SEO para PME dominando o mercado local

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Com o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado online, hoje podemos sem medo afirmar todo tipo de comercio pode ser feito de forma online, ou seja a internet pode alavancar todo tipo de negócios.

Não esqueça onde existe uma necessidade, existe uma oportunidade. (Philip Kotler).

Cenário de PMES na internet

Muitos pequenos e médios empresários ainda não acreditam na força da internet os poucos que começaram a investir consequentemente já estão colhendo seus frutos.

Listas telefônicas, panfletagem hoje em dia nada disso é não tão eficiente, a tendencias é que as pessoas parem de distribuir papel, quando você recebe um papel na rua as vezes aquilo até é interessante mais pelo habito você muitas vezes não guarda ou perde aquele papel. Diferente se aquela marca fizesse uma abordagem pelas redes sociais onde você iria curtir ou seguir a marca mantendo um relacionamento maior e mais próximo com a empresa.

E digo ainda mais, quando o usuário tem dúvidas de algum produto ou serviço por exemplo: qual melhor peça para o meu carro? ou qual melhor comida italiana na minha cidade?

E uma empresa esta bem posicionada no Google recebendo estes usuários, tirando suas dúvidas, ajudando… A conversão vem por consequência.

Avaliando nichos aparentemente improváveis

Estive pesquisando alguns nichos e agora podemos ver com números, se sua empresa seja ela do que for não esta presente no meio digital acorde agora… ou poderá acordar tarde de mais e ficar para atrás no mercado.

Biscoito recheado – 8.100 busca/mês

Chocolate – 4.090.000 busca/mês

Peças de carro – 165.000 busca/mês

Borracharia – 74.000 buscas/mês

Como podemos ver estes são apenas alguns números de muitos outras palavras e termos que podem ser aproveitados pela sua empresa. Se você tem uma padaria ou uma loja de auto peças e esta bem posicionado para seu público alvo as oportunidades de conversão são inúmeras.

Mídia tradicional, tv, geralmente são bem mais caros. Hoje em dia você pode criar sites até gratuitamente mais é claro deve-se preocupar com o posicionamento da sua empresa na internet.

Será que vale a pena criar um site gratuito, colocar um sobrinho para cuidar das redes sociais e pronto?

Não é bem isso que estamos falando pense bem:

Não adianta ter um site bom se ele não for encontrado, como também não adianta ser encontrado e não ter um site bom.

Pequenas e médias empresas tem grandes oportunidades de se tornarem lideres de mercado local. Enquanto muitas empresas lutam com termos abrangentes se sua empresa vende apenas na sua cidade você pode trabalhar a cidade como palavra chave por exemplo: Baterias automotivas em fortaleza.

Além de diminuir a concorrência as chances de ser considerado o melhor do seguimento local é bem maior.

Outros exemplos:

Melhor sanduíche de São Paulo

Melhores padarias no Rio de Janeiro

ROI – Vale apena minha empresa investir em marketing digital e SEO?

Eis a grande questão como falamos no início do post, praticamente todos os nichos podem alcançar um bom lucro através da internet sabe por que?

Quase todos os brasileiros possuem celulares muitas vezes até mais de 1, buscas e buscas são feitas por segundo no Google, nesse momento tem pessoas pesquisando por sua marca ou serviço será que você esta lá ou é seu concorrente?

Em Marketing Digital temos várias estratégias para diferentes tipos de nicho. O ROI é o retorno do investimento a parte mais importante para você investidor:

Quanto vou gastar? Quanto vou receber?

Essas são as principais perguntas e mais importantes para os empresários.

Se você é profissional da area a dica é procure a estratégia que mais se adequa com o seu cliente: SEO, Links patrocinados, Facebook ads, infográficos, redes sociais, entre outras.

Outra dica é como está trabalhando em empresas locais é sempre bom criar estratégias ON e OFF line promover promoções com Fousquare e Instagram são ótimas alternativas juntamente com realizações de eventos, palestras, cursos entre muitas infinitas possibilidades.

SEJA OUSADO!

Enfim…

Segundo Kotler existem dois tipos de empresa: As que mudam de acordo com as necessidades do consumidor e do tempo, e as que somem.

Avalie hoje mesmo como sua empresa esta posicionada, será que ela esta acompanhando o mercado? A evolução dos consumidores? Ou será que ela é mais um empresa que está sumindo?

Fique a vontade para comentar e fazer perguntas sobre o seu nicho e rumo ao topo!

Até a próxima amigos 🙂

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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