WhatsApp Marketing – 4,5 Dicas de Como usar o WhatsApp para Aumentar suas Vendas

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Olá tudo bem?

Nesse artigo resolvi falar um pouco sobre uma ferramenta pouco comentada mas que pode gerar muitos resultados em engajamento e vendas: O WhatsApp.

Isso mesmo! Enquanto muitos só pensam no Whatsapp para grupos da família, ou grupos de amigos, algumas empresas e empreendedores estão detonando quando se fala e gerar negócios através dessa ferramenta.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como gerar negócios através do Whats leia esse artigo até o final beleza? Esse é o famoso WhatsApp marketing que vem ganhando a atenção de grandes empresas que geram resultados online.

Porque usar o WhatsApp para negócios?

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Alguns números do WhatsApp assustam. A atenção e o engajamento que as pessoas dão nessa ferramenta é algo incrível.

  • + de 900 Milhões de usuários;
  • 33% das pessoas checam quando recebem notificação no Whats (alguns é 100% né….);
  • 72% dos usuários checam o App TODOS OS DIAS;
  • A maioria dos usuários mantém o aplicativo no alcance direto 24h por dia;

Esses números chegam a assustar certo?

Porém muito do público não gosta de receber ofertas, nem ficar recebendo notificações de vendas no WhatsApp.

Se você fizer apenas isso é provável que sua mensagem seja ignorada no médio longo prazo.

Assim como no inbound marketing eu acredito que você precisa nutrir as pessoas que lhe acompanham no Whats agora vou falar algumas dicas que você pode implementar no seu negócio.

DICA #1 – Só envie mensagens para quem lhe der permissão

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Você já sabe que não é efetivo sair mandando mensagens em nenhuma mídia desde que não tenha a permissão do público certo?

Como diz a lenda do marketing Seth Godin no livro Marketing de Permissão:

“O Marketing de Permissão é o privilégio (e não o direito) de entregar mensagens por antecipação, pessoais e relevantes, às pessoas que de fato as querem receber. Este método reconhece o novo poder dos clientes para ignorarem o marketing. Compreende que tratar as pessoas com respeito é a melhor forma de ganhar a sua atenção”.

4 Benefícios de ter a Permissão (Privilégio) de usar comunicação direta com WhatsApp com seu prospect

1 – Baixo Custo

Quanto custa pra você como empresário ter um celular para entrar em contato enviar mensagens, enviar arquivos e comunicação através do WhatsApp?

Praticamente ZERO. Porém lembre-se você precisa conquistar a permissão dessa pessoa para entrar em contato. Isso também é muito simples, desde que você deixe claro no momento do cadastro dos dados.

2 – Alta Taxa de Conversão

Pense um pouco. Você conversa diretamente com o seu cliente, você pode tirar todas as dúvidas que ele tem em alguns cliques. Você pode matar as objeções relacionadas ao seu produto.

Tudo isso usando um aplicativo gratuito, que praticamente já faz parte do dia a dia do seu prospect. É simples e intuitivo.

3 – Personalização

Assim como no e-mail marketing, você consegue aqui uma personalização na comunicação com o seu prospect. Seja através de mensagens diretas, listas de transmissões ou através de um grupo.

Independente de como você faça isso, essa mensagem é transmitida de maneira clara e adequada para quem escolheu receber.

4 – Familiaridade, relacionamento de longo prazo com seu cliente

Outro benefício é gerar uma proximidade de longo prazo com seu cliente. Como disse antes, essa ferramenta te ajuda a fazer parte do dia a dia dele. Porém você precisa enviar os conteúdos certos. Conteúdos!? Sim, ou você pensa que só enviar ofertas vai gerar um relacionamento de longo prazo?

DICA#2 – Utilize o WhatsApp juntamente com um time de atendimento rápido ao cliente

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Sabe um S.A.C que demora muito tempo para ser implementado nas empresas, que tem custo alto e que mesmo assim sofre reclamação dos clientes? Pois é…

Você pode usar o WhatsApp para ajudar nesse setor do seu negócio.

Esse é um setor delicado, geralmente as pessoas que entram em contato estão insatisfeita com alguma coisa. Afinal ninguém vai no SAC só pra desejar um “boa tarde”.

