Tudo o que você tem aprendido sobre Marketing Digital pode estar errado (Saiba porque)

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Olá amigos leitores, tudo bem!?

Bom hoje trouxemos um pouco polêmico, a grande questão é que algumas práticas hoje em dia não estão dando tanto resultado financeiro no investimento em Marketing Digital. Então o que vamos abordar nesse post é voltado para a geração de renda e novas formas de relacionamento.

O marketing digital passa por constantes mudanças e cada vez mais está difícil se posicionar na SERP do Google. Práticas antigas não funcionam como antes e precisamos inovar nas estratégias onpage, offpage, social, etc.

 Temos que ter em mente que o dinheiro e a renda nos ajudam a investir em novos meios de divulgação então precisamos de renda para que nossa mensagem, serviço ou produto chegue mais distante. O SEO é uma excelente forma de divulgação mas hoje em dia se você quer resultados mais rápidos precisa investir também em patrocinados e em outras estratégias que o post vai tratar.

Focar somente em Gerar mais tráfego e melhor posicionamento no Google (NÃO!)

Engajamento da Marca e Relacionamento forte com os visitantes (SIM!)

Sempre focar em gerar mais trafégo orgânico e estar na primeira posição para sua palavra chave no Google, não deve ser mais a prioridade total. Você deve sim trabalhar essas técnicas de SEO mas com o objetivo de atrair e fidelizar seu público, de forma que ele sempre queira voltar ao seu site, ou melhor, ofereça aquilo que faça ele sempre lembrar de você.

Ter tráfego e audiência sem engajamento de nada vale, o foco deve ser engajamento e conversão.

Focar Somente em Estratégias de Tráfego Orgânico (NÃO!)

Criar estratégias de Tráfego Diversificado (SIM!)

Muitos de nós, amantes de SEO, defendemos com unhas e dentes a importância do tráfego orgânico. Sim ele é extremamente importante… Mas o Google está em guerra declarada contra sites super otimizados para SEO. Muitos nichos estão completamente dominados por links patrocinados e Google Shopping e com isso estão perdendo posições nas buscas do Google.

Então temos que distribuir nossa força, fazendo um bom trabalho nas Redes Sociais, Youtube, Slideshare, Webnários, Email Marketing, Infográficos, Podcasts e ficar atento as novas formas de relacionamento com os usuários.

Então lembre-se não devemos concentrar nossas estratégias sempre em uma só e sim distribuir organizar estrategicamente a força.

Foco em Conhecimento Técnico SEO (NÃO!)

Conhecer seu público-alvo, vontades, desejos e sentimentos (SIM!)

O Conhecimento técnico em SEO não deve ser desprezado, porém entender o que seu público-alvo procura saber da sua marca, o que ele deseja comprar, qual o sentimento que essas pessoas tem em relação à você é muito mais importante hoje em dia.

Com esses conhecimentos você pode oferecer um melhor serviço, criar um novo produto, fazer promoções e melhorar ainda mais a lucratividade da sua empresa.

 Foco em Cliques e Page Views (NÃO!)

Foco em fidelizar usuário, conversão e receita (SIM!)

Antes de colocar seu site ou blog no ar procure definir uma métrica de conversão para ele, essa métrica não deve ser somente visualização de página ou cliques em links internos. Procure trabalhar conversão, captura de emails, gerar receita através de afiliados e o principalmente fidelizar seu público alvo e gerar receita (grana, cash, din din).

Canibalizar palavras chaves exatas em posts (NÃO!)

Diversidade Semântica de palavras chaves (SIM!)

Apesar de nossas estratégias de posicionamento sempre estarem baseada nas buscas exatas, muitas pessoas ainda usam de forma abusiva palavras chaves exatas nos conteúdos. Amigos por favor esqueçam isso!

Você pode (e deve) usar palavras chaves exatas, mas use normalmente, sem canibalizar ou exagerar. Isso não vai te trazer resultado, pelo contrário vai cansar a leitura do seus leitores.

