O Guia (quase) Completo de SEO para WordPress

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Sem dúvidas o WordPress é a melhor ferramenta para se ter um site ou blog nos dias de hoje. Além da inúmera capacidade de gerar resultados em SEO, a flexibilidade, a dinâmica, a facilidade do uso são coisas que fazem do WordPress algo único.

E fazer SEO para WordPress é muito mais fácil do que fazer para Joomla, Blogger e outros sistemas. Sim! E nesse guia você vai aprender (quase) tudo para deixar o seu site otimizado para os motores de busca de forma a aumentar o tráfego do seu site.

Além disso, aqui nesse artigo eu dou algumas dicas de como eu mesmo criei um negócio usando meu conhecimento em SEO.

Porque usar WordPress?

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O WordPress na minha opinião (e dos maiores profissionais de SEO do mundo) é a melhor ferramenta para gestão e administração de blogs e sites. Eu sempre falo sobre ele nos meus artigos, a quantidade de plugins, a flexibilidade de temas e a facilidade do uso são apenas algumas características chaves dele.

E porque me preocupar com SEO?

A razão é simples:

Imagine como seria sua vida e seus negócios se você tivesse alguma ferramenta que trouxesse de forma automática e diária pessoas interessadas e comprar seus produtos e serviços. Que ao invés de competir em anúncios e depender de empresas como Facebook você tivesse (quase) que em suas mãos o controle total para atrair essas pessoas… E o melhor… Você não paga nada por isso (se fizer sozinho é claro).

 

Muitas pessoas falam sobre a construção de ativos e geralmente esses artigos são as listas de email. Lógico um email marketing feito de forma efetiva é fundamental para gerar vendas para o seu negócio.

Porém eu gosto de considerar um SITE/BLOG como um ativo também.

E o conhecimento em SEO ou contratar um profissional qualificado pode ser o primeiro passo para a construção desse ativo.

Guia de SEO para WordPress

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SEO para WordPress

Search Engine Optmization é um termo que você provavelmente já ouviu e agora você esta prestes a começar a otimizar o seu site passo a passo começando do zero. Eu sugiro que você salve esse artigo nos seus favoritos para ler cada vez que for iniciar um novo site.

 

Passo 1 – Instalar o WordPress SEO by Yoast

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Faça isso assim…

1. Vá no menu Plugins

2. Clique em adicionar novo

3. Na caixa de pesquisa da direita digite: WordPress SEO by Yoast

4. Depois que identificar o plugin clique em instalar

 

2 – Configure o WordPress SEO by Yoast

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Eu pensei seriamente em escrever cada etapa desse processo aqui porém tem um artigo irado da agencia mestre que mostra exatamente.

Como Configurar o WordPress SEO by Yoast

Quais os principais elementos usados nele

Entre outros…

Vou colocar alguns fatores que considero importante aqui porém para ler o artigo mais completo só sobre o WordPress SEO veja aqui (Veja depois ok? Agora vamos continuar o artigo).

 

3 – Otimize seus MetaDados

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3.1 Como otimizar os títulos SEO (title SEO)

Em Azul – Esse é título do seu site, sem dúvida um dos principais fatores de ranqueamento para um site é o título. Leia esse artigo que se quiser aprender um pouco mais sobre como otimizar o título do seu site.

3.2 Como otimizar as urls SEO

Em verde – As urls também são fundamentais para você que esta em busca de um SEO bem feito e principalmente de mais tráfego. Eu escrevi nesse artigo um Guia de Otimização de urls você pode ler clicando aqui

3.3 Como Otimizar Meta Description SEO

Em cinza – As metas descriptions deixaram de ser um fator de ranqueamento, porém elas tem um fator de extrema importância na hora de persuadir e atrair os cliques das pessoas que estão procurando no Google. Se quer aprender mais sobre otimização de meta description veja nesse artigo.

3.4 Onde otimizar isso no WordPress SEO by Yoast?

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#DICA CORINGA – Use Títulos Específicos para cada ação

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Eu compartilhei essa dica na minha palestra no Search Masters Brasil e muitas pessoas não conheciam um dos meus truques preferidos do WordPress SEO by Yoast.

(Só para ilustrar minha palestra antes da dica…)

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A dica é o seguinte….

O Yoast disponibiliza para você 3 tipos de títulos DIFERENTES! E você pode otimiza-los de acordo com o ambiente que ele vai ser exposto.

Título 1 – Que vai ser visualizado no seu blog

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O que deve ter nesse título?

Otimize para os usuários! Esse título vai ser visto dentro do seu site geralmente em plugins de artigos relacionados o principal objetivo desse título e ser atraente e ter um CTR alto (taxa de cliques) dessa forma você deve torna-lo magnético.

 

Onde configurar?

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Título 2 – Que vai ser visualizado no Google

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O que deve ter nesse título?

Observe que apesar da url esta diferente (o print foi feito durante a edição) é o mesmo artigo. O principal objetivo desse título e respeitar as políticas de otimização do Google. Você pode saber muito mais sobre esse assunto clicando no artigo sobre títulos que coloquei o link mais em cima.

Onde configurar?

Na opção Título SEO

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E o 3º Título???

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O terceiro título que tem a mesma importância que os outros 2 é o título que vai para o Facebook.