Coloque pessoas que possam representar bem sua marca, desenvolva essas pessoas, não exponha sua marca nas mãos de maus profissionais nesse sentido, ok?

DICA#3 – Crie grupos específicos sobre assuntos de interesse

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Outra função interessante do WhatsApp são os grupos. Muitas empresas ainda não utilizam essa função da maneira certo. Nesse caso você pode criar grupos segmentados por assuntos.

Lógico que como enviei antes você não deve enviar somente ofertas para esses grupos. É sempre necessário pondera os conteúdos e a ofertas é isso que vai fazer com que o seu público continue sempre gostando do seu material.

DICA #4 – Crie Lista de Transmissão Clientes VIP e Grupo de Promoção

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Sabe aquelas pessoas que gostam de promoções? Que estão sempre dispostas a comprar basta receber uma oferta? Você precisa ter uma mensagem específica para elas.

O  WhatsApp possui uma função muito bacana que é a lista de transmissão. Basicamente é muito semelhante aos grupos. Porém existe uma particularidade. As pessoas recebem mensagens como se fosse 1 a 1.

Isso mesmo bem parecido com e-mail marketing.

Como criar uma lista de transmissão compradora e fiel

Venda a participação na lista de transmissão.

Se o seu negócio é de venda B2C ou seja empresa e consumidor após o seu consumidor realizar a primeira compra de um produto ofereça a oportunidade de participar de uma lista VIP de promoções e cobre um pequeno valor por isso como R$ 7,00.

Quando a pessoa aceita pagar e aceita entrar em um grupo de promoções vip o que ela esta dizendo pra você?

Ela quer comprar novamente, aquilo é importante para ela.

Nesse caso esse consumidor é muito quente e vale a pena você trata-lo com mais efetividade.

DICA #4,5 – Utilize o WhatsApp para campanha de vendas ativa ou recuperação de vendas

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Se você tem uma base segmentada no WhatsApp você pode aproveitar isso para fazer campanhas de vendas ativas juntamente com ações em outras redes.

Isso é muito bacana por exemplo com campanhas transmídia. Usando Instagram, Facebook, Lista de e-mail e WhatsApp.

Independente da mídia utilizada uma ação de vendas direta como promoções, ações sazonais como dia das mães, páscoa natal, cupons de desconto com escassez de tempo entre outras são opções que você deve ter no seu repertório.

Outro detalhe é a recuperação de vendas principalmente para produtos digitais. Reforçar pagamentos de boletos bancários e fazer cobranças de maneira inteligente.

Conclusão WhatsApp Marketing Funciona?

O WhatsApp assim como outras ferramentas e aplicativos pode ser fundamental para o dia a dia de uma empresa. Um dos fatores que comprovam isso, como já falei no texto, que o Whats faz parte do dia a dia do consumidor e se você conseguir usar isso de uma maneira inteligente e estratégica sua marca pode também fazer parte.

Nada de ficar mandando mensagens chatas, ou conteúdos que não são relevantes. Tenha muita atenção nisso ok?

Se você gostou das dicas desse conteúdo deixe seu comentário.

Daí agora quero te fazer uma pergunta, você acredita que o potencial de vendas do WhatsApp tende a crescer ou diminuir nos próximos anos, porque?

WhatsApp Marketing – 4,5 Dicas de Como usar o WhatsApp para Aumentar suas Vendas
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About The Author

Rodrigo Nogueira

Fundador do site RodrigoSEO, Rodrigo Nogueira ajuda grandes empresas e empreendedores de sucesso a escalarem o seu faturamento e liquidez através da Internet . Citado pelos organizadores do Search Masters Brasil como "O Gênio do Search Marketing" e também citado pelos organizadores do Let's Elevate como "a metralhadora de conteúdo de qualidade" e pelo Portal Administradores como um dos maiores especialistas em atração e prospecção de clientes através da internet do Brasil.

Comentários

2 Comments

  • Daniel Lima

    Reply Reply 18 de abril de 2016

    Legal Rodrigo! Você conhece alguma app ou sistema web para ajudar na utilização do WhatsApp? Ou só ele direto?

    Abs

    • Rodrigo Nogueira

      Reply Reply 19 de abril de 2016

      Show Daniel! Ainda não funciona nenhuma ferramenta externa. Até então tudo dentro do Whats mesmo.

      Abss

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