Procure fazer conteúdos completos e aproveitar o campo semântico da palavras-chave exatas que você quer posicionar. #ficaadica

Ex: No caso do post Analista SEO em Fortaleza que tenho no meu blog, procurei abordar vários termos sobre analista de SEO como:

  • O que faz?
  • O que precisa saber?
  • Diferenciais de um analista SEO?
  • Salario de um analista de SEO?
  • Como contratar um analista?
  • Como se tornar um analista?

Nessa forma semântica fácilmente assumi a primeira posição para o termo analista seo em fortaleza e também uma posição no nacional para o poderoso termo analista seo.

Dica: Crie conteúdos memoráveis!

Anonimato ou Marca fantasia (NÃO!)

Seja sua própria marca (SIM!)

Se você pretende começar a trabalhar com a internet, sugiro que você trabalhe seu nome como sua marca e sua imagem como seu logotipo. Agregue valor e qualidade a sua imagem pois isso facilitará as pessoas encontrarem você e também ser lembrado em eventos.

Nada melhor do que a marca chamada você!

Indico muito para muitas pessoas o site NameChk.com, com ele é possível verificar de forma prática e rápida a disponibilidade de nome de usuário. Desta forma fica fácil criar sua própria marca na Internet.

Dar atenção somente aos números (NÃO!)

Dar atenção o que as pessoas estão falando (SIM!)

O Google analytcs é uma excelente ferramenta, mas não devemos usa-lo somente para conferir os números de visitantes, precisamos criar estratégias e ações para saber o que as pessoas estão procurando e como estão procurando. Também devemos ficar atentos às redes sociais para saber o que estão falando de nossa marca ou nicho.

Black Link Building, troca de links, diretórios e agregadores (NÃO!)

Ganhar Links através do relacionamento nas redes sociais e produzir conteúdo útil (SIM!)

Como você sabem não adianta mas usar essas estratégias de link building antigas como sair manualmente criando links em vários agregadores e diretórios em busca de links externos.

A melhor forma de ganhar back links hoje em dia é produzindo conteúdo de qualidade!

E  também fazer um bom trabalho nas redes sociais.

Focar em quantidade e pontuação de backlinks (NÃO!)

Focar em Estabelecer relacionamento e parceiras qualificadas (SIM!)

Mensurar a quantidade de backlinks que você tem no seu site é importante sim, mas hoje em dia mais importante ainda é fechar parcerias poderosas! Aliados influentes em redes sociais, com listas de emails responsivas, com essa força de alcance, o poder de divulgação do seu conteúdo é rápidamente diseminado através desses parceiros.

Focar somente para posicionar em termos estreitamente concorridos (NÃO!)

Posicionar em termos de cauda longa e cada vez mais específicos (SIM!)

Muitos termos e palavras-chaves estão bastante saturadas e concorridas, isso ocorre também, por muitas pessoas que estarem começando os seus trabalhos de SEO não usam técnicas de long tail (calda longa).

Desta forma concorrer somente em um termo super concorrido não é tão interessante como concorrer em vários termos de média e baixa concorrencia. A união faz a força.

Então o Marketing Digital…

Pessoal essas práticas tem funcionado muito bem comigo, como diz Darwin a lei da sobrevivencia não se limita ao mais forte e sim o que melhor se adapta as mudanças, espero que vocês tenham gostado das dicas e possam através delas melhorar seus também seus resultados.

Se você gostou do post deixe seu comentário começe a ser social desde agora lembre-se interagir em blogs e gerar relacionamento em blogs de nicho também é uma boa estratégia 🙂

Obrigado e

até logo!

Tudo o que você tem aprendido sobre Marketing Digital pode estar errado (Saiba porque)
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

6 Comments

  • Rebecca Lessa

    Reply Reply 13 de setembro de 2013

    Muito Bom!! Continue sempre trazendo conteúdo de qualidade pra gente!! Bjs :**

  • Vinícius Mattos

    Reply Reply 16 de junho de 2014

    Excelente artigo Rodrigo, Abraço!

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 16 de junho de 2014

      Grande Vinícius muito obrigado pelo comentário! Grande Abraço 🙂

  • Raphael N Fernandes

    Reply Reply 19 de maio de 2015

    Estou Iniciando um Portal…E o Primeiro Conselho foi Ler seus Posts,Parabéns !

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