7 Passos para Criar um Plano de Marketing e aumentar suas vendas na internet

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Eu poderia facilmente dizer que o setor de marketing e vendas de uma empresa é onde mora o verdadeiro negócio.

Particularmente não consigo entender como existem empresas que ignoram complementarmente ações de marketing, ignoram complementarmente ações de vendas e querem ser as melhores do mercado. Empresas sem um plano de marketing, sem planejamento de vendas.

Se grandes (e gigantes) empresas consolidadas mundialmente não abrem mão do marketing, da internet porque pequenas empresas querem chegar lá sem isso?

Um Plano de marketing não é um luxo, é um pre-requisito para quem quer crescer no mercado.

Se você ou sua empresa ainda não definiu um plano bem detalhado fique tranquilo. Nesse artigo de hoje você sairá com ele pronto daqui.

O que é um Plano de Marketing?

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De maneira simples e direta um plano de marketing é nada mais do que um plano de ação com objetivos bem detalhados com um início meio e fim para uma empresa / ou negócio.

Esses objetivos podem ser desde: Aumento de vendas, aumento de leads (pessoas cadastradas), aumento de branding, fidelização de clientes.

Ele funciona como um raio X do negócio, que compreende desde o mercado e ambiente onde o negócio está inserido, como também deve mapear todo o público alvo, produto, oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos.

O Plano de marketing deve ser mensurado, afinal o que não é medido não pode ser melhorado. Essa mensuração deve ser tanto de ações como na efetividade das ações.

Mais na frente nesse artigo vou abordar alguns pontos e também ferramentas práticas para isso.

Porque o plano de marketing é importante para as empresas

Como comentei inicialmente sem um plano de marketing orquestrado as empresas ficam perdidas. Elas vivem cada dia como um dia zero. Sem saber o que tem funcionado, sem saber o que tem dado resultados, sem saber quais as características do público que compra seus produtos, enfim… Empresas que não possuem plano de marketing dificilmente possuem resultados extraordinários.

Quais os benefícios de ter um plano de marketing

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Um dos principais benefícios de um plano de marketing é a CLAREZA. Isso mesmo.

Quando uma empresa tem a completa clareza do seu planejamento todas as suas ações são sistemáticas.

Listei abaixo mais alguns benefícios dá uma olhada:

 

1# – Estado Inicial

Aplicando um simples plano de marketing no seu negócio você vai saber exatamente quem é a sua empresa hoje. Quem são seus reais principais concorrentes, quais serão os próximos passos que você tem que dar para atigir os seus principais objetivos.

Sabendo onde sua empresa (seu produto) esta hoje fica muito mais fácil definir para onde você quer ir.

2# – Engajamento do seu time

Se sua equipe tem uma clareza dos seus objetivos, se ela sabe para onde você quer ir, quando quer atingir aquilo, eles entendem a importância de cada ação naquela etapa.

Não é simplesmente: – “Faça isso, por isso ou por aquilo”.

Isso gera um maior comprometimento e engajamento dos membros da sua equipe.

3# – Indicadores de Sucesso

Se eu te perguntar quais são as as ações do seu negócio para os próximos 12 meses, você saberia me responder?

O que tem que acontecer nos próximos 3 meses para que você diga se esse trimestre foi um sucesso ou um fracasso, você saberia? Será que são só as vendas que importam pra você?

Definir indicadores do sucesso bem definidos são cruciais para ter clareza no crescimento ou no fracasso da sua empresa.

  • Será que valeu a pena contratar aquela nova ferramenta?
  • Será que esse funcionário está rendendo acima do que eu esperava pra ele?
  • Será que as vendas do produto X estão compatíveis ao nível de energia que eu tenho destinado a ele?

Sim! O plano de marketing é praticamente um guia para a gestão do seu negócio (sei que você deve ter pensado nisso).

4# – Documentação de Ações (a memória humana é genial, mas ela pode falhar)

Com um plano de marketing você tem a documentação de todas as ações do seu negócio. Desde o que tem funcionado, o que não funciona, quais os erros quais os acertos, porque isso funcionou, porque isso fracassou….

Dessa forma você pode melhorar continuamente. Isso mesmo, se você sabe o que tem dado certo hoje, você pode focar mais energia naquilo que realmente funciona.

5# – Levar seu negócio para um outro nível

Hoje o mercado esta cada vez mais competitivo. As empresas e as propagandas de marketing cada vez mais agressivas. Se você quiser levar o seu negócio para um outro patamar você tem que parar de brincar de ser empreendedor.

Um plano de marketing orquestrado pode ser a chave para levar o seu negócio para um patamar de um nível nunca antes imaginado.

Imagine você acordar e ter um plano completo de tudo o que precisa ser feito. Cada um dos seus colaboradores sabendo exatamente o que tem que entregar e quando entregar.

Sem que você precise ficar lembrando… procurando, reclamando.

Parece bom de mais pra ser verdade não é?!

Para levar a sua empresa para um outro nível você não precisa de segredos! Você só precisa fazer exatamente o que as grandes empresas fazem e fizeram para ter sucesso. Só isso ponto.

