SEO Negativo: A Química do mal por trás dos Spamers Back Links

seo-negativo

Alguns dias atrás conversando com meu amigo empreendedor digital e especialista em Email Marketing Maicon Rissi ele me fez a seguinte e importante pergunta:

- Rodrigo, o Google penaliza sites que contém grande quantidade de links não relevantes interpretando isso como SPAM certo?... E se algum concorrente meu resolver sabotar meu site enviando diversos links spamers com intuito de me prejudicar o que devo fazer?

Essa pergunta é bem interessante e acredito que seja importante para qualquer empreendedor digital ou empresário vamos falar sobre isso nesse artigo.

Pera aí grande quantidade de back link é prejudicial?

Esse tipo de esquema hoje em dia é cada vez mais frequente nos Estados Unidos, onde sites e especialistas em Black Hat usam táticas abusivas para tentar a qualquer custo derrubar seus concorrentes dos mecanismos de pesquisa.

Antigamente uma grande quantidade de links apontando para um site mostrava para o Google que aquele site era relevante porém o Algoritmo Penguin passou a detectar e punir sites com links de manipulação.

Hoje em dia a quantidade de back links não é mais um fator quantitativo e sim a qualidade desses links.

Como saber se os meus back links são de qualidade?

Uma forma básica e simples para descobrir isso é respondendo a seguinte pergunta:

Como você ganhou esse link?

Várias pessoas compram links pela internet com o objetivo de conseguir mais tráfego ou então se inscrevem em sites e agregadores de conteúdo.

Me responde uma coisa…

  • Seu público realmente visita esses sites agregadores de conteúdo?
  • Vale a pena realmente trazer alguém que não tem nenhum interesse no conteúdo do seu blog apenas para ser um número e dizer tenho X mil visitas por dia?
  • Você quer um tráfego grande ou um tráfego qualificado?

Como ganhar back links de qualidade 3 dicas simples porém eficazes

Como esse não é um post especialmente falando sobre isso, vou jogar aqui algumas dicas simples que você pode aplicar no seu site para ganhar back links de forma natural e o principal atrair tráfego qualificado.

Não vou me deter muito nas dicas nesse momento em breve quem sabe posso fazer um post sobre isso.

1 – Hangouts

Um hangout ao vivo bem divulgado e principalmente com um tema bacana por ser uma boa maneira de ganhar back links de sites ou fãpages, perfis pessoais apontando para você e divulgando seu trabalho.

2 – Entrevistas

Na minha opinião um das melhores maneiras de conseguir back links e tráfego é entrevistando profissionais do mercado, dessa forma você consegue atrair audiência e relevância dessa pessoa para o seu site.

3 – Infográficos e OnePage Paralax Site

Infográficos e sites Onepage + Paralax (What?) são ótimas maneiras de conseguir back links. Sites Onepage + Paralax são aqueles sites bonitões que certamente você já viu em algum lugar como exemplo o Check List SEO da Agência Mestre, compostos por uma única página com um conteúdo bem bacana é uma ótima maneira de passar conteúdo e também encantar a sua audiência.

>> Se eu fosse falar de estratégias de back links iria ficar o resto do post todo dando várias dicas porém como falei esse post não tem esse intuito foi apenas para entregar algumas alternativas para você. Em breve porém posso escrever um assunto ou até gravar um vídeo sobre o assunto, se você quiser deixe seu comentário lá em baixo.

 

A opinião do Google sobre o assunto: SEO Negativo

 

Matt Cuts falou sobre o SEO Negativo nesse vídeo, eles estão conscientes do potencial que essa ação pode ter porém enfatiza que isso não deve ser uma preocupação para proprietários de sites de pequeno porte.


"Na minha experiência, há uma grande quantidade de pessoas que falam sobre SEO negativo, mas muito poucas pessoas que realmente experimentá-lo, e menos ainda que realmente ter sucesso."


Matt Cuts
Google

Como me proteger disso? Ferramenta de Rejeição de Links

Bom para resolver isso é muito fácil porém você deve ter bastante cuidados. ATENÇÃO só execute essa ação se você realmente tem certeza  que os links que você vai apagar são links não relevantes e prejudiciais, caso contrario você pode se prejudicar apagando links importantes.

Como encontrar os links que apontam para o meu site?

1 – Acesse o WebMasterTools do seu site se você não tiver o WMT instalado procure fazer isso o mais rápido possível;

2 – Acesse o menu tráfego de pesquisa e logo após links para o meu site;

3 – Você vai ver todos os links que apontam para o seu site, então confira se esse link é confiante ou é um link spam isso será fácil de identificar pela qualidade e origem do site que ele veio.

4 – Caso você veja bastantes links irrelevante basta acessar a ferramenta Disavow backlinks e seguir passo a passo o que o próprio Google ensina nessa página: Disavow Back Links – Rejeitando links não relevantes

Isso realmente é importante?

Alguns falam por aí, que os efeitos dessa ação não tem efeitos aparentes, porém eu sugiro que você sempre fique ligado no seu WebMasterTools e se previna em relação a isso. Sabemos como o Google é… Um dia está feliz e todo mundo rankea bem no outro dica todo mundo fica ferrado, vale a pena tomar os devidos cuidados.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você!

Deixe seu comentário abaixo.

Rodrigo Nogueira

SEO Negativo: A Química do mal por trás dos Spamers Back Links
5 (100%) 1 vote
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.