Urls amigáveis | Como criar uma url perfeita

como-criar-uma-url-otimizada

Urls amigáveis não são opcionais, pelo contrário, a otimização de uma url é algo imprescindível na hora de criar um site. Saber criar uma url estratégica pode contribuir imensamente para atingir suas metas e principalmente suas conversões. Dicas para WordPress, Blogger e SEO.

Como criar uma url amigavel dicas

Olá amigos leitores!

Hoje vamos aprender sobre urls: o que é url, como criar uma url otimizada, vamos entender o que é a canonização de urls, aprender os cuidados que temos que tomar com as urls e algumas dicas para personalizar suas urls no WordPress e Blogger espero que gostem das dicas!

O que é uma Url?

Url (Uniform Resource Locator) é simplesmente o endereço do seu site, seu cartão de visita para o Google. A url pode representar o nome de sua empresa, ou seu nome, o nome de seu negócio e também a url pode ser o nome de seu produto.

Pense bem, muitos usuários, clientes e leitores estão na internet procurando um serviço, ou produto ou algo que seja de seu interesse, um site equipado com uma boa url tem em todas as suas páginas palavras-chaves estratégicas em seu nicho de atuação ou seja, as chances de ser encontrada são bem maiores do que seu concorrente, lembrando que a url repete-se em todas as páginas do site sendo uma das formas mais diretas de seu cliente encontrar você.

Como criar um url otimizada?

Uma estratégia que sempre uso para otimizar urls é entendendo como seu publico alvo pesquisa, através das palavras chaves as pessoas procuram seu serviço. Se você possui uma marca poderosa e as pessoas já buscam por você na internet ótimo!

Pois o campo semântico de palavras-chaves agregadas ao nome de sua marca ou seu nome com certeza são bem menos concorridas relacionadas ao produto que você vende.

Então se você já é um líder de mercado ou no seu seguimento você provavelmente não terá muitos problemas com isso pois seu nome ou seu site já esta solidificado. (lembrando que mesmos nesses casos você deve trabalhar outros fatores de otimização para obter resultados ainda melhores).

Caso você não lidere seu seguimento de mercado, sugiro a você não se aventurar em nomes estranhos na url. Procure palavras-chaves que representem o máximo possível das buscas relacionadas ao seu serviço e não sua marca. Esta é uma estratégia bem eficaz em determinados nichos.

Muitas pessoas dizem que isso é feio e estranho, usar urls especificando nome de produto, mais me respondam amigos o que é mais interessante para você, uma ulr bonita para seus panfletos e cartazes, ou uma url que realmente converta e seja um dos principais pilares para o seu posicionamento na internet?

Para criar uma url otimizada você deve:

  • Identificar como seu público alvo pesquisa e quais as principais palavras chaves do seu nicho de mercado.
  • Usar urls curtas e objetivas.
  • Crie uma url para cada produto ou serviço do seu site.
  • Quando houver vários produtos de um mesmo seguimento trabalhe com categorias.

 Ao trabalhar com categorias você pode se posicionar tanto em buscas “genéricas” como em buscas mais específicas. Veja no exemplo abaixo:

www.seusite.com.br/seu-produto

Busca mais específica: www.seusite.com.br/seu-produto/dia-das-maes-promocao

Url Canônica

A canonização de urls é um processo de seleção entre as melhores urls do seu site, geralmente vemos sites com esse aspecto.

www.sitedofulandodetal.com.br

sitedofulandodetal.com.br

www.sitedofulandodetal.com.br/index.php

www.sitedofulandodetal.com.br/?gclid=CKLk7aeL8LYCFYyY4Aod12wAqw

Entre outros exemplos bizarros.

Muitos não se preocupam com esse importante detalhe, o que acaba resultando diversos problemas. Cada url dessa representa uma página diferente ou seja se seu site possui estas 4 url citadas, ele terá conteúdo duplicado em 4 páginas além de estar dividindo a força de ranking de sua home, pois esta proporcionando ao visitante 4 formas diferentes de acessar uma só página.