Como elaborar um plano de marketing

Agora que você já entendeu a importância de um plano de marketing, já viu alguns dos benefícios para ter isso funcionando no seu negócio, vou te passar algumas dicas de o que você deve fazer para elaborar um plano de marketing.

Para elaborar o seu plano de marketing você precisa organizar as ações em dois grandes grupos. Esses grupos são: Estratégico e Tático.

Plano de Marketing Estratégico

No plano de marketing estratégico é onde se concentram as principais atividades. É aqui onde deve se existir maior atenção, pesquisa, ferramentas. Muitas empresas preferem a segurança de contratar um consultor de marketing digital para que possa acompanhar o processo.

Algumas ações que devem ser feitas no planejamento de marketing estratégico:

  • Mapa da Empatia
  • Canvas
  • Análise Swot
  • Análise de Concorrentes
  • Análise do Mercado
  • Análise do Produto
  • Análise da Oferta
  • Objetivos da empresa
  • Metas Smart
  • Análise de Presença Online
  • Criação do Plano de Ação

Plano de Marketing Tático

Dentro do Plano de Marketing Tático é onde as ações serão feitas. Aqui é onde o seu time deve estar bem alinhado e com clareza de tudo o que tem que ser feito e quais os principais objetivos a serem executados.

Aqui é onde você vai medir a eficiência das ações e medir os resultados.

Algumas ações que devem ser feitas no planejamento de marketing tático:

  • Implementação de um cronograma de ações
  • Plano e execução de SEO (caso esteja definido pelo estratégico)
  • Plano de compra de tráfego (caso esteja definido pelo estratégico)
  • Definição e implementação de ferramentas de mensuração
  • Ferramentas de gestão do time
  • Criação de conteúdos e materiais estratégicos
  • Criação de campanhas de vendas online
  • Criação de sistemas de vendas online

Essas são apenas algumas das tarefas pois o plano estratégico é que vai de fato definir quais as ações que vão ser executadas.

Como implementar um plano de marketing passo a passo

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Eu preparei um pequeno guia passo a passo que pode ser adaptado para praticamente qualquer negócio para que você possa seguir e aplicar no seu planejamento de marketing.

Passo #1 – Visão Geral da Empresa e do Produto

Essa etapa é super importante. Aqui onde você deve identificar quais os valores da empresa, o que ela já fez, qual o cenário atual, quais os objetivos e metas do plano de marketing, quais os indicadores de sucesso, quais são os concorrentes, e tudo mais…

Nessa etapa você também deve avaliar o produto que será vendido.

Qual a transformação que ele causa, existem depoimentos reais disso? Quantos clientes satisfeitos possuem já usaram esse produto? Qual a taxa de insatisfação? Quantas vendas esse produto tem por mês, por semana e por dia?

DICA TÁTICA: Aqui você pode aplicar a ferramenta Business Model Canvas

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Passo #2 – Análise de Mercado

Qual o tamanho do mercado que sua empresa e o seu produto estão inseridos? Quantas pesquisas na internet mensalmente são feitos por sua empresa e produto? Ou melhor… Quantas pesquisas são feitas pelos problemas que o seu produto pode resolver.

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(Observe a quantidade de resultados encontrados sobre esse assunto)

 

Analisar o mercado onde você esta inserido é fundamental para saber qual o nível de concorrência você esta entrando.

Métricas Importantes sobre o seu produto e o mercado:

  • Quantidade de Vendas Totais;
  • Quantidade de Vendas por Regiões;
  • Principais Concorrentes do Mercado;
  • Principais referências do mercado;
  • Sazonalidade de Vendas;

Passo 3# – Público Alvo

Nessa etapa você deve analisar detalhadamente o seu público alvo. Para isso você pode usar pesquisas com a sua audiência nas redes sociais, blog, canal do Youtube, usar pesquisas com Google Drive e outras ferramentas.

Depois de uma pesquisa bem feita é muito interessante compilar esses dados e criar buyer personas. Ou seja, a personificação do seu público em uma única pessoa.

Outra ferramenta recomendada é o Mapa da Empatia, com ele você consegue ter em mãos tudo o que você precisa exatamente, é como um guia do seu público.

Faça um mapa da empatia e deixe visível para toda a sua equipe de marketing.

MAPA-DA-EMPATIA

Passo #4 – Matriz SWOT

Fazer um análise utilizando uma matriz SWOT é sempre importante. Isso porque essa ferramenta te dar uma visão mais ampla do seu produto e do mercado.

Alguns empresários ignoram o uso dessa ferramenta, porém eles acabam tendo inúmeros retrabalhos, inúmeros desalinhamentos com seus lideres e complicações na empresa por não ter isso alinhado e documentado.

No seu projeto prepare uma Matriz Swot. Lembre-se essa ferramenta é dinâmica e pode mudar de acordo com o tempo. É sempre recomendado refazer a matriz pelo menos em 6 em 6 meses.

analise-swot

Passo #5 – Smartirização de Metas

Muitas empresas fracassam nesse ponto. Empresas que eu atendo com consultoria por exemplo, chegam dizendo que querem aumentar o tráfego do seu site.