Basta você configurar também no WordPress SEO by Yoast na opção Social

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O que deve ter nesse título?

Esse título deve também ter o atributo para atrair as pessoas e cliques. Você deve se focar em escrever um título que chame a atenção do seu público no Facebook. Afinal a competição pela atenção das pessoas dentro do Facebook é muito grande.

 

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Você percebeu o poder disso?

4. Como otimizar imagens no SEO

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Esse é um tema que poderia dar um artigo completo só sobre isso por isso vou resumir no que eu acredito que sejam os principais fatores:

1. Nome do Arquivo – Salve a imagem com o nome do arquivo a qual você quer que ela seja encontrada;

2. Título da Imagem – Coloque um título na imagem usando a mesma palavra chave que você usa. (Eu simplemente repito);

3 .Texto Alternativo – Coloque um texto alternativo na imagem de usando a mesma palavra chave. ( eu simplesmente repito);

Veja a imagem abaixo:

Captura de Tela 2015-03-21 às 11.00.30 AM

 

5. Coloque hierarquia nos seus textos

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Já dizia o meu amigo Daniel Imamura (FERA): Um artigo feito pensado em SEO deve ser como um livro.

Organize o seu texto como se realmente tivesse fazendo um livro. Cada título e subtítulo organizado e respeitando os padrões.

Basta você dar uma olhada em como esse artigo foi distribuído. Cada título possuí subtítulos e tópicos dessa forma você mostra para o Google que aquele seu artigo fala de diversos temas e esta organizado para o usuário.

Outros 2 benefícios interessantes:

1 – As pessoas geralmente não leem na internet porém elas scaneam os textos. Com um texto organizado você consegue gerar esse scaneamento e entendimento dos leitores mesmo que eles não leiam cada linha do seu texto.

2 – Você consegue indexar o seu artigo em diversas palavras chaves!

Já parou para pensar como eu consegui gerar mais de 100.000 views com esse site tendo tão poucos artigos?

 

6. Elimine o conteúdo duplicado do seu site

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Sem dúvidas esse é um problema para muitas pessoas. O Conteúdo duplicado pode sabotar toda a construção do seu ativo de tráfego (seu site). Se você esta fazendo SEO para WordPress deve aprender como eliminar o conteúdo do duplicado do seu site.

Esse talvez seja um tema que precisaria de mais tempo para explicar e outra…

7. Como deixar o site/blog mais rápido

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Não existe nada mais agradável do que um site rápido certo? Aqueles sites que quando você pensa em clicar em algum link ele já joga o resultado na sua frente.

47% dos consumidores esperam uma página carregar em 2 segundos ou menos e depois…. Saem.

Se o seu site não tem velocidade é provável que você esteja perdendo muitas pessoas que poderiam ter interesse nos seus produtos e serviços.

6 dicas rápidas para otimizar a velocidade do seu site:

1 – Invista em uma boa hospedagem

2 – Use bons plugins de cache como: W3 Total Cache, Cloud Flare e Wp Super Cache

3 – Use um tema rápido, leve e otimizado como: Épico WordPress e Conversion WP

4 – Otimize o tamanho das suas imagens! Imagens grandes de mais podem reduzir e muito a velocidade do seu site com o WP Smush.it você pode reduzir o tamanho sem perder qualidade.

5 – Não use plugins pesados na sua sidebar – A side bar fica presente em quase todo o site, tente evitar plugins pesados de mais que possa prejudicar a performance do seu site.

6 – Use o LazyLoad para melhorar a experiência dos visitantes – Quando alguém abre um artigo do seu site o artigo tende a carregar toda a página primeiro para depois começar a exibir. Com o LazyLoad o seu site carrega as imagens de acordo com o Scroll da Página.

 

8 – Configure seu sitemap

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Tenha a certeza que o seu site já tem um sitemap para que seja indexado nos mecanismos de pesquisa. Antigamente era um pouco complicado fazer isso você precisava da ajuda de algum programador para colocar tudo em ordem.

Porém estamos falando do WordPress certo? E com ele tudo é mais fácil!

O próprio Plugin WordPress SEO by Yoast tem uma função de sitemap.

como-configurar-site-map

Depois de gerar o SiteMap basta submeter o WebMaster Tools do Google e também no Bing Webmaster.

 

9 – Alguns dos Melhores Plugins Para WordPress

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O WordPress tem inúmeros plugins que podem facilitar e muito a vida de um leigo. E o mais legal são plugins que podem gerar um ganho de tempo TREMENNNDO!

Além dos plugins de WordPress que já citei nessa postagem vou citar aqui alguns plugins que considero indispensáveis.

  • Compartilhamento Social: Dig Dig
  • Criação de Páginas de Captura, Squeeze e Landing Pages: SqueezeWP
  • Criação de Área de Membros para cursos e treinamentos: GMembers

Curso de SEO para WordPress Online

 

Antes de Fazer qualquer curso ou treinamento em SEO sugiro que você veja esse artigo. Nele eu conto um pouco sobre como eu construi um negócio de renda passiva com SEO, construi autoridade no mercado e ainda atraí clientes de maneira automática. Leia esse artigo, lá também sugiro alguns treinamentos para você.

Pergunta…. Quais estratégias e Plugins você usa para otimizar o seu site em WordPress?

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.