Usabilidade na Web – Como aumentar as vendas com um bom design

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Olá amigos leitores! Muito se fala da importancia do SEO para as empresas de esta bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, realmente isso é muito importante. Mais não podemos esquecer que não adianta nada em primeiro lugar no Google e não gerar conversões no seu site independente do que para você seja fator de conversão no exato momento.

De nada vale ter um blog onde você posta todo o seu conhecimento tudo o que levou anos para aprender sem quem você tenha algum objetivo ou meta para ser atingida. Onde queremos chegar com isso toda sua estratégia de SEO, links patrocinados, monetização ou qualquer que seja esta sujeita ao fracasso total se seu site não tiver uma boa usabilidade.

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>> O que você vai aprender com esse artigo:

  • Fatores de conversão para um site
  • A importancia da usabilidade para um site
  • Verificar se existe usabilidade no seu site
  • Principais critérios para melhorar a usabilidade de um site
  • Como melhorar a usabilidade do seu site.

Por que criar um site?

Cada um de nós temos objetivos, se você está lendo este artigo neste momento em busca de informações para implementar em seu site este é o seu objetivo neste momento. Você já parou para pensar por que criar um site?

Os principais fatores para se criar um site são a busca pela conversão por mais que você gire os seus objetivos serão praticamente os mesmos.

Os fatores de conversão são:
  • Tráfego
  • Lista de Emails
  • Venda de produtos online
  • Comentários
  • Redes sociais
  • Credibilidade

Cada qual com sua estratégia, mais como falei anteriormente, atrair seu visitante para o site não é tudo!

  • Exemplo número 1

Nós seres humanos nos deixamos levar muito pelas aparências apesar da famosa frase: “As aparências enganam” na internet não funciona bem assim…. Prefira usar sempre esta frase: “A primeira impressão é a que fica”.

Quando você era mais jovem e olhava para aquela garotinha que achava mais bonita que as outras, essa admiração para você era algo que lhe encantava prendia sua atenção, quando você descobria o nome daquela menina este nome ficava martelado em sua mente. Isso acontece também na internet!

Se seu site tem um design arrojado, organizado, bonito, seu visitante vai se encantar com ele. O nome do seu site vai ser lembrado facilmente por esse visitante. Rápidamente você conquista aquele usuário e dependendo da sua estratégia a conversão é imediata.

#Nota de estudo

>> Segundo estudos a chance do seu visitante não confiar no seu site por causa de design é de 94%.

Existe usabilidade no meu site?

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Resumidamente a usabilidade é quando facilmente o usuário encontra aquilo que o atraiu para seu site. Estou cansado de ver anúncios até interessantes mais quando entro na página não encontro nada daquilo que o anúncio mostrou, desisto e fecho a página.

O impacto da usabilidade nos mecanismos de busca é super importante, se seu visitante entrar em uma página do seu site e se sentir invadido por anúncios, propagandas provavelmente ele sairá na mesma hora.

> Veja seu site neste momento e avalie:
  • Suas páginas são claras e objetivas?
  • Seus menus de navegação são de facil acessibilidade?
  • Seu principal fator de conversão tem posição privilegiada na sua página sem agredir visualmente seu visitante?

Otimizando para usuários e não só para robôs

Os fatores onpage, trabalhar palavras chaves, servidores, velocidade de carregamento são critérios de grande importancia para otimização, mais não devemos esquecer que não influem diretamente para o usuário ou seja essa otimização é para os robôs do Google.

> Critérios importantes para usuários

Como o próprio Google ensina “concentre-se no usuário e tudo mais virá”, os principais critérios para otimização para usuários são:

  • Arquitetura da informação
  •  Layouts Limpos (clean)
  •  Opções de escolha limitadas e objetivas
  •  Caixa de busca de fácil visualização
> Observando como os grandes sites fazem

Sites objetivos e específicos ganham vantagens em relação a outros por exemplo o próprio Google!

Perceba que é muito fácil entender o Google acredito que qualquer ser humano saiba utilizar ou pesquisar no Google diferente de sites como Bing e Yahoo que além do mecanismo de pesquisa usam muitas informações naquele ambiente, deixando ele denso e confuso.

Perceba também que outros sites também estão utilizando a estratégia de caixa de busca em lugares privilegiados e por que?

