Títulos (title) SEO – Otimizados e persuasivos Guia Completo

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Olá amigos leitores!

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Hoje vamos falar sobre titles tags (<title>) ou títulos, sem dúvida um dos fatores mais importantes na hierarquia da otimização SEO. Na minha opinião uma das partes que devem ser mais bem trabalhadas, calculadas e pensandas antes de ser postada.

O title sempre deve ser feito com um proposito de identificar as palavras chaves relacionadas ao seu nicho e criar um conteúdo para usa-las como título. Além de tudo isso saiba que a arte de criar um bom título é uma missão ardua, alguns dos melhores copywritters alegam que você deveria gastar 50% do tempo dedicado a um artigo pensando no seu título.

Mestre em copywriter Gene Schwartz diz: – muitas vezes gasto uma semana inteira nas primeiras 50 palavras de um pedaço de vendas – a manchete e no parágrafo de abertura. Essas 50 palavras são a parte mais importante de qualquer escrita persuasiva, e escrevê-las bem leva tempo. Mesmo para os mestres.

Já umas das maiores lendas publicitárias David Ogilvy chegou a reescrever um título de propaganda automotiva 104 vezes em busca do título perfeito.

Técnica dos 4Us

1. Seja ÚTIL ao leitor

2. Coloque URGÊNCIA nas suas palavras

3. Transmitir a idéia de que o principal benefício oferecido por você é algo ÚNICO

4. Fazer todos esses passos de forma ULTRA-específica

Title SEO – Agradar os motores de busca e atrair o público

Essa tarefa não é nada fácil, uma vez que você deve ser preciso e exato nas palavras chaves, você também deve se preocupar em atrair cliques. Então é muito importante manter esse equilibrio não esqueça:

  • Se seu público não encontrar você na SERP então você não receberá cliques (otimização para motores de busca)
  • Se seu público encontrar seu site na SERP mais seu title parece SPAM ou não tem concordância nenhuma, provavelmente também não.

Estatisticamente falando 8 em cada 10 pessoas lerão seu título mais apenas 2 em 10 lerão seu conteúdo por completo, por isso é muito importante ser persuasivo e direto.

Formatação ideal para títulos

Como sabemos SEO é cheio de regrinhas e detalhes então vamos conhecer alguns deles para aplicação:

Title tamanho

O título de uma página tem no máximo 90 caracteres mais não se deixe enganar, o Google corta o seu título no caractere 63 então você deve ser: objetivo!

Title SEO estratégias

Como vimos no tópico acima temos 63 caracteres para fazer a diferença, então procure sempre montar seu título com total preferência as palavras chaves ex:

  • Palavra-chave primária + chave secundária | Marca
  • Palavra-chave primária + Call to action | Marca
  • Palavra-chave primária + palavra chave secundária + call to action

De acordo com a SEOmoz quanto mais perto do início da tag title uma palavra-chave esta, mais útil será para o ranking e mais provável que um usuário será de clicá-los nos resultados de busca. No caso o exemplo acima é direcionado para PÁGINAS e não posts. No caso de post você também deve trabalhar com prioridade nas palavras chaves mais não necessariamente precisa usar o nome de sua marca ou site.

Templates de Títulos

Agora que você já entendeu como deve trabalhar seus títulos, vou dar alguns templates para ajudar na sua criação. Estes templates são para posicionar palavras- chaves exatas, muitas vezes é difícil contextualizar uma palavra chave exata no seu texto então vamos algumas soluções.

Colchetes “[palavra-chave exata]”

Você pode usar sua palavra chave exata dentro de colchetes exemplo:

  • [Marketing Digital] Conheça as principais vagas do mercado em Fortaleza.

Perceba que sua principal palavra chave esta no inicio do post e seu título não perdeu coerência nenhuma com isso.

Listas de dicas e passos.

Muitos leitores gostam de listas, isso parece soar com conteúdo fácil de entender rápido e direto então também use listas em títulos de post.

  • 10 dicas para posicionar seu site no Google.

Na sua opinião este título esta bom? Sua sintaxe parece ótima mais não se deve esquecer de um simples porém gigantesco detalhe: As palavras chaves devem estar no começo. A maneira indicada seria:

  • Palavra chave + contexto + (número) dicas/ passos/
  • Como Posicionar seu site no Google em 10 passos.

Títulos persuasivos para redes sociais

Existe vários fatores que influem qualidade de um título, mais o principal é responder uma pergunta que todas as pessoas se fazem antes de tomar qualquer tipo de atitude: “O que eu ganho com isso?”. Se você respondê-la corretamente, ganhará a atenção de quantos prospectos desejar. Nas redes sociais onde não dependemos tanto das palavras chaves podemos usar técnicas persuasivas abaixo segue algumas dicas:

  • A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre [assunto].
  • 3 Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu [assunto].
  • 5 erros sobre [assunto] que fazem você parecer um idiota.
  • O que [pessoa influente] pode nos ensinar sobre [assunto]
  • Como [assunto] – O Guia Absolutamente Completo

Títulos de questionamento

Os títulos de questionamento ou questão são aqueles que procuram responder diretamente as perguntas e dúvidas do seu público alvo.

  • “Sente-se Frustrado com o Dinheiro que Está Ganhando? Veja Como Tripliquei Meus Rendimentos em 3 Meses ”.
  • “Perder Peso é Uma Missão Impossível? Veja Como Perdi 8 Kilos em 29 Dias”.
  • “Seu site não atrai mais de mil visitantes diarios? Aprenda como aumentar seu tráfego através das técnicas de SEO”.

Independente do seu nicho você sempre pode criar estes tipos de pergunta relacionado aquilo que seu público alvo mais deseja saber.

Títulos imperativos

Algumas pessoas precisam de fortes incentivos para agir, ás vezes não sentem tanta segurança em agir sem esse “empurrãozinho” então podemos usar títulos imperativos mais devemos sempre ter o equilibrio para não ser confundido com spam. Use verbos amistosos como: “Experimente”, “receba”, “clique já” e assim por diante.

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Títulos O que é ? Como fazer ? Como criar?

Este tipo de título tanto para os motores de busca como para os usuários podem ser de grande ajuda para seu posicionamento, pois as pessoas perguntam muito para o Google: O que é [assunto] ? Como fazer [assunto] ?

Isso faz com que aja uma grande massa de pessoas buscando informações assim fazendo com que estes termos sejam boas palavras chaves. Títulos como O que é SEO? e Como criar um infográfico? São bons exemplos.

Além de serem mais persuasivos ex: O Facebook pode ajudar a fidelizar os visitantes do seu site. Agora com os termos: Como o Facebook pode ajudar a fidelizar os visitantes do seu site.

Check List Titles otimizados e Persuasivos

Então para recapitular vamos ao nosso check list:

  • Técnica do 4Us – seja útil, coloque urgencia nas palavras, seja único, seja ultra-específico
  • Seu título deve ter no máximo 63 caracteres: seja objetivo.
  • Use sempre as principais palavras chaves do post no lado esquerdo do título.
  • Lembre-se da estratégia de colchetes para posicionar palavras chaves exatas.
  • Use listas de dicas e passos, mais nunca esqueça da ordem adequada.
  • Use títulos persuasivos nas redes sociais
  • Use títulos questões que respondam as dúvidas dos seus leitores
  • Use títulos imperativos quando necessário
  • Use títulos com termos “o que é”, “como é”, “como fazer”, “como criar”

Espero que todos tenham gostado do conteúdo e até a próxima!

Nesse artigo eu conto como consegui usar o meu conhecimento em SEO para gerar negócios, ficou bem legal, dá uma olhada.

Títulos (title) SEO – Otimizados e persuasivos Guia Completo
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.