

Quem de nós nunca se frustrou com algum anúncio de link patrocinado quando procuramos um serviço local e o anúncio em primeiro lugar da busca é de outro estado?

Não é atoa que a taxa de cliques nos links patrocinados são de apenas 30% contra 70% da busca orgânica já que muitos desses anúncios por muitas vezes por conta de trabalhos mal feitos em SEM não são relevantes ao seu público alvo.

Citei um exemplo de links patrocinados, mais lembre que os mesmos “profissionais” ou até “agências” que fazem esses trabalhos, taxam em seus sites que fazem serviços em SEO. Sendo que é notório que este serviço não é verdadeiramente o SEO que nós conhecemos.

Se nos links patrocinados (que é algo instantâneo) estes fazem um trabalho de pesquisa de público-alvo  errado, trabalhando com palavras chaves genéricas e menos qualificadas,  um desastre será se colocar nas mãos de alguém assim um serviço de SEO que dura um pouco mais de tempo e requer bastante trabalho e atenção.

O conteúdo único e o SEO

Nós brasileiros somos um povo que sempre da um “jeitinho” para cada coisa, e na internet isso não é diferente por muitos anos práticas de trocas de links, diretórios, conteúdo duplicado entre outras ações irrelevantes dominavam as buscas, até que finalmente nosso amigo Google resolveu da um basta em tudo isso.

O Algorítimo Panda e o Penguin Update foram atualizações feitas pelo Google que proporcionaram simplesmente uma revolução no mundo do marketing digital e do search, sem essas medidas não seria tão legal trabalhar com SEO.

Hoje para o Google é muito importante o conteúdo do seu site ser único e principalmente ser relevante. Um conteúdo que traga ao seu usuário uma boa experiência, um conteúdo informativo que tire todas as dúvidas do leitor isso é esse o tipo de conteúdo que você tem que produzir.

Esse requisito não é em vão, reflita:

As pessoas são movidas por necessidades, desejos, de querer alguma coisa ou de atingir um objetivo isso faz com que elas busquem os meios para atender essas necessidades, neste momento milhares de pessoas estão em seus notebooks, tablets, smarthphones pesquisando e procurando satisfazer suas necessidades e atingir seus objetivos.

Com base nisso podemos concluir que quanto melhor seu conteúdo, mais pessoas o compraram seu produto. Se você mostra para aquela pessoa que o celular que você esta vendendo vai suprir todas as necessidades dela através de um bom conteúdo no site, vídeos, opiniões de outros usuários essa pessoa certamente comprará seu celular. Isso é fato!

Então lembre-se:

  • Nada de conteúdo duplicado pois o Google não tolera mais esse tipo de ato você certamente não obterá boas posições.
  • Procure as principais palavras chaves relacionadas ao seu público alvo.
  • Com esses dados produza conteúdo único, relevante e útil procurando atender todas as necessidades do seu leitor ou cliente.

Enfim…

SEO é tudo isso e muito mais é um universo que muda constantemente em busca da perfeição, mesmo que eu quisesse não iria conseguir passar tudo oque é SEO em um só post.

Se você leu esse artigo até aqui agradeço a você por esses minutos do seu tempo e espero que tenha gostado.

Fique a vontade para ler outros artigos e deixar seu comentário, e mandar dúvidas para gente debater e se você precisar de ajuda com seu site  terei muita satisfação em ajudar.

Conheça nossa Consultoria SEO.

Até logo!

 

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.