Porém.. você concorda comigo se aumentar de 1000 visitas para 1010 foi um aumento de tráfego?

Smartirizar as metas é deixar as metas mais detalhadas e específicas possíveis e criar plano de ação para executar e alcançar essa meta.

Abaixo separei um resumo para que você possa entender melhor. Eu também já expliquei esse assunto em outros conteúdos aqui no blog.

METAS-smart

Passo #6 – Criar um Plano de Ação

Depois de ter as metas bem definidas, o seu público, situação do mercado, mapeamento de sazonalidades e todos os outros detalhes que citei no artigo agora você só precisa criar um plano de ação.

Nesse plano de ação você deve focar sempre no cronograma e nas deadlines, isso é na data dos entregáveis.

  • Que ações serão feitas?
  • Quem será o responsável?
  • Quando será entregue?
  • Quais os números e indicadores que eu devo analisar?

 

Um Plano de ação essencial para que você siga:

6.1 – Criação de Presença Online (Blog, Youtube, Facebook no mínimo)

6.2 – Definição de Estratégias de Atração do seu público (tráfego pago, tráfego orgânico, conteúdo no blog, campanhas de vídeos)

6.3 – Definição de Estratégia de Engajamento (funil de vendas, mini-treinamento, técnicas de lançamentos, eventos online)

6.4 – Definição Estratégia de Conversão – (webinar, lançamento, campanha de vendas online, estratégia de vendas ativas e estratégias de vendas passivas.

Como você pode ver existem muitas ações. Esse é um simples que não é fácil, se fosse fácil todo mundo faria e os resultados de todos seriam incríveis.

Porém não é impossível. E você pode pegar atalhos para acelerar seu resultados, o que eu mais uso é sempre aprender com quem faz, ou contratar essa pessoa para fazer.

Como mensurar e acompanhar a execução de um plano de marketing

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Passo #7 – Métricas, Acompanhamento e tomadas de decisão

Chegamos a uma etapa fundamental. métricas, já dizia a bela frase: “- O que não pode ser medido não pode ser melhorado”.

Nessa etapa não estamos falando simplesmente de métricas para gerenciar uma ferramenta e sim, gerenciar todo o seu time operacional.

É fundamental que você gerencie bem o seu time de operações, se o seu time não estiver engajado e com clareza ( por isso enfatizei nos primeiros tópicos) os resultados serão vistos aqui.

Lembre-se não existe falha ou vitória aqui nas métricas, o que estamos avaliando são os resultados. Se estão bons ou ruins é apenas uma consequência.

Se os resultados não estão bons, você vai identificar e aí é o momento para tomar as decisões.

Se você não tiver feito as primeiras etapas com clareza, você não saberá quais os critérios a serem avaliados nesse momento. Aí onde mora o perigo: continuar fazendo algo errado, achando que esta fazendo certo.

Algumas ferramentas para acompanhamento do seu plano de Marketing

 

Trello

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O Trello é uma das minhas ferramentas preferidas, principalmente pela sua simplicidade. Você pode criar um sistema de tarefas muito simples baseado em uma metodologia Scrum que é muito simples e efetivo.

Basicamente você coloca:
A FAZER | FAZENDO | FEITO

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Como o Trello é simples, funciona muito bem.

 

Producteev

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Já usei e uso o Producteev em alguns projetos. Sinceramente eu não gosto muito do visual dele. Acho bastante bagunçado, porém se você trabalha com um scopo menor, poucas pessoas na equipe ele pode ser interessante. Mas eu avaliaria bem. Prefiro as outras opções 🙂

TeamWork

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O TeamWork é um dos melhores e mais robustos softwares para gestão de tarefas e projetos. Além disso ele visualmente é muito bom, permite criação de subtarefas cronogramas detalhados é realmente uma máquina.

Além disso ele possui bastante espaço para armazenamento, podendo guardar vários arquivos.

Um dos melhores e mais recomendados.

Porém, lembre-se o foco dele é para grandes projetos e muitas pessoas.

Exemplos e Modelos de Plano de Marketing

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Existem alguns modelos de planos de marketing que são bem populares, como por exemplo o plano de marketing do Sebrae. Para projetos de marketing online eu não sei até que ponto é bem útil.

Minha principal sugestão é que você pegue os pontos que coloquei nesse artigo e aplique de maneira sistemática.

Talvez seguir modelos prontos criados para outros ambientes pode ser uma armadilha.

Conclusão – Plano de Marketing

Bom como você viu nesse artigo eu listei apenas alguns pontos que considero mais importantes para que você desenvolva um plano de marketing efetivo. Porém tão importante  quanto ter o plano em mãos é executar esse plano.

Por esse motivo eu sugiro que você foque sua energia da mesma maneira no planejamento como também na execução.

Para encerrar o conteúdo quero te fazer uma pergunta:

Qual outra ferramenta que você conhece e que gosta para criar um plano de marketing?

Forte Abraço

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.