  • Youtube
  • Facebook
  • Globo
  • E-commerces
  • TechTudo
  • Entre outros

– Saber o que o seu visitante deseja ao entrar em seu site é perfeito para estratégias! Saber o que as pessoas procuram em seu site e gerar este conteúdo ou produto. Não tem segredo é saber o que o cliente quer/ procura e produzir.

Opções de escolha limitadas e objetivas, como assim?

> Menus de Navegação

Menus muito preenchidos e com muitas informações muitas vezes não tem objetivo. Este é o grande motivo que as squeeze page tem grande potência em conversão.

Uma vez ouvi em um palestra que devemos tratar o usuário como ser preguiçoso. Eu particulamente não gostei da comparação, nós como profissionais devemos facilitar a vida do usuário, diminuir a quantidade de cliques para conversão. Não é todo mundo que tem tempo para passar 30 minutos para comprar um produto online.

As pessoas facilmente desviam a atenção na internet não faça o usuário perder tempo!

Então em seus menus de navegação dê prioridade aquilo de mais importante nesse caso o menos é mais.

> Side Bar

Lugar preferido por editores de adsenses sem dúvidas! Pois é o Side bar é muitas vezes desprezado para otimização e maior alvo de publicidade, anúncios de terceiros, anúncios adsenses entre outros.

Não é proibido fazer isso, mais se você quer agradar o seu usuário, de forma a ganhar a confiança dele, de modo a fazer com que ele compre um produto seu tenha bastante cautela nesta hora.

Grandes monetizadores do país usam afiliados entre outros meios de ganhar dinheiro online e nem por isso deixam de pensar no usuário. Os banners devem ser organizados de acordo com o layout da página e não simplesmente jogados.

#Dica: Seja sutil com anúncios muitos clientes vêem anúncios como spam por conta da má prática de outros profissionais, posicione-o em lugar estratégico porém não deixe seu “artigo carente”.

> Artigo carente é aquele que invade a tela do seu usuário praticamente implorando para que seja clicado.

> Layouts Limpos (Clean)

Nem sempre um layout clean é um layout de boa usabilidade mais todo layout de boa usabilidade é um layout clean.

O que se pode entender com isso, um layout de boa usabilidade é clean porém… objetivo, direto e útil.

> Arquitetura da informação

Este é um tema bastante extenso e prefiro construir um artigo focado apenas nele dificilmente um usuário ler toda uma página na web, geralmente eles fazem um scam e procuram aquilo que parece útil.

Por isso adiantando o artigo de Arquitetura da informação construa seu artigo sempre dando prioridade nas principais informações primeiro, seguindo uma hierarquia o que for mais importante e os demais.

Eu NÃO sigo sempre este padrão

Assim como o exemplo bíblico do milagre de transformar água em vinho e que os convidados da festa elogiaram o noivo por deixar o melhor vinho para o final e para eles isso foi um belo ato de grande admiração.

Também penso assim se alguns dos meus leitores gostam de ler meus conteúdos inteiros e não somente o inicio deles, sinto que devo oferecer algo a mais um prêmio para esses fieis leitores.

Então muitas vezes deixo o melhor para o fim. Claro que depende do conteúdo e da ocasião. Mais pense também nos fieis leitores do seu site e procure agradá-los de forma personalizada 🙂

Check list e Conclusões finais

  • Facilite a vida do usuário mostrando o caminho de forma objetiva
  • Diminua ao máximo a distância da conversão em cliques
  • Em seus menus de navegação coloque somente o necessário para que seu usuário não se perda e não saia do foco do site
  • Posicione seus anúncios em locais estratégicos mais, seja sutil com eles
  • Coloque em evidência seu principal fator de conversão mais mantenha o mesmo critério dos anúncios
  • Um layout clean nem sempre é um layout de boa usabilidade, mais um layout de boa usabilidade sempre é clean
  • A estratégia de usar o melhor do seu conteúdo em primeiro lugar no post é ótima, mais procure também beneficiar os fieis leitores do seu blog aqueles que leem todo o conteúdo, deixando as vezes o melhor para o final ou um tipo de prêmio personalizado. (indicações de livros dentro dos conteúdos, dicas extras e muito mais).

#DICA EXTRA

Gente a dica extra de hoje é bem simples procure observar como se comporta os sites lideres de seu seguimento e onde como estão posicionados seus menus e informações. Depois de observar procure aplicar  e melhorar o que for útil para seu site, mais não copie faça sempre melhor.

Se este artigo foi útil para você peço que compartilhe e comente também 🙂

Até a próxima!

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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

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