Para resolver este problema você pode usar um redirecionamento 301 ultilizando o código abaixo:

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^sitedofulanodetal\.com\.br [NC]
RewriteRule (.*) http://www.sitedofulandodetal.com.br/$1 [R=301,L]

 Cuidados com a Url

Tamanho da Url

Matt Cuts diz que: – Se houver mais de 5 palavras na url o algoritmo irá dar menos peso a cada keyword usada na URL e não o peso máximo.

Isso já responde todas as nossas dúvidas sobre o tamanho de nossas urls, então bastante atenção no tamanho das urls. Não é que vamos agora seguir restritamente, isso não é uma regra, mais vale ser lembrado. Nada de urls longas de mais.

Urls estáticas ou urls dinâmicas?

Procure usar mais urls estáticas (/urls-amigaveis-como-criar-uma-url) ao invés de urls dinâmicas (/blog/post=3/janeiro-2013). Além das urls estáticas serem melhores para os mecanismos de busca elas são mais fáceis de memorizar e agraváveis de compartilhar, o usuário sente mais segurança sem saber em que ele esta clicando.

Hífen ou Underline?

Sempre use hífen! O Google entede o hífen como espaço já o underline ele entende como um caractere normal. Por exemplo no caso deste post o Google entende: urls amigaveis como criar uma url.

Diferente de urls_amigaveis_como_criar_uma_url. Para nós pode parecer semelhando mais na interpretação do Google esse caractere poderia ser substituído  por qualquer letra, numero ou simbolo  que seria a mesma coisa.

Urls MAIÚSCULAS ou minusculas?

Sempre minusculas! Além de uma melhor organização, usar caracteres minúsculos podem evitar diversos problemas de páginas não encontradas (erro 404) entre outros.

Evite os números

Use números somente em caso de necessidade dê preferencias as palavras, elas descrevem melhor sua página e são bem melhores para a encontrabilidade do seu site.

Url WordPress – dicas para personalizar sua url

url-wordpress-como-customizar-sua-url

O WordPress é um baita CMS na minha opinião o melhor de todos nos dias atuais. Então uma dica para vocês personalizar sua url no WordPress é com a utilização do plugin: Permalink Editor.

Com ele você pode customizar individualmente cada url do seu site. Fácil instalação e uso imediato, fica a dica!

Url Blogger – Dicas para personalizar sua url

Alguns blogs do Blogger tem grande influência nos mecanismos de busca, e também atingem um grande público por isso muitos blogueiros ainda usam usam bem essa plataforma. O que muitos blogueiros iniciantes não sabem é que é possível customizar urls no blogger e também usar outras técnicas de SEO.

O blogger coloca por padrão em suas urls o título das postagens, caso você não coloque nenhum título ele usa as primeiras palavras de seu conteúdo. Mas muitas vezes nós não precisamos de urls tão explicativas como títulos, uma forma para evitar isso é ativar a opção link permanente personalizado antes de publicar o post.

Esta opção esta disponível na própria página de postagem como o nome: Link Permanente. Lembrando essa mudança deve ser feita antes de publicar o artigo.

Então…

Bom como vimos hoje as urls amigáveis tem grande importância no seu site e jamais devem ser desprezadas ou jogadas de lado, pelo contrário eles devem receber total atenção.

Outra dica para finalizar é procure trabalhar sua url perfeita (como o nome de seu produto) unindo ao nome de sua marca, logotipo, panfletos isso faz com que ela seja bem mais visualizada e assim fique na cabeça de seus clientes.

Se você tem alguma dúvida ou uma dica para somar sobre url fique a vontade para deixar seu comentário.

Muito obrigado,

Até logo!

 

 

Urls amigáveis | Como criar uma url perfeita
3.74 (74.74%) 19 votes
About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.