Regras SEO – 9 regras fundamentais para o bom posicionamento na web

tecnicas-de-seo

regras-seo-posicionamento-web

Olá amigos leitores!

Alguns detalhes em SEO não podem ser esquecidos, sabemos que o Google vive em constante atualização de seus mecanismos sempre procurando oferecer uma melhor experiência para o usuário.

Esses meses pós-penguin a atualização mais recente do Google, tivemos uma verdadeira dança das cadeiras nos posicionamentos na SERP, muita gente comentou nas redes sociais algumas páginas despencaram, outras conseguiram melhor posicionamento ( que foi o caso do blog que você está lendo \o/ ).

Mais por que essas mudanças aconteceram? Qual novo critério que o Google está usando agora?

Tem uma frase do Natanael Oliveira que eu acho muito bacana, que muita gente fala que para o Google conteúdo é Rei e o Natanael diz que na verdade o conteúdo não é só Rei mais sim o reino todo.

Todos nós precisamos dessa metodologia:

FOCO no Usuário

FOCO no Conteúdo

Mas algumas regras imprescindíveis continuam sendo as mesmas, listei 9 regras SEO fundamentais para o bom posicionamento na web espero que gostem das dicas 😉

1. Urls únicas e descritivas

As urls são super importantes para o posicionamento do seu site, elas além de ser as indicadores em outros sites e redes sociais são fortes aliados na hora de posicionar sua página no Google.

Nunca esqueça:

  • Tenha urls únicas para cada página;
  • Sua Urls precisa descrever de forma clara e objetiva o conteúdo de sua página.

Para complementar sua leitura sobre urls sugiro que você leia o artigo Urls amigáveis | Como criar uma url perfeita.

2. Sempre use as tags Title e Meta description

Considero a otimização onpage o segundo braço do SEO ficando atrás apenas do conteúdo. Ter títulos únicos em cada página, construídos de forma estratégica, utilizando as palavras chaves ideais, é obrigatório para quem quer atrair seu público-alvo através do Google.

As metas descriptions também são indispensáveis pois são elas quem possuem a maior comunicação (em caracteres) com o seu público, então desenvolver uma boa meta description com técnicas de persuasão e atratividade é fundamental.

Alguns dias atrás escrevi um guia completo de como criar títulos otimizados e persuasivos e também um artigo Como criar uma meta description baseada nas técnicas de SEO com várias dicas específicas sobre cada assunto.

3. Nunca copie conteúdo

Muitos blogueiros já estão por dentro desta regra, esse é um erro cometido principalmente por donos de e-commencer e de blogs ou sites com conteúdo hype.

Mas muitas pessoas limitam essa regra apenas em copiar conteúdo de outros sites, isso na verdade pode ser fatal!

Multiplas urls para uma mesma página como:

  • www.sitedofulandodetal.com.br
  • fulandodetal.com.br (sem www.)

Apontando para uma mesma página geram conteúdo duplicado, assim como diferentes categorias e tags apontando para as mesmas páginas também.

Nesses casos indico que você utilize o plugin WordPress SEO by Yoast para evitar que as páginas tenham conteúdo duplicados nas tags title, meta description e também desindexar sub-páginas de arquivos.

Também indico a ferramenta Copyscape que você pode colocar qualquer url do seu site, para verificar se encontra conteúdo duplicado.

4. Otimize suas imagens

Nunca esqueça de preencher adequadamente a title tag e alt text de suas imagens, o alt text é super importante para o posicionamento e rankeamento de imagens no Google.

A sacada é que você deve ser bastante direto nas palavras, use somente as que mostrem de forma objetiva e relevante o conteúdo da imagem na title tag ex:

  • consultoria-seo-em-fortaleza.jpg

Pode ser substituido por:

  • consultoria-seo-fortaleza.jpg

Lembre-se disso… Evite palavras desnecessárias.

Nome da imagem

O nome da imagem também deve ser observado com bastante critério, nada de salvar imagens com nomes malucos como:

  • ASDNDFHJSK#13d.jpg

Ao invés disso use termos como:

  • regras-seo-fundamentais.jpg

5. Preocupe-se com o tempo de carregamento das suas páginas

O tempo de carregamento  também é fator de rankeamento, mais a sua principal preocupação não deve ser somente com o posicionamento se sim, se seus leitores estão conseguindo visualizar suas páginas, nem todos os seus leitores possuem uma internet com boa velocidade então fique atento.

Se você não sabe como medir a velocidade e o desempenho de suas páginas indico a ferramenta GTmetrix e também a própria Google PageSpeed, tenho certeza que serão de grande ajuda.

6. Use Sitemaps

O sitemaps está presente no check list dos melhores profissionais do Brasil, é muito importante submeter suas urls para o Google isso ajuda muito no processo de indexação de suas páginas.

Para criar um sitemaps de forma rápida e simples você pode usar o plugin Google XML Sitemaps e submeter o código no seu WMT (web masters tools).

7. Spam e BlackHat são crime para o Google

O principal mandamento do Google é, concentre-se no usuário e tudo mais virá, então enviar spam para os seus visitantes é fator de um penalização. Procure sempre esta atento com spams e nunca use técnicas ilícitas para posicionar suas páginas na web (black hats).

8. Crie estratégias de Link Building

Muitos andam falando por aí que o Link Building morreu, isso não é verdade. O link building na verdade se transformou, deixou de ser aquele negócio braçal e mecânico e hoje é algo bastante estratégico.

Faça uma lista de sites que falam sobre o assunto do seu site e procure traçar uma estratégia de comunicação.

Procure também estar em grupos seguimentados nas redes sociais principalmente no Facebook e no Google Plus.

Logo logo farei um artigo com várias técnicas e dicas para ajudar você a montar um planejamento de link building.

 9. Acompanhe diariamente o Google Analytcs e Web Master Tools

Essas ferramentas devem ser diariamente conferidas por todo profissional web, saber o que as pessoas procuraram no seu site, qual são as principais páginas visitadas, conferir a taxa de rejeição entre outros dados incríveis que estão disponíveis de forma gratuita pelo próprio Google.

Além de tudo isso podemos traçar várias estratégias com essas informações além de melhorar seu tráfego e até suas conversões.

Então…

Gente tenho certeza que essas regras podem ser de grande ajuda para vocês no posicionamento do seus respectivos sites/blogs. Eu mesmo as utilizo para clientes e para também para este blog.

Espero que você tenha gostado desse artigo.

Até a próxima 🙂

Regras SEO – 9 regras fundamentais para o bom posicionamento na web
5 (100%) 7 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

Leave A Response

* Denotes